SóProvas


ID
1626865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Em relação ao fenômeno da mudança climática e a seu tratamento no marco das Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, julgue (C ou E) o item subsequente.

A XVIII Conferência das Partes prorrogou o Protocolo de Quioto até 2030, embora sem o apoio de Japão, Rússia, Canadá e Nova Zelândia, além dos EUA, que nunca ratificaram o protocolo.

Alternativas
Comentários
  • O Protocolo de Quioto foi prorrogado até 2020 e garantirá um corte de 18% dos gases de efeito estufa sobre os níveis de 1990. Muito pouco comparado às metas de 25% e 40% que os cientistas afirmam ser importante para conter o aquecimento global.

  •  somente os EUA não ratificaram o Protocolo. No entanto, continuam tendo responsabilidades e obrigações definidas pela Convenção.

    A primeira etapa do Protocolo ocorreu entre 2008 e 2012, ano em que os países decidiram estendê-lo até 2020. Depois disso, deverá começar a valer um novo compromisso de corte de emissões.


    Fonte: http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/protocolo-de-quioto


  • http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/12/conferencia-do-clima-da-onu-prorroga-protocolo-de-kyoto-ate-2020.html

    "Japão, Rússia, Canadá e Nova Zelândia se recusaram a assiná-lo porque queriam que países emergentes como a Índia, a China e o Brasil também tivessem metas a cumprir, o que não é previsto pelo documento. Os Estados Unidos nunca ratificaram o Protocolo de Kyoto."

  • Gabarito: ERRADO

    "Na 18 Conferência das Partes, realizada em Doha, no Catar, representantes de 195 países decidiram renovar o protocolo de Quioto até 2020, extensão limitada em escopo a somente 15% das emissões dos gases do efeito estufa, uma vez que  países-chave decidiram não se comprometer para além do primeiro período, que vigorou entre 2007 e 2012. Além dos EUA, que nunca ratificaram o protocolo, e o Canadá, que abandonou o protocolo em dezembro de 2011, Japão, Rússia, Belarus e Nova Zelândia também não renovaram seus compromissos no marco de Quioto. A decisão preocupou especialistas, pois Japão, Rússia e Canadá são, juntos, são responsáveis por 29,2% das emissões globais de gases do efeito estufa." 

     

    Livro: 1.600 Questões Comentadas