SóProvas


ID
162691
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Se o Banco Central do Brasil pretende aumentar os meios de pagamento com o objetivo de diminuir a taxa de juros e estimular a atividade econômica, um dos instrumentos de política monetária que pode ser utilizado é

Alternativas
Comentários
  • Modelo IS LM

    Para fazer o que o enunciado pede a curva LM tem que ser deslocada para a direita, assim:

    a)errada, posi desloca LM para a esquerda

    b)Não sei justificar....deixa para outra pessoa

    c)certa. pois isso desloca a curva de LM para a direita

    d)Há a troca de ouro MONETÁRIO e MOEDA, ou seja, LM não sai do lugar

    e)LM vai para a esquerda
  • Saindo do conceito de IS/LM.. o que o Bacen quer? Quer Aumentar M1 (meios de pagamento), diminuir os juros cobrados pelos bancos e com isto aumentar o PIB.

    a) Aumento do redesconto faz os juros crescerem.

    b) Diminuir a taxa de câmbio significaria sacrificar os produtores nacionais, logo o PIB não cresceria.

    c) CORRETO. Pois quanto menos caro custar o dinheiro para o banco menos caro vai custar o dinheiro para o público, que tomará mais empréstimos, terá mais M1 e com isso aumentará o PIB.

    d) Ouro Monetário?

    e) Vender títulos a dívida só vai retirar grana do mercado (M1).


    Bons estudos, pissual.
  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.