SóProvas


ID
1627132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As circunstâncias históricas europeias de princípios do século XIX foram responsáveis pela transferência da sede do Estado português para a colônia brasileira. Essa decisão, tomada para preservar o trono lusitano em mãos da família Bragança em face da invasão francesa, foi decisiva para deflagrar o processo que culminaria na Independência do Brasil. A esse respeito, julgue (C ou E) o item subsequente.

A vitória da Revolução Constitucionalista do Porto, em 1820, teve o efeito de adiar a Independência do Brasil: por ser liberal, além de eliminar os resquícios de absolutismo em Portugal, ela ampliou consideravelmente a autonomia da colônia, atendendo aos interesses dos potentados rurais e dos comerciantes urbanos.

Alternativas
Comentários
  • Do contrário, a Revolução Lieral do Porto tentou retornar o Brasil a seu Status quo ante, mais severidade na vigencia do pacto colonial, mas nao conseguiram vez que o efeito foi emancipacionista, em que o Brasil e seu principe imperial se uniram no afã emancpacionista.

  • A Revolução Constitucionalista do Porto, em 1820, NÃO ampliou a autonomia da colônia.

  • A Revolução Liberal do Porto de 1820 (a revolução dos portugueses abandonados) pedia:

    - retorno da família real

    - estabelecimento de uma constituição (monarquia constitucional)

    - volta do exclusivo colonial com o Brasil (por causa dos produtos ingleses, Portugal havia diminuído em 90% suas rendas de exportações)

    A Revolução trouxe como resultado o retorno da família Bragança, exceto Dom Pedro, que ficou a cargo do Brasil, o que acelerou o processo de Independência.


  • "A Revolução Liberal do Porto de 1820 (a revolução dos portugueses abandonados) pedia:

    - retorno da família real

    - estabelecimento de uma constituição (monarquia constitucional)

    - volta do exclusivo colonial com o Brasil (por causa dos produtos ingleses, Portugal havia diminuído em 90% suas rendas de exportações)

    A Revolução trouxe como resultado o retorno da família Bragança, exceto Dom Pedro, que ficou a cargo do Brasil, o que acelerou o processo de Independência."

  • pelo contrário, queriam rebaixar o status de Reino unido para Colonia de exploração.

  • A revolução do Porto foi o que gerou o desejo de emancipação do povo Brasileiro que aquela altura era a capital do império portugues.

  • Lembrei que a revolução dos portos, a sua abertura, foi motivo para adiantar a independencia do Brasil, foi um dos motivos de separação de D. Pedro e sua familia real, já que o mesmo necessitava se manter no Brasil...

  • Uma das consequencias da revolução do porto foi justamente a Independência do Brasil.

     

    "a Corte Portuguesa voltava do Brasil, deixando D. Pedro de Alcântara como regente do Brasil, que, com o aumento da pressão para ser recolonizado, proclama sua independência em 1822." e 

     

    "Diante do progressivo aumento da pressão das Cortes para a recolonização do Brasil, este proclamou a sua independência em 7 de setembro de 1822."

     

    Assim, a questão está errada ao afirmar que a Revolução do Porto "teve o efeito de adiar a Independência do Brasil:'

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-do-porto/

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_liberal_do_Porto#Consequ.C3.AAncias

  • Item ERRADO

    A Revolução Constitucionalista do Porto, de 1820, acabou por acelerar o processo de Independência do Brasil. É verdade que era uma Revolução considerada liberal e que pôs fim ao absolutismo em Portugal, dando origem a uma Monarquia Constitucional que vigorou até 1910. Porém, ela se propôs, ao contrário do que diz o item, a resgatar a dependência do Brasil a Portugal, o que não foi possível de todo devido a diversos fatores que culminaram na Independência.

    Vale citar alguns trechos da obra de Boris Fausto, esclarecedores deste contexto:

    "Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar um momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política, causada pela ausência do rei e dos órgãos de governo; crise econômica, resultante em parte da liberdade de comércio de que se beneficiava o Brasil; crise militar, consequência da presença de oficiais ingleses nos altos postos do Exército e da preterição de oficiais portugueses nas promoções. (...)."

    "A revolução portuguesa de 1820 tinha aspectos contraditórios para os brasileiros. Podia ser definida como liberal, por considerar a monarquia absoluta um regime ultrapassado e opressivo e por tratar de dar vida a órgãos de representação da sociedade, como é o caso das Cortes. Ao mesmo tempo, ao promover os interesses da burguesia lusa e tentar limitar a influência inglesa, pretendia fazer com que o Brasil voltasse a se subordinar inteiramente a Portugal."

    Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015. p. 112

     

  • Liberal?

  • GABARITO= ERRADO

    BRASIL FOI ELEVADO A COLONIA, MAS QUEM MANDAVA ERA PORTUGAL.

  • O constitucionalismo português: em agosto de 1820 irrompeu em Portugal uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas. Os revolucionários procuravam enfrentar um momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise política, causada pela ausência do rei e dos órgãos de governo; crise econômica, resultante em parte da liberdade de comércio de que se beneficiava o Brasil; crise militar, consequência da presença de oficiais ingleses nos altos postos do Exército e da preterição de oficiais portugueses nas promoções. Basta lembrar que, na ausência de D. João, Portugal foi governado por um conselho de regência presidido pelo marechal inglês Beresford. Depois da guerra, Beresford se tornou o comandante do Exército português. A revolução portuguesa de 1820 tinha aspectos contraditórios para os brasileiros. Podia ser definida como liberal, por considerar a monarquia absoluta um regime ultrapassado e opressivo e por tratar de dar a vida a órgãos de representação da sociedade, como é o caso das Cortes. Ao mesmo tempo, ao promover os interesses da burguesia lusa, e tentar limitar a influência inglesa, pretendia fazer com que o Brasil voltasse a se subordinar inteiramente a Portugal. No fim de 1820, os revolucionários estabeleceram em Portugal uma junta provisória para governar em nome do rei e exigiram sua volta à Metrópole. Decidiram convocar as Cortes, a serem eleitas em todo o mundo português, com o propósito de redigir e aprovar uma Constituição.  (BORIS FAUSTO, p. 112)

  • A própria questão se contradiz

  • A Revolução do Porto de 1820 foi liberal para Portugal e conservadora para o Brasil.

  • ERRADO:

    Revolução do Porto (1820), ocorrida na cidade do Porto, segunda maior cidade portuguesa, se caracterizou por intensas disputas políticas envolvendo interesses divergentes entre Portugal e Brasil. Pode-se dizer que sua gênese esteve na chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, em 1808, pois tal fenômeno concorreu, em certo sentido, para uma inversão e mesmo certa equiparação da lógica administrativa entre Metrópole (Lisboa) e suas colônias na África (Algarves) e América (Brasil).

    Críticos da época afirmavam que a instalação da administração do império português na cidade do Rio de Janeiro teria sido prejudicial à Portugal. De fato, a transferência da máquina administrativa burocrática de Portugal para o Brasil iniciou um fenômeno administrativo no qual a própria metrópole passou a ser conduzida a partir de sua colônia. Somaram-se uma série de outras decisões tomadas pelo então Príncipe-Regente Dom João VI que concorreram para a exaltação dos ânimos de grandes parcelas das sociedades portuguesa e brasileira.

  • Beleza kkkkkkkk

    A galera já tava falando era em "Recolonizar" o Brasil...

    Gab: errado

    PMAL 2021