-
Que esses movimentos tenentistas abriram caminho para o movimento de 1930 isso está correto,
mas o tenentismo não possuía ideologia em si e muito menos com o Comunismo....o que a questão quiz argumentar falando isso deve ter sido o fato de que seu maior representante Luis Carlos Prestes que foi do movimento tenentistas passou a ser comunista em meados de 1929 quando o tenentismo aqui no Brasil integrou a Aliança Liberal.
-
o tenentismo
Influenciado pelos anseios políticos das populações urbanas, os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais.
http://brasilescola.uol.com.br/historiab/tenentismo.htm
-
Não houve identidade ideológica. Os tenentes enquadraram-se em vários setores sociais, inclusive comunistas, como Luis Carlos Prestes. Mas não dá pra entender como identidade ideológica.
-
O movimento tenentista não era de ideologia comunista. Eles buscavam acabar com o poder oligárquico, o voto secreto, justiça eleitoral e educação pública de qualidade. Luís Carlos Prestes se envolveu com o comunismo depois de ter ido para o exílio, ou seja, depois do movimento tenentista.
-
Juarez Távora, que participou do tenentismo, por exemplo, ficou conhecido como "vice-rei" do Norte de Vargas. Havia membros à direita e à esquerda.
-
ERRADA
-
kkk dizer ideologia e sacanagem
-
Luis Carlos Prestes, referência para o movimento, só se tornou comunista posteriormente (talvez a questão quisesse criar uma armadilha aqui). O movimento em si não tinha essa ideologia, mas diz-se que eram os herdeiros do "salvacionismo", o combate ao status quo do governo oligárquico, apesar de historiadores afirmarem que a agenda do grupo não era muito clara.
-
errado!!!
ser caveira...
-
Errado.
Influenciados pelos anseios políticos das populações urbanas, os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais. Entre outros pontos, reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições.
fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historiab/tenentismo.htm
-
Tenentismo e comunismo? ah, vá
-
Em 1929, parte do Tenentismo viria a participar da Aliança Liberal, com a marcante exceção de Luís Carlos Prestes, que aderira ao comunismo em maio de 1930. A Aliança Liberal era formada pelos presidentes de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. Dentre outras bandeiras, o grupo defendia:
• A justiça trabalhista;
• O voto secreto; e
• O voto feminino.
Em 1937, o tenentismo continuou presente na vida pública nacional, mas com uma divisão: uma minoria acompanhou Luís Carlos Prestes e outra parte rompeu com o presidente Getúlio Vargas e passou para a oposição; como Juracy Magalhães, Juarez Távora e Eduardo Gomes, que se distanciaram do poder. Alguns deles, como Newton de Andrade Cavalcanti e Ernesto Geisel, participaram da deposição de Getúlio Vargas em 1945 e ajudaram a instalar um novo regime no país. Em 1937, porém, alguns ainda se mantiveram fiéis a Getúlio Vargas
Apenas a minoria que seguiu Carlos Prestes era ideologicamente alinhada ao comunismo.
Resposta: Errado
-
VARGAS ERA FACISTA ANTI-COMUNISTA.
-
Os tenentistas não eram 100% comunistas, pois uma parte defendiam um projeto de um pais liberalista!
-
Errado
O movimento tenentista não conseguiu produzir resultados imediatos na estrutura política . Mas conseguiu manter viva a revolta contra o poder da oligarquias ,
-
TENENTISTA
tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército.
O que defendiam: Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção.
*eram contra as oligarquias.
O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças:
-Queriam a centralização do poder (governo forte e centralizado).
-tinham uma politica nacionalista .
- Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis);
- Reforma no sistema educacional público do país;
- Mudança no sistema de voto aberto para secreto.
Apesar de ser contra as oligarquias eles participaram da aliança liberal na revolução de 30 junto com a oligarquia mineira.
-Tentaram pelas armas derrubar as estruturas políticas em vigor.
-Revolta dos 18 do Forte de Copacabana (1922), a Revolta dos Paulistas (1924) e a Coluna Prestes (1924-27).- a coluna prestes Não tinha o apoio popular.
*a coluna prestes foi o maior movimento dos tenentistas no brasil, marcharam por mais de 2 anos desafiando o poder presidencial. - não teve apoio popular.
-
Havia sim comunistas no movimento tenentista, a exemplo (Carlos Prestes); assim como havia conversadores/liberais. O que não havia era uma homogeneidade ideológica.