SóProvas


ID
1627162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Primeira República (1889-1930) constituiu, nas consagradas expressões da historiografia, a “República que não foi" e o autêntico “teatro das oligarquias". Fruto de um golpe de Estado conduzido por militares, em pouco tempo, viu chegarem ao poder os representantes dos grupos proprietários rurais, em um contexto no qual, repetindo a realidade colonial e monárquica pós-Independência, a terra continuou a ser o polo irradiador do poder. Relativamente a esse período da história brasileira, julgue (C ou E) o item que se segue.

O esplendor de cidades como Manaus e Belém, de que seriam exemplos exponenciais os teatros Amazonas e da Paz, explica-se pela riqueza gerada pela borracha, cujo ciclo de expansão estendeu-se até meados do século XX, quando esse produto conquistou o mercado mundial e desbancou a importância econômica do café na Primeira República.


Alternativas
Comentários
  • O erro mais grosseira está no fato de que a Borracha não superou, durante a República Velha, o café. Este, continuou sendo, por anos, o produto primeiro das exportações brasileiras.

  • O esplendor de cidades como Manaus e Belém, de que seriam exemplos exponenciais os teatros Amazonas e da Paz, explica-se pela riqueza gerada pela borracha,(CORRETO ) cujo ciclo de expansão estendeu-se até meados do século XX, quando esse produto conquistou o mercado mundial e desbancou a importância econômica do café na Primeira República. ( ERRADO)

    O ciclo de expansão da borracha se deu da segunda metade do século XIX ( II Império ) até a I GM, ou seja, inicio do século XX.
  • Nem em seu auge (no comecinho do século XX) a borracha ultrapassou o café, que dirá em sua decadência como produto de exportação, após a 1ª GM, como o colega disse.

  • Registre-se que a questão contém duas afirmativas falsas: a borracha nunca ocupou o primeiro lugar nas exportações brasileiras e seu surto não chegou até os meados do século XX, pois sua crise é datada já em 1910.



    "Em toda a época de seu apogeu, a borracha ocupou folgadamente o segundo lugar entre os produtos brasileiros de exportação, alcançando o ponto máximo entre 1898 e 1910".



    Boris Fausto - História do Brasil

  • ERRADA

  • Houve a produção da borracha, mas não desbancou a importância econômica do café na Primeira República.

  • Errada. a borrcha só foi mais uma opção que ajudou a economia naquela época a curto prazo.

  • O café continuou sendo sendo o Principal produto na época,  o ciclo da borracha que enriqueceram - Manaus e Belém - foram responsável pela incorporação do Estado do Acre, e cresceu em 1890 por conta do  automóvel,  e despencou bruptamente em 1912, por conta da " biopirataria " dos ingleses na Malásia,  resolveram "piratiar " pegaram e criaram, plantaram lá, na parte em que o solo era parecido com o daqui e fizeram uma plantation e desbancando nosso ciclo da borracha. 

  • Só um ponto a mais: apesar de não ter desbancado o café, desbancou a cana, ocupando o segundo principal produto de exportação brasileiro no seu auge!

  • O ciclo da borracha entra em colapso, em 1920, por causa da produção a um custo muito inferior de alguns países da europa e ásia. 

  • VIVA O TEATRO AMAZONAS, VIVA O LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, VIVA O BAR DO ARMANDO!

  • O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial(1939-1945). Fonte : https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_borracha
  • Desbancar a produção de café? Tá difícil em...

  • Desbancar a produção de café?

    Nunca na vida deles

    Umas vez Café sempre Café

    #PMAL 2021