-
O erro mais grosseira está no fato de que a Borracha não superou, durante a República Velha, o café. Este, continuou sendo, por anos, o produto primeiro das exportações brasileiras.
-
O esplendor de cidades como Manaus e Belém, de que seriam exemplos exponenciais os teatros Amazonas e da Paz, explica-se pela riqueza gerada pela borracha,(CORRETO ) cujo ciclo de expansão estendeu-se até meados do século XX, quando esse produto conquistou o mercado mundial e desbancou a importância econômica do café na Primeira República. ( ERRADO)
O ciclo de expansão da borracha se deu da segunda metade do século XIX ( II Império ) até a I GM, ou seja, inicio do século XX.
-
Nem em seu auge (no comecinho do século XX) a borracha ultrapassou o café, que dirá em sua decadência como produto de exportação, após a 1ª GM, como o colega disse.
-
Registre-se que a questão contém duas afirmativas falsas: a borracha nunca ocupou o primeiro lugar nas exportações brasileiras e seu surto não chegou até os meados do século XX, pois sua crise é datada já em 1910.
"Em toda a época de seu apogeu, a borracha ocupou folgadamente o segundo lugar entre os produtos brasileiros de exportação, alcançando o ponto máximo entre 1898 e 1910".
Boris Fausto - História do Brasil
-
ERRADA
-
Houve a produção da borracha, mas não desbancou a importância econômica do café na Primeira República.
-
Errada. a borrcha só foi mais uma opção que ajudou a economia naquela época a curto prazo.
-
O café continuou sendo sendo o Principal produto na época, o ciclo da borracha que enriqueceram - Manaus e Belém - foram responsável pela incorporação do Estado do Acre, e cresceu em 1890 por conta do automóvel, e despencou bruptamente em 1912, por conta da " biopirataria " dos ingleses na Malásia, resolveram "piratiar " pegaram e criaram, plantaram lá, na parte em que o solo era parecido com o daqui e fizeram uma plantation e desbancando nosso ciclo da borracha.
-
Só um ponto a mais: apesar de não ter desbancado o café, desbancou a cana, ocupando o segundo principal produto de exportação brasileiro no seu auge!
-
O ciclo da borracha entra em colapso, em 1920, por causa da produção a um custo muito inferior de alguns países da europa e ásia.
-
VIVA O TEATRO AMAZONAS, VIVA O LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, VIVA O BAR DO ARMANDO!
-
O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial(1939-1945).
Fonte : https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_borracha
-
Desbancar a produção de café? Tá difícil em...
-
Desbancar a produção de café?
Nunca na vida deles
Umas vez Café sempre Café
#PMAL 2021