SóProvas


ID
1627189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1967 e 1974, a ditadura consolidou um modelo de modernização conservadora e ditatorial, impulsionada pelo Estado. Houve, em grande medida, uma retomada da tradição nacional-estatista e da noção da importância-chave do Estado como promotor e regulador da economia, da política e da cultura.

Daniel Aarão Reis. In: História do Brasil Nação. Rio de Janeiro Objetiva/MAPFRE, 2014, v. 5 (1964-2010), p. 23-4 (com adaptações).

Considerando o trecho de texto acima e o período histórico nele referido, julgue (C ou E) o item a seguir.

A política econômica do governo de Médici, baseada na firme condução pelo Estado, provocou um ciclo de grande crescimento econômico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    O governo Médici foi marcado por um grande crescimento da economia brasileira, conhecido como "milagre econômico". Entre 1969 e 1973, a economia brasileira registrou taxas de crescimento que variavam entre 7% e 13% ao ano. O setor industrial se expandia e as exportações agrícolas aumentaram significativamente, gerando milhões de novos postos de trabalho. A oferta de emprego aumentou de tal modo que os setores industriais mais dinâmicos concorriam na contratação de trabalhadores assalariados.  


    A fim de sustentar e ampliar o desenvolvimento e crescimento da economia, o governo investiu grandes somas de recursos financeiros em infraestrutura (construção de grandes estradas, pontes, hidrelétricas, etc.). A maior parte desses recursos financeiros era de empréstimos estrangeiros.


    O "milagre econômico" teve um custo social e econômico altíssimo para o país. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e a pobreza aumentaram neste período.


    Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-medici-1969-1974-milagre-economico-e-a-tortura-oficial.htm


  • CASTELO BRANCO >>>>>>COSTA E SILVA<<<<<<<<>>>>>>>>>>MÉDICI<<<<<<<<<GEISEL>>>>>>>>>FIGUEIREDO

  • MILAGRE ECONÔMICO(AGROEXPORTAÇÃO)

  • Gab: Correto

     

    O Brasil vivenciou um período conhecido como "milagre econômico", às custas de emprestimos estrangeiros. O período também foi conhecido como "anos de chumbo", dada a rigidez estatal.

    Com a alta internacional dos juros, em 1979, houve o aumento da dívida do país. Isso tornou o Brasil mais dependente ainda dos empréstimos do exterior, levando à nova crise econômica.

  • Entre os governos do Marechal Artur da Costa e Silva (de março/1967 até agosto/1969) e do General Emílio Garrastazu Médici (de outubro/1969 até março/1974), vivenciou-se o chamado "Milagre Econômico" (1968-1973). Nesse período, a economia brasileira, comandada pelo Ministro da Fazenda Antônio Delfim Netto (de 17/março/1967 até 15/março/1974), destacou-se pelos seguintes pontos;

    a) crescimento econômico a uma taxa média de 11% a.a.;

    b) baixa inflação;

    c) contas externas equilibradas.

    Na virada dos anos 1960 para os anos 1970, o Brasil era o país com o maior crescimento econômico do mundo, situação comparável com o que aconteceu com a China no início do século XXI. Durante o século XX, os dois países que mais cresceram no mundo foram Brasil e Japão.

  • Neste período o Brasil alcançou um ritmo de crescimento econômico excepcional que ficou conhecido como o “Milagre Econômico”.

    Gabarito: Certo

  • o milagre econômico

  • CERTO:

    O "milagre econômico"

    governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país. Entre 1969 e 1973, a economia brasileira registrou taxas de crescimento que variavam entre 7% e 13% ao ano.

  • Milagre Economico-> Incialmente deu certo (Aumento do PIB), mas fracassou posteriormente (Aumento da divida publica e aumento da concentração da riqueza)