SóProvas


ID
1627195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

   Entre 1967 e 1974, a ditadura consolidou um modelo de modernização conservadora e ditatorial, impulsionada pelo Estado. Houve, em grande medida, uma retomada da tradição nacional-estatista e da noção da importância-chave do Estado como promotor e regulador da economia, da política e da cultura.

Daniel Aarão Reis. In: História do Brasil Nação. Rio de Janeiro Objetiva/MAPFRE, 2014, v. 5 (1964-2010), p. 23-4 (com adaptações).

Considerando o trecho de texto acima e o período histórico nele referido, julgue (C ou E) o item a seguir.

Nesse período, o Brasil teve posturas de subordinação aos interesses comerciais dos países industrializados, apoiando as posições desses países nos fóruns internacionais em que se discutia o comércio internacional.


Alternativas
Comentários
  • É possível considerar a questão como errada tendo em mente que o período mencionado se refere aos governos militares posteriores ao de Castelo Branco, ou seja, àqueles que retomaram alguns princípios da PEI (Política Externa Independente), como a adoção do universalismo e a autonomia nos fóruns internacionais - contradizendo a afirmativa. 

    A PEI surgiu no governo de Jânio Quadros e prossegue, em grande medida, até os dias atuais, tendo sido abandonada temporariamente apenas no governo do primeiro presidente do Regime Militar (1964-1967) reconhecido como o "passo fora da cadência". 

    Contudo, buscando maior precisão na análise do exercício, vemos que a afirmativa parece ter sido elaborada em exata oposição ao que é afirmado na obra mencionada - História do Brasil Nação, de Daniel Aarão Reis - conforme podemos perceber no trecho abaixo:

    "Os dois governos militares subsequentes, do marechal Costa e Silva (1967-1969) e do general Emílio Médici (1969-1974), tiveram que lidar com as crescentes exigências comerciais de balanço de pagamentos e de mercados do país, mitigando o fervor ideológico dos primeiros anos do regime militar. Assim, logo no início do governo Costa e Silva (...) e já sob a influência do embaixador Azeredo da Silveira, o país buscou uma posição de enfrentamento com os países industrializados, exigindo melhores condições de trocas internacionais." (v. 5, p. 144)

     

  • Gab: Errada

     

    Uma das expressões da política externa durante o período foi a Política Externa Independente. O Brasil buscava posicionar-se de forma independente das polarizações políticas e ideológicas externas, negociando com todos os setores.

  • Errado

     

    Mesmo em Castelo Branco, fortemente marcado pela ideologia bipolar da guerra fria, o Brasil divergia das posições dos países industrializados em questões de comércio internacional, como evidenciado nas conferências da UNCTAD e GATT.

     

    "Em 1964, as delegações brasileiras junto à UNCTAD e ao GATT defenderam a doutrina da “segurança econômica coletiva“, que atribuía à comunidade internacional a responsabilidade pelo desenvolvimento dos povos atrasados, a ser impulsionado pela reforma do comércio internacional."