SóProvas


ID
1627198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1967 e 1974, a ditadura consolidou um modelo de modernização conservadora e ditatorial, impulsionada pelo Estado. Houve, em grande medida, uma retomada da tradição nacional-estatista e da noção da importância-chave do Estado como promotor e regulador da economia, da política e da cultura.

Daniel Aarão Reis. In: História do Brasil Nação. Rio de Janeiro Objetiva/MAPFRE, 2014, v. 5 (1964-2010), p. 23-4 (com adaptações).

Considerando o trecho de texto acima e o período histórico nele referido, julgue (C ou E) o item a seguir.

Houve a estatização da indústria cinematográfica, com a criação da empresa estatal EMBRAFILME, que tinha o monopólio da produção e distribuição de filmes no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


    A partir do momento em que começa a atuar na distribuição, a participação da produção da Embrafilme passa a ocupar um lugar de destaque no comércio de filmes brasileiros, sem grande variação na quantidade produzida. Tais dados confirmam as vantagens da verticalização promovida pela empresa e o crescimento da distribuidora como um todo. Esses resultados econômicos guindaram a Embrafilme a manter, a partir de 1974, um monopólio virtual sobre a produção e a distribuição da renda do filme brasileiro em território nacional. Esse aparente monopólio foi responsável por inúmeras críticas de tradicionais distribuidoras que se afastaram da atividade e cujos acervos foram incorporados ao da Embrafilme. 


    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/cadernos/lightbox/lightbox/pdfs/Embrafilme.pdf


    Obs.: Cespe malvada. O monopólio era somente de filmes produzidos no Brasil, não de todos os filmes. 

  • Era só lembrar da Mapa e dos filmes do Glauber Rocha. A questão era bem difícil mesmo.  Mas com esse truque, acho que ninguém vai errar novamente. 

     

  • Felipe, lembrei disso: uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Grande Glauber. 

  • Que questão infecunda.

  • Nossa. E eu esqueci das pornochanchadas produzidas na Rua do Triunfo. 

  • Questão fácil, me surpreendi com o alto número de erros.

  • Complementando o colega Anderson, conforme o trecho: "(...) Esses resultados econômicos guindaram a Embrafilme a manter, a partir de 1974, um monopólio virtual sobre a produção e a distribuição da renda do filme brasileiro em território nacional. Esse aparente monopólio foi responsável por inúmeras críticas de tradicionais distribuidoras que se afastaram da atividade e cujos acervos foram incorporados ao da Embrafilme".

     

    O monopólio era virtual e não de fato, o que também invalida a questão. Questão não era fácil, e apenas o conhecimento em cultura geral (cinematográfica, em especial) salvava o(a) candidato(a).

     

    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/cadernos/lightbox/lightbox/pdfs/Embrafilme.pdf

  • À época, oficialmente, havia de fato um monopólio sobre a indústria cinematográfica, mas apenas na produção e distribuição de filmes nacionais.

    Gabarito: Errado

  • Ainda não descobri aonde está o erro na questão... se alguém puder ajudar :)