SóProvas


ID
1627432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que, ao se analisar a formação de preços no mercado cambial, constata-se a existência de dois tipos básicos e de diversos tipos intermediários de regimes cambiais, julgue (C ou E) o item a seguir.

No sistema conhecido como crawling band, fixa-se uma faixa dentro da qual a cotação da moeda pode flutuar livremente; o piso e o teto não podem ser alterados durante todo o período em que o sistema for adotado.

Alternativas
Comentários
  • ajustamento frequente por causa da inflaçao.

  • ERRAD. É possível alterar o piso e o teto da banda de acordo com determinados indicadores econômicos para ajustar a cotação periodicamente. Isso foi feito quando houve o início da desvalorização do Real em 1999. 

  • A primeira parte da questão, no sistema conhecido como crawling band, fixa-se uma faixa dentro da qual a cotação da moeda pode flutuar livremente está correta, já que conceitualmente, crawling band é um sistema de banda onde a paridade central rasteja ao longo do tempo.


    A segunda parte da questão, o piso e o teto não podem ser alterados durante todo o período em que o sistema for adotado, está incorreta, o teto e o piso podem ser alterados considerando uma taxa fixa ou um conjunto de indicadores.


    Gabarito: Errado.

  • O único erro está em dizer que o piso e o teto não podem ser alterados . Eles podem ! O Brasil teve isso durante o período pós Real. Havia uma taxa de câmbio superior que era o teto e uma inferior que era o piso, a taxa de câmbio, portanto, flutuava livremente dentro dessas "band" , ou faixas de variação. Se ela batesse no teto o BACEN vendia dólares, se batesse no piso o BACEN comprava dólares . Durante esse período tivemos uma alteração do piso e também do teto .

  • Flutuação suja (dirty-floating)

    Nesse sistema, o Banco Central realiza intervenções esporádicas no mercado cambial. A modalidade de intervenção pode variar, segundo os interesses da autoridade monetária. Na prática a taxa continua sendo determinada pelo mercado, porém, o BC atua no objetivo de garantir uma boa formação de preço, que seja conveniente para a política almejada.

     

    Bandas cambiais (target zone)

    A taxa de câmbio pode variar dentro de um limite pré-estabelecido pela autoridade monetária. É determinado uma taxa de câmbio fixa que determina o ponto central da banda, além de uma amplitude, que é a variação acima ou abaixo do ponto central pela qual o Banco Central não irá intervir no mercado. Nesse sistema, fica determinado que o ponto central e a amplitude são irreajustáveis. No entanto, as bandas cambiais podem se desdobrar em duas outras formas:

     

    Banda rastejante (crawling band)

    Esse sistema é determinado por uma evolução sistemática, ao longo do tempo, do ponto central e da amplitude, baseada em uma regra pré-estabelecida, em geral, expectativas de inflação.

     

    Banda deslizante (sliding band)

    Não apresenta uma regra pré-estabelecida, mas é determinada pelo não comprometimento em se manter irreajustáveis o ponto central e amplitude da banda. Significa dizer que o Banco Central pode alterar sua determinação em magnitudes e unidade temporais indefinidas.

     

    Minidesvalorizações (crawling peg)

    Neste caso, a taxa de câmbio nominal é reajustada periodicamente segundo algum indicador externo, em geral, inflação externa e interna. O objetivo é manter a taxa real de câmbio em níveis constantes, mantendo a competitividade externa da produção doméstica.

     

    Fixo ajustável (fixed but-adjustable)

    A taxa de câmbio nominal é mantida fixa, porém, não indefinidamente. Se no câmbio fixo rígido essa paridade é mantida indefinidamente, agora a relação pode eventualmente ser alterada segundo o interesse da autoridade monetária.

     

    Conselho da moeda (currency board)

    O conselho da moeda é uma entidade responsável por definir uma regra doméstica de emissão de moeda, cujo valor é fixado em termos de uma moeda estrangeira. Isso significa que, a emissão de moeda só pode ser realizada mediante equivalente aquisição de moeda estrangeira segundo o padrão pré-estabelecido. Como exemplo recente, temos a Argentina entre 1991 e 2000.

     

    Dolarização plena (full dolarization)

    A moeda doméstica é substituída por outra tradicionalmente estável. Como não há mais a relação entre moeda nacional e moeda estrangeira, a dolarização plena representa a ausência de política monetária e de política cambial.