SóProvas


ID
1627903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos e garantias fundamentais individuais e coletivos resguardados pela Constituição Federal de 1988, julgue o item subsequente.


A casa é asilo inviolável do indivíduo, de modo que ninguém pode nela penetrar sem o consentimento do morador, salvo por determinação judicial; nessa circunstância, a entrada poderá ocorrer em qualquer horário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Nos casos de inviolabilidade de domicílio por determinação judicial, este só será válido se for feito de dia, de acordo com a CF:

    Art. 5 XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial

    bons estudos

  • Errado


    A questão cobra o conhecimento do inciso XI do art. 5o da Carta Magna, segundo o qual “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. O enunciado está errado ao afirmar que a entrada na casa por determinação judicial poderá ocorrer em qualquer horário. No caso de ordem judicial, só se pode penetrar na casa do indivíduo, sem o seu consentimento, durante o dia.

  • Questão errada, determinação judicial tem que ser durante o dia, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - MDS - Agente AdministrativoDisciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Individuais; Direito à Privacidade; 

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polícia Militar - Curso de FormaçãoDisciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Individuais; Direito à Privacidade; 

    São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Além disso, a casa é o asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    GABARITO: CERTA.


  • ERRADO
    De acordo com a Doutrina, o termo "durante o dia" representa o lapso temporal de 6h às 18h.


    (CESPE CNPQ 2011) Entre as possibilidades  de violação de domicílio, inclui-se a realizada em horário noturno e autorizada por ordem judicial. E


    (AUDITOR TCU 2009) O cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pela autoridade judicial competente, poderá ocorrer a qualquer horário do dia, inclusive durante o período noturno, mesmo que não haja o consentimento do morador, tendo em vista que a CF estabelece algumas exceções ao princípio da inviolabilidade domiciliar, as quais se incluem as determinações do Poder Judiciário. E 


    Victor Cruz...Vampiro!!!!
  • salvo:

    1) flagrante delito

    2) desastre

    3) socorro

    4) ordem judicial

  • Errado

    Casa é asilo inviolável - não pode entrar sem consentimento

    salvo:  dia / noite

    - flagrante delito 

    - desastres

     - prestar socorro

     - determinação judicial -> somente durante o dia.

  • DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

    CAPÍTULO I

    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.


    ERRADO

  • A Casa é asilo inviolável do indivíduo. Ela pode ser penetrada nos seguintes casos:

    1) Se o morador consentir => dia e noite para qualquer finalidade;
    2) Se o morador não consentir:
    Dia e noite => nos casos de prisão em flagrante, desastre e prestar socorro;
    Apenas durante o dia => para cumprir ordem judicial.
  • ERRADO!!
    Determinação judicial somente durante o dia!
    Flagrante delito, desastre ou prestar socorro pode-se entrar sem o consentimento do morador durante o dia ou a noite.

  • Errado!!! O que faz com que a questão esteje errada é que mesmo com determinação judicial a entrada só poderá ser feita durante o dia

  • ERRADO!

    Art. 5º, CF - "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial." (e não em qualquer horário como diz a questão.


  • Para COMPLEMENTAR os estudos: Destaca-se que, além das exceções, apresentadas pelos demais colegas, a Constituição Federal autoriza a suspensão do direito à inviolabilidade durante o ESTADO DE SÍTIO, conforme preceituado, expressamente, nos arts 138 e 139, inciso V, da Referida Carta.


  • ERRADO. Por determinação judicial apenas durante o dia.

  • Por determinação Judicial, só poderá ocorrer durante o Dia, entretanto, nos demais casos, para prestar Socorro, em Flagrante Delito e em caso de Desastre, poderá ocorrer a qualquer hora. Todos esse casos, deverá haver o consentimento do morador.

  • Nunca poderá ser penetrada durante a noite por determinação judicial? Errado! Se o morador autorizar pode entrar,

  • Somente durante o dia

  • ERRADO.


    Para o cumprimento de determinação judicial a violação do domicílio somente é lícita quando praticada durante o dia (06:00 as 18:00)


    CF, ART. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Não deve ser em qualquer horário, e sim durante o dia.

  • Só durante o dia.

  • QUESTÃO ERRADA.


    No que diz respeito ao horário, achei interessante o trabalho postado por um colega.


    "Atualmente, existem redes de crimes que atuam em vários países, continentes e em todo o mundo. Cada vez mais tem sido difícil para os organismos de segurança dos países conseguir a prisão destes criminosos. Crimes como o tráfico de drogas, tráfico humano, tráfico de órgãos, contrabando, dentre outros, têm causado estragos para as vidas das pessoas. É por isso que as polícias precisam de mais meios para o combate a esses males, dentre eles as buscas e diligências durante a noite. É preciso mostrar forte e sagaz entendimento:

    Ainda assim, não se pode excluir, de plano, a possibilidade de, em casos excepcionais, devidamente justificados, ser autorizado judicialmente o cumprimento de mandado de busca e apreensão fora desse período, naquelas hipóteses em que a prova a ser colhida somente estará disponível durante a noite.

    Por isso, certamente, o juiz, desde que o faça fundamentadamente, pode autorizar o cumprimento do mandado mesmo à noite para que a medida alcance algum resultado prático. Não fosse assim, estaria aberta uma imunidade quase intransponível para a prática ou ocultação de crime no interior de residências.[22]"


    A abordagem sobre dia começa exatamente no trecho "Destarte, é cogente esclarecer o conceito de dia", basta dar um CTRL+F, copiar e CTRL+V.


    Site: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=14229

  • ERRADO!

    Somente durante o dia, expressa o
    art. 5º, XI veja:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • ERRADO 

    Art. 5° XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial

  • Além do erro básico já assinalado por todos, será que a questão também não está errada pelo fato de deixar transparecer que só existe essa exceção à inviolabilidade domiciliar? 

  • Segue outra exceção, com base em jurisprudência do Tribunal supremo:

    O STF entende que, embora os escritórios estejam abrangidos pelo conceito de “casa”, não se pode invocar a inviolabilidade de domicílio como escudo para a prática de atos ilícitos em seu interior. Com base nessa ideia, a Corte considerou válida ordem judicial que autorizava o ingresso de autoridade policial no estabelecimento profissional, inclusive durante a noite, para instalar equipamentos de captação de som (“escuta”). Entendeu-se que tais medidas precisavam ser executadas sem o conhecimento do investigado, o que seria impossível durante o dia.

  • Por determinação judicial só durante o DIA.

    Ao meu ver não, André. O enunciado não colocou nenhuma palavra que viesse a restringir, como se houvesse apenas essa exceção. 

    Bons estudos!

  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Artigo 5º, inciso XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Errado. Por determinação  judicial  é  somente durante o dia. Já no caso de flagrante delito ou desastre,ou para prestar socorro,  é  a qualquer hora.

  • Não pode ser  qualquer horário.

  • Por ordem judicial é durante o dia.

  • Gabarito: Errado


    Art. 5º, XI, CRFB/88 - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, SALVO em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou DURANTE O DIA, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL.
  • O Cespe adora colocar Interpretação de Texto dentro de questões voltadas pro Direito. reparem o " ; ".


  • Gabarito: ERRADO.

    DURANTE O DIA, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL.
  • Errado.


    Questão que tenta confundir o candidato...pois usa a importância da determinação judicial para alienar o candidato ao erro....por mais importante que seja uma determinação judicial, ela poderá ocorrer apenas durante o DIA.

  • Só durante o DIA.

  • Em recurso extraordinário (603616 - julgado em 05/11/2015), o STF firmou entendimento de que é possível a violação de domicílio sem autorização judicial e a qualquer hora do dia, desde que amparada em fundadas razões devidamente justificadas que indiquem a ocorrência de flagrante delito, podendo as autoridades responderem civil e penalmente pela ação. Determinação recente do STF!!

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=303364

  • Em aurora até o Crepúsculo Ou seja Ao sol raiar até o anoitecer
  • Errado =  XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência)

  • Art.5°, XI - "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;"

  • A entrada na casa por determinação judicial só poderá ocorrer durante o dia.

  • Galera,seguinte:

    - Não apenas por esse motivo,poderá também por outros motivos como calamidade pública.

  • Sobre esse tema é importante ressaltar que o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 603616, que “a entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade dos atos praticados”.

  • Art.5°, XI - "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;"

  • Por ordem judicial apenas durante o dia.

    Oque se entende por dia ? 

    6 AM  as 18 PM

  • Para que o ingresso no domicílio seja realizada mediante determinação judicial, porém, é necessário que ele ocorra durante o dia, considerando esse o período entre a aurora e o crepúsculo, ou seja, aquele que há luz solar.

  • Comentário da Fernanda Martins, como sempre, direto e claro. Ótima referência para a questão. Só acrescentando que em casos de autorização judicial para instalação de escutas o asilo pode ser penetrado em horários noturnos (exceção).

  • 48 comentários para uma questão deste nível????

  • XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela

    podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso

    de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante

    o dia, por determinação judicial

  • A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação juducial.

  • A autorização judicial ocorre das 6h às 18h

  • Tá de brincadeira...

  • durante o dia !!

  • Durante o dia! =] 
    Inciso XI, artigo 5º

  • Somente durante o dia.

  • Por determinação judicial, APENAS durante o dia. (Art. 5º, inciso XI)


  • Alice Franco, a melhor comentarista jurídica. Vejo 'milhões' de pessoas fazendo copia e cola, estava só de olho... afinal, o que é dia e o que é noite...  

  • Somente durante o dia. (Art. 5º, inciso XI)

  • De acordo com o art. 5, XI, da CF/88, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Portanto, incorreta a afirmativa de que poder ocorrer entrada em qualquer horário mediante determinação judicial. 

    RESPOSTA: Errado

  • Somente durante o dia...

  • Por determinação judicial (mandado judicial) apenas durante o DIA (art. 5º, XI, CF)

  • (eu abri os comentários só pra ver que treta era essa que tava rolando numa questão tão simples)

    Alguém avisa pra galera que não precisa postar 725 comentários iguais


  • Complementando!

    Entende-se como dia o período compreendido entre 6 e 18 horas (critério cronológico) ou, para alguns, o período compreendido entre a aurora e o crepúsculo (critério físico-astronômico) 


     (DIRLEY DA CUNHA JR. e MARCELO NOVELINO, Constituição Federal para Concursos).

  • Gab: errado. Inciso 11 do art. 5

  • Por determinação Judicial, apenas DURANTE O DIA!

  • Muito simples , apenas letra de lei.


  • Durante a noite: só não pode a de determinação judicial

    durante o dia: pode todas, até por determinação judicial

  • Errada. Por determinação judicial somente  durante o dia.

  • a regra é a de que só pode ocorrer durante o dia, mas pode ocorrer violação noturno nos seguintes casos:


    I) Com o consentimento do morador;


    II)Em caso de flagrante delito;


    III)Desastre ou catástrofe.

  • A regra é que por determinação judicial será apenas durante o dia.

    E há casos que ensejam a entrada em qualquer horário, quais sejam, prestar socorro , desastre, em caso de flagrante delito.

    A entrada na casa do indivíduo sem o consentimento e durante à noite, mesmo por ordem judicial, é abuso de direito e causa a responsabilização daqueles que assim o fizeram, se não for nas exceções.

  • LEIAM O COMENTÁRIO DO Alex Princival... SIMPLESMENTE O QUE EU IA ESCREVER AQUI.

     

    Para não se tornar tão repetitivo, faço minhas palavras as dele.

     

    :p

  • ''Os policiais federais chegaram ao local para o cumprimento da diligência, por volta das 6 horas da manhã e adentraram ao apartamento de Lula, que por sua vez, não reagiu e atendeu aos preceitos das autoridades.''

     

    TEMOS UMA BELO EXEMPLO: O MANDATO DE CONDUÇÃO COERCITIVA PARA O LULA. OBRIGADO LULA POR ME MOSTRAR NA PRATICA UM EXEMPLO.  KKKKKKK

  •                                                        CASA

    Regra Geral:

               asilo inviolável (requer consentimento do morador)

    Exceções:

               - flagrante delito

               - prestar socorro

               - determinação judicial (durante o dia - das 06 às 18 horas)

     

    Envie-me uma mensagem e receba uma sessão gratuita de Coaching e Mentoria 

  • Somente durante o dia, alguns doutrinadores dizem que o dia compreende até 18:00 horas, entretanto para maioria da doutrina, consiste enquanto dura a luz do dia, haja vista a dimensão continental do território brasileiro, se delimitar hora haverá muita discução devido as particularidades geográficas de cada local.

  • Porque que as pessoas ficam incomodadas com os comentários alheios, aiaia, não lê, simples assim !! 

  • Errado. O que o colega "bolsomito" quis dizer é que existem duas vertentes para dia. A saber: uma que diz que dia é o intervalo que parte das 6 da manha até as 18 h. Outro que diz que dia compreende período entre a aurora e o crepúsculo. Nos casos de horário de verão, a casa poderia ser invadida com base em decisão judicial depois das 18, enquanto houver sol. 

  • Não entendi o gabarito. Será que alguém poderia explicar melhor?

  • Determinação judicial SÓ durante o dia!

  • NINGUÉM pode penetrar sem consentimento do morador:

    04 exceções:

    flagrante delito

    desastre

    prestar socorro

    decisão judicial (nesse caso somente durante o dia)

  • ERRADO

    DECISÃO JUDICIAL SOMENTE DURANTE O DIA!!

     

    Cuidado com essa pegadinha conhecida.

  • ART 5°

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    TOMA !

  • De acordo com o art. 5, XI, da CF/88, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Portanto, incorreta a afirmativa de que poder ocorrer entrada em qualquer horário mediante determinação judicial. Por determinação Judicial, apenas DURANTE O DIA.

     

    A resposta é ‘Falso’. 

  • Nossaaaaaa! + de 50.000 acertaram esta questão!

    Tomara que não caia questão assim na minha prova. Não tem vaga pra todos, infelizmente.

  • PIADA ESSA QUESTÃO, NÉ? aff









    POLÍCIA FEDERAL. 

  • gostaria de saber para que há comentário do professor numa questão dessa. piada né kkkkk

  • nunca vou entender pq tantos comentários nas questões da cespe...penso logo que tem uma pegadinha...aí vejo que não é pegadinha nenhuma. Deviamos comentar menos.

  • Quando a questão é facil todo mundo quer se aparecer,Mas questões que tem que pensar,ninguem se abilita.

  • Concordo totalmente com Alex:

    (eu abri os comentários só pra ver que treta era essa que tava rolando numa questão tão simples)

    Alguém avisa pra galera que não precisa postar 725 comentários iguais

  • Quando a questão vem muito fácil faz é medo.

  • Isso que é perda de tempo! uma questao dessa facil, letra de lei, e o povo posta trocentos comentarios, fiquei ate na duvida, qdo vi esse numero todo de comentarios, se eu nao tinha visto alguma pegadinha...mas nao!! tudo comentario igual!!!

  • BOM COLABORANDO COM MAIS UM COMENTARIO , SIM SOU DESSAS QUE ESTÁ COMEÇANDO !!! , EU TIVE CONTATO COM A LETRA DA LEI , MAIS EM QUESTAO DESSE MESMO CONTEUDO , HAVIA UMA ALTERNATIVA RELACIONADA A ESSE TEMA DIREITOS INVIOLAVEIS . EU RESPONDI E ACERTEI A QUESTAO , MAIS A ALTERNATIVA FOI UM TANTO NA DUVIDA QUE APOSTEI , RESOLVI VER UNS COMENTARIOS , E EM UM DELES , UM SERUMANIHO MUITO LEGAL KKKK DIZIA ASSIM SE TIVER DECISÃO JUDICIAL , PODE MANDA O PÉ NA PORTA E INVADIR EM QUALQUER HORARIO , OLHA SÓ BURRICE MINHA ,MAIS CONFIEI NESSA INFORMAÇÃO . ENTAO REALMENTE CONCORDO COM MUITOS DE VCS , NÃO HA NECESSIDADE DE TANTOS COMENTARIOS EM UMA QUESTAO TAO SIMPLES , COMO TB ACHO QUE NÃO PRECISA DE COMENTARIOS COMO ESSE DESCRITO , EM QUE O SER HUMANINHO FOI MUITO INFELIZ E ME AJUDOU A ERRAR A QUESTAO .

     

     

  • MESMO COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL A ENTRADA NA CASA DE AGLUÉM DEPENDE DO CONSENTIMENTO DO MORADOR!!!

  • O erro da questão está no final: Salvo por determinação judicial; nessa circunstância, a entrada poderá ocorrer DURANTE O DIA.

     

    Art 5º, XI.

  • O comentário do Victor Tomaz está errado. Se há AUTORIZAÇÃO JUDICIAL, não há necessidade de consentimento do morador, desde que a entrada seja feita durante o DIA

  • GABARITO ERRADO

     

    CF, art. 5º

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

     

    Há 2 situações em que a casa pode ser violada.

    QQ horário: FDP

    F – Flagrante delito

    D - Desastre

    P – Prestar socorro.

     

    Só durante o dia.

    Determinação Judicial ( JUIZ )

     

    Pensa no seguinte, sempre tem uma pessoa maior FDP ( Filho Da put@) que é fogado que só, este FDP entra em qq horário na sua casa.

    E há tbm aquele que é comportado, que pede pra entrar na sua casa, mas só que ele vai só durante o dia, pq ele é gente boa que é o JUIZ (determinação judicial).

     

    UMA OBS:

     

    Artigo 150, § 4º do CP

     A expressão "casa" compreende:

      I - qualquer compartimento habitado;

      II - aposento ocupado de habitação coletiva;

      III - compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade.

      § 5º - Não se compreendem na expressão "casa":

      I - hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitação coletiva, enquanto aberta, salvo a restrição do n.º II do parágrafo anterior;

      II - taverna, casa de jogo e outras do mesmo gênero

     

    Compreende o conceito de casa os escritórios e consultórios profissionais, as dependências privativas da empresa, o quarto de hotel etc.

     

    STF decidiu que AUTORIDADE POLICIAL pode entrar à noite para colocar escuta telefônica.

     

    _________________________________

     

    O que queremos? Passar no concurso.

    E quando queremos? É irrelevante.

     

     

  • SÓ SEI QUE FOI ASSIM !!!!

  • Pela 2x vejo essa questão, errando e aprendendo.

  • ERRADA 

     

    Em qualquer horário: flagrante delito, desastre, prestar socorro, consentimento do morador

     

    Somente de dia: por determinação judicial 

  • por determinação judicial só durante o dia

  • 100 comentários para essa questão?wtf

  • Uma dica muito boa:

    DIA: DDS + JUD - (DELITO / DESASTRE / SOCORRO) + JUDICIAL

    NOITE: DDS - (DELITO / DESASTRE / SOCORRO)

    Ou seja, ordem judicial somente de dia. Não necessariamente das 6 da manhã ás 18 horas, mas sim quando o sol nascer (aurora) e quando o sol se por (crepusculo) independe de horário.

  • Realmente a questão demanda mais de 100 comentários

  • Autor: Priscila Pivatto , Pesquisadora - Projeto História do Parlamento Inglês, Mestra em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Doutora em Direito Constitucional (USP/Universidade de Florença)

     

     

     

    De acordo com o art. 5, XI, da CF/88, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Portanto, incorreta a afirmativa de que poderá ocorrer entrada em qualquer horário mediante determinção judicial. 



    RESPOSTA: Errado

     

    "DEUS É GUARDA FIEL DO TEU POVO."

  • porra, as questões mais simples são as que têm mais comentários. Vamos equacionar a relevância do que temos a dizer, ver se já foi dito. É a famosa dialética vontade-de-participar x capacidade-de-contribuir. A última tem que ser sempre maior que a primeira.

  • Todos tem o direito de comentar, e  voçê tem o livre arbitrio de escolher o que  achar correto. Afinal todos pagam pelo serviço!

  • Durante a noite não pode - mesmo que por determinação judicial

  • PODE DORMIR TRANQUILO.

    NINGUEM VAI ENTRAR PARA TE PRENDER COM UMA ORDEM

  • Por determinação judicial, a entrada poderá ocorrer apenas durante o dia.

  • Exceção para entrar na casa do morador sem seu consentimento em horário noturno e sem MANDADO JUDICIAL, apenas para PRESTSAR SOCORRO, FLAGRANTE DELITO, OU DESASTRE.

  • Gab Errado

    Exceções: Flagrante delito, desastre, prestar socorro, determinação judicial durante o dia.

  • CERTO

    06-18

    AURORA AO CREPÚSCULO.

    -Sérgio Sengik.

  • 110 comentários numa questão simples... putz 

  • só durante o dia, você considera das 6:00 da manhã às 18 horas.


    PM_ALAGOAS_2018

  • Inviolável domiciliar

     

    Dia:

    1. Para prestar socorro.

    2. Em caso de desastre

    3. Em flagrante delito

    4. Determinação judicial.

     

    Noite:

    1. Para prestar socorro.

    2. Em caso de desastre

    3. Em flagrante delito

  • Vou tentar explicar o que me fez acertar mais esse tipo de questao:

    Se vc teve tempo de buscar uma determinação judicial, é pq não é uma emergência. Se não é um emergência, não precisa chegar à noite na casa do morador: faça durante o dia! (de 6 às 18h).

  • Somente se pode ingressar na casa do indivíduo com o seu consentimento. No entanto, será possível penetrar na casa do indivíduo mesmo sem o consentimento, desde que amparado por ordem judicial (durante o dia) ou, a qualquer tempo, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro.

    Fonte: Estratégia concursos.

  • Errado

    CF - Art. 5

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

    Com consentimento - Permitido

    Sem consentimento - Em regra, não é permitido

    Exceções : Flagrante delito, desastre, prestar socorro - a qualquer hora

                      Determinação Judicial - Durante o dia

    Observação: Vale destacar que a doutrina admite que a força policial, tendo ingressado na casa de indivíduo, durante o dia, com amparo em ordem judicial, prolongue suas ações durante o período noturno.

  • determinação judicial (dia)

  • Entendido período do dia como 06hrs ás 18hrs através da determinação judicial.

  • Dia: determinação judicial.

     

    Qualquer hora: flagrante delito, desastre ou socorro.

  • Gab. ERRADO


    Dia: determinação judicial.

     

    Qualquer hora: flagrante delito, desastre ou socorro.



  • Determinação Judicial é apenas durante o dia, ou seja, da alvorada ao crepusculo;
  • ERRADA

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

  • ERRADO. Salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou DURANTE O DIA por decisão judicial.

  • ERRADO.

    Com ORDEM JUDICIAL ➞ somente durante o dia.

  • Gab Errada

     

    Art5°- XI- A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. 

     

    Qualquer horário: Flagrante/ Desastre/ Prestar socorro

     

    Somente durante o dia: Determinação judicial. 

  • Por determinação judicial, apenas durante o dia.

    Hipóteses em que também se pode entrar na casa (sem o consentimento do morador e em qualquer horário):

    1) Para prestar socorro.

    2) Em caso de flagrante delito.

    3) Desastre.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Art5°- XI- A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. 

  • GAB : ERRADO

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, de modo que ninguém pode nela penetrar sem o consentimento do morador, salvo por determinação judicial; nessa circunstância, a entrada poderá ocorrer em qualquer horário.

    POR ORDEM JUDICIAL .....SÓ DE DIA !!!! a banca sempre faz isso ......cuidado"!!!!

    É ENTENDIDO COM DIA O PERIODO DE 5:00h até as 18:00h.

  • Art5°- XI- A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. 

  • violação do domicílio >>> determinação judicial >>> SOMENTE durante o dia

  • Errado

    De acordo com o art. 5, XI, da CF/88, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Portanto, incorreta a afirmativa de que poder ocorrer entrada em qualquer horário mediante determinação judicial. 

  • Essa foi de graça.

  • Realmente poderá haver a violação do domicílio em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro ou por determinação judicial. Entretanto, em caso de determinação judicial, a violação somente poderá se dar durante o dia.

    Gabarito: Errado

  • A casa é asilo inviolável do indivíduo, de modo que ninguém pode nela penetrar sem o consentimento do morador, salvo por determinação judicial, durante o dia.

    errado

  • Art. 5, XI, da CF/88

    De acordo com o art. 5, XI, da CF/88, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Portanto, incorreta a afirmativa de que poder ocorrer entrada em qualquer horário mediante determinação judicial. 

  • O ingresso na “casa” de um indivíduo poderá ocorrer nas seguintes situações:

    a) Com o consentimento do morador.

    b) Sem o consentimento do morador, sob ordem judicial, apenas durante o dia. Perceba que, mesmo com ordem judicial, não é possível o ingresso na casa do indivíduo durante o período noturno.

    c) A qualquer hora, sem consentimento do indivíduo, em caso de flagrante delito ou desastre, ou, ainda, para prestar socorro.

    Resumindo, a regra geral é que somente se pode ingressar na casa do indivíduo com o seu consentimento. No entanto, será possível penetrar na casa do indivíduo mesmo sem o consentimento, desde que amparado por ordem judicial (durante o dia) ou, a qualquer tempo, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro. 

  • Errado.

    Apenas durante o dia por determinação judicial. E a qualquer hora em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro.

  • ERRADO

  • Com consentimento: a qualquer hora do dia e sem autorização judicial

    Sem consentimento:

       Flagrante delito (Dia ou noite)

       Desastre (Dia ou noite)

       Prestar socorro (Dia ou noite)

       Determinação judicial (só de Dia)

  • Comentários = FÓRUM DA REPETIÇÃO.

  • Se tivesse as 20 horas estaria certa?
  • ☠️ GABARITO ERRADO ☠️

    Art. 5 XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do

    morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    DETERMINAÇÃO JUDICIAL - DURANTE O DIA

    FDP - QUALQUER HORA

  • Já que há mais de 100 comentários repetindo a mesma coisa, vou tentar agregar aqui.

    Art. 50, inciso XI CFB ...durante o dia... (conceito de dia)

    Diante da falta de critério legal para se definir o que se entende por “dia”, a doutrina estabeleceu dois critérios: (i) o cronológico, em que a expressão “dia” é o período das 06:00h às 18:00h, enquanto que o (ii) critério físico-astronômico estabelece que a expressão “durante o dia” compreende o período da alvorada ao crepúsculo, ou seja, de quando o dia clarear até escurecer, independente do horário.

    Por cautela, há que se aplicar simultaneamente os dois critérios: “o ingresso com ordem judicial em domicílio deve dar-se no período compreendido entre as 6 horas da manhã e às 18 horas, desde que ainda esteja presente a claridade pela luz natural do sol (COIMBRA; STREIFINGER, 2014, p. 1077). Ou seja, adota-se um terceiro critério, um critério misto.

    Bons estudos a todos!

    • Q. ERRADA

    Durante o dia, salvo por determinação judicial.

    Não em qualquer horário.

  • Adendo...

    ENTRADA À DOMICÍLIO

    ART.5, XXV, CF: No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior (posterior), se houver dano.

    -

    ☛ Importante!

    Se somente em caso de iminente perigo público, a autoridade pública competente não poderá usar a propriedade particular, mesmo que assegure a consequente indenização, pois necessita da comprovação da existência de dano, independentemente se o dano for presumido ou não.

    [...]

    ____________

    Fontes: Constituição Federal de 88; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • durante o dia .

  • Entrada com Mandado: Somente de dia.

    Durante a noite: Em nenhuma hipótese (salvo, prestação de socorro ou flagrante delito)

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A casa é asilo inviolável do indivíduo, de modo que ninguém pode nela penetrar sem o consentimento do morador, salvo por determinação judicial; nessa circunstância, a entrada poderá ocorrer em qualquer horário.

    Apenas durante o DIA.

    Gabarito: ERRADO

  • Macete:

    Quem é F.D.P, é filho da @#$% em qualquer momento, ou seja:

    F lagrante delito;

    D esastre;

    P restar socorro

    é a qualquer horário.

    E determinação judicial, apenas durante o dia.

    Espero ter ajudado ;)

  • ERRADO

    • DETERMINAÇÃO JUDICIAL, APENAS DURANTE O DIA

    PMAL 2021

  • determinação judicial tem que ser durante o dia

  • XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;