SóProvas


ID
1627972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um número cada vez maior de simpatizantes em todo o mundo, dispostos a praticar atos violentos, adere ao grupo terrorista autointitulado Estado Islâmico na Síria e no Iraque e luta ao lado dos extremistas. Só na Alemanha, mais de 450 pessoas teriam deixado o país com esse objetivo, conforme o presidente do Departamento Federal de Proteção da Constituição. E muitas delas retornam. De acordo com Departamento Federal de Investigações, cerca de 120 já retornaram. Essas pessoas são temidas pelas autoridades, pois os que regressam estão doutrinados e treinados em armas e explosivos. Essas notícias têm alarmado também os políticos. Por isso, o governo alemão estuda maneiras de impedir a saída de homens e mulheres dispostos a se unir a terroristas. Isso não é muito fácil, porque as leis de nacionalidades e extradição não podem simplesmente ser canceladas. Essa é uma das muitas lições da ditadura nazista.


Internet:<dw.com> (com adaptações).


Julgue o seguinte item , referente ao tema do texto acima e aos múltiplos aspectos a ele relacionados.


Após vários anos de impasses diplomáticos, os EUA retiraram Cuba da lista norte-americana de Estados que financiam e apoiam o terrorismo, o que permitiu a retomada das relações diplomáticas entre ambos os países.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Os Estados Unidos tiraram formalmente Cuba de sua lista de Estados que financiam e apoiam o terrorismo, informou o Departamento de Estado americano nesta sexta-feira (29). A retirada elimina um obstáculo na volta das relações diplomáticas entre os países.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/05/eua-tiram-cuba-da-lista-de-terrorismo.html


    Grande avanço de paz entre os dois Países e para o mundo

  • A palavra ESTADOS foi sacanagem..........Cuba seria um estado de qual país???

  • Coleguinha, 

    Estado com "E" maiúsculo no contexto de política internacional e relações internacionais significa nação, país. Com isso, o uso da palavra na questão não tem nada de "sacanagem". Aliás, foi muito bem colocada!

    Informe-se primeiro para não falar besteira! 

  • VELEJAR PRECISO,

    Essa foi muito boa!!! Hahahaha!!!

    E ainda tem gente que corrige...

  • ATENÇÃO: Apesar de os EUA e Cuba terem retomado as relações diplomáticas, bem como a flexibilização de algumas questões econômicas, o embargo econômico dos EUA em relação à Cuba PERMANECE.

    Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=L0O3OjnCrnM

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Embargo_dos_Estados_Unidos_a_Cuba

  • as relações diplomáticas foram retomadas antes da retirada da lista não?


  • Quer dizer que, para o EUA, cuba financia o terrorismo. Nunca ouvi falar sobre isso.

  • Estranhei a resposta certa? Para mim, existia embargo financeiro, por toda uma historia lá atras, tempo guerra fria, não?

  • Gabarito CERTA

    Os Estados Unidos tiraram formalmente Cuba de sua lista de Estados que financiam e apoiam o terrorismo, informou o Departamento de Estado americano . A retirada elimina um obstáculo na volta das relações diplomáticas entre os países.

    Fonte: g1.com.br

  • As relações diplomáticas foram retomadas e em Julho deste ano e  os E.U.A retirou cuba da lista que patrocina o terrorismo.

     Mas cuidado:   Os embargos econômicos ainda não foram retomados .

    Fonte: VerasNews ( Professor Reginaldo Veras)  

  • George W Bush financiou 1trilhao de dollares para os EUA brincarem no oriente medio. E eu nao vi os eua na lista de paises que apoiam o terrorismo.  Quanta hipocr

  • Questão desatualizada!

  • ATUALIZAÇÃO:

    Com o Presidente Donald Trump as coisas mudaram e os EUA voltaram a colocar Cuba na lista de países que financiam e apoiam o terrorismo.

    "On 12 January 2021, the U.S. State Department added Cuba to its list of state sponsors of terrorism. Secretary of State Mike Pompeo stated that Cuba harboured several American fugitives, including Assata Shakur, as well as members of the Colombian National Liberation Army and supported the regime of Nicolás Maduro."