SóProvas


ID
1628233
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As práticas de controle e gestão aplicadas aos funcionários por João Silva, Diretor da Faculdade Alfa-Sul, demonstram que o Gestor baseia-se nos pressupostos da Teoria X. Em todos os eventos da Faculdade, distribui material impresso, camisetas e brindes com menção aos objetivos definidos para o período de 2015-2017. Além disso, distribui cartazes por toda Faculdade e envia periodicamente, pelo correio eletrônico, mensagens institucionais que lembram a necessidade de cumprimento desses objetivos. O Diretor também definiu que, nas reuniões semanais com as suas equipes, os Chefes de Setor devem sempre lembrar para os seus funcionários quais são os objetivos de responsabilidade de cada setor; com isso pretende que estejam focados no seu alcance e não se distraiam com outras coisas (adaptado de SOBRAL e PECI, 2013).


Com base na Teoria X mencionada no texto, assinale a alternativa que contempla corretamente alguns de seus pressupostos.

Alternativas
Comentários
  • Teoria X - os funcionários são acomodados.


    Teoria Y - os funcionários são proativos.

  • Os estilos de administração dependem substancialmente das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento humano dentro da organização. McGregor definiu estilos diferentes de administração, na forma que o gerente vê um funcionário.

     

    Teoria X: A administração é um processo de dirigir esforços das pessoas, as pessoas devem ser persuadidas e motivadas, as pessoas devem receber incentivos econômicos como recompensa.

    •Estilo baseado na teoria tradicional, excessivamente mecanicista e pragmática. Ela se baseia em convicções incorretas acerca do comportamento humano:

    O homem é indolente e preguiçoso por natureza, somente trabalha quando recebe uma recompensa salarial.

    Não gosta de assumir responsabilidades.

    O indivíduo é egocêntrico.

    Resiste às mudanças, prefere não assumir riscos.

    É ingênuo, não muito inteligente.

     

    Essa teoria reflete um estilo de administração rígido, com padrões previamente planejados e organizados, tendo em vista exclusivamente os objetivos da organização. Esta representa a Administração Científica de Taylor, Teoria Clássica de Fayol, Teoria da Burocracia de Weber e até mesmo a Teoria das Relações Humanas. Segundo McGregor essa teoria é uma forma suave, macia e enganosa de se fazer Teoria X.

     

    Teoria Y: A administração é um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção dos objetivos organizacionais e pessoais, a tarefa da administração é criar condições organizacionais através das quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais.

    •Estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano. Se baseia em concepções atuais sem preconceitos acerca da natureza humana:

    O homem não tem desprazer inerente em trabalhar.

    As pessoas não nascem acomodadas, não são assim por natureza intrínseca, isso pode ocorrer devido a uma experiência negativa em outras empresas.

    Aceitam responsabilidade.

    Têm imaginação e criatividade. (Lei da Situação)

    Têm motivação e potencial em desenvolvimento.

     

    Fonte: Adaptado de Chiavenato

  • Teoria X - PeXimiXta

    Teoria Y - OtYmYsta

  • e)

    Os funcionários, na sua maioria, não são ambiciosos e buscam satisfazer a necessidade de segurança acima de outros fatores relacionados ao trabalho.