SóProvas


ID
1628509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relacionados aos modelos teóricos da criminologia.

O positivismo criminológico caracteriza-se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.

Alternativas
Comentários
  • Independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico?! Não seria por intermédio desses conteúdos que se criavam as categorizações deterministas, como a de Lombroso, largamente baseada na Antropologia, ou a de Ferri que cria uma extensa divisão baseada em caracteres sociológicos?! Alguém poderia explicar o motivo pelo qual a assertiva está correta?

  • Assim como o colega Jorge Santebanes, fiquei de "cara", alguém pode ajudar?

  • Certo.


    Colegas, concordo com vocês, questão confusa, horrível!

    Apesar de muitos candidatos terem recorrido, o gabarito foi mantido como certo.


    Segundo a Cespe: "No item 79, não se diz que o positivismo criminológico era independente dos conteúdos mencionados, ao contrário, os conteúdos são expressamente afirmados. Ali, a palavra "independentemente" ("do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico) tem o sentido de que "qualquer que seja o conteúdo", antropológico, psicológico ou sociológico, as características indicadas ("a negação do livre arbítrio, a crença no determinismo, o método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, baseado na observação dos fatos e dos dados") se mantêm, pelo que se pode, independentemente do conteúdo, falar em positivismo criminológico".


    Não me convenceu a justificativa de que "independentemente" tem o sentido de "qualquer que seja o conteúdo", é muito claro que, nesse texto, a palavra "independentemente" expressa o sentido de "independência" (mesmo raciocínio do colega Jorge).

    Precisamos de uma "bola-de-cristal" para responder, ou essa questão está em um nível intelectual muito acima do que estamos acostumados a ver em provas?


    Oremos.

  • Pois é, Cunha! A Cespe não costuma cometer equívocos tão grotescos como esses... Outro dia vi no insta um meme dizendo que o examinador vai passar a perguntar: - cite o que estou pensando e dê 3 exemplos. Acho que não estamos muito longe disso.

  • Lamentável

  • Acertei a questão porque entendi justamente isso que o independentemente significava "seja qual for" o conteúdo....

  • perfeita a questão.  Pelo o que li sobre o positivismo criminólogico surgido na itália no final do século XIX ocorreu num período em que a antropologia e a sociologia estavam em pleno desenvolvimento. Estudo que chegou com suas características próprias com a obra de Lombroso " o homem delinquente".

  • Redação PÉSSIMA dessa questão!

  • O livre arbítrio não foi negado por completo. Para Ferri, era apenas insuficiente, devendo ser complementado com os fatores criminogêneo. Ex.: Infanticídio: MATAR (LIVRE ARBÍTRIO) + ESTADO PUERPERAL (FATOR CRIMINOGÊNEO)

  • D. Cunha, concordo plenamente, Também não consegui encontrar esse sentido que o CESPE deu para o termo "independentemente".

  • No tocante ao positivismo no campo do direito penal tem-se que a “Escola Positiva pode ser dividida em três fases distintas, com três autores símbolos em cada uma delas: fase antropológica: Cesare Lombroso (L’Uomo Delinqüente); fase jurídica: Rafael Garofalo (Criminologia); e fase sociológica: Enrico Ferri (Sociologia Criminale; 

    O positivismo propõe que todas as questões filosóficas, sociológicas e políticas fossem analisadas por meio de uma ótica humana, colocando-se de lado tudo o que fosse metafísico ou teológico. A doutrina positivista vai de encontro à idealista, pois prioriza a experiência sensível (ou dados positivos) à experiência extra-sensorial (dados subjetivos). Em outras palavras, o positivismo tem por base tudo àquilo que pode ser observado e deixa de lado o que só pode ser intuído. Ai entra a negação do LIVRE ARBÍTRIO E O DETERMINISMO.

    E na ânsia de estudar o crime e suas causas, Lombroso ficou bastante conhecido pelas suas teorias sobre o “delinquente nato”, ou seja, aquelas ideias de que as características físicas, fisiológicas e mentais dos indivíduos demonstravam se a pessoa era predisposta ao crime ou não.

  • Posso fazer essa questão 1000 vezes e ficar alerta para os próximos concursos, mas não deixarei de me indignar! Já vi de tudo, mas essa acepção a 'independentemente' é a primeira vez... 

  • desculpe a ignorância... mas li independentemente no sentido de "não existir" - no mínimo ambígua...  a parte do conhecimento do conteúdo cobrado na questão estava tranquilo, já a de acertar o que o Cespe imagina como certo... te põe na roleta russa ... forte abraço a todos... Deus no ajude além dos estudos... kkk

  • O que mais me assusta nessa questão é que a entidade perde bons candidatos, que sabem o conteúdo denso desse tipo de matéria, mas erram a assertiva por conta de uma redação PÉSSIMA de quem elaborou a prova.

  • E se utilizar de ponto, criar um parágrafo menor, ponto e vírgula?  Alguém ai do CESPE poderia fazer um curso básico de Língua Portuguesa para parar de dar esses vexames ridículos?  Ou será que a falta de bom senso é proposital? 

  • Que redação horrorosa!

    Errei, mas acertei!

  • quando você sabe o assunto, porém não consegue entender o sentido que a banca dá a palavra (independentemente). Paciência!  

  •  "independentemente do conteúdo antropológico" QUE BIZARRO!!! Escola Positivista, em especial Cesare Lombroso, não teria conteúdo antropológico especialmente porque influenciado pela obra "evolução das espécies", de Darwin, criou a figura do CRIMINOSO NATO como um ser atávico da espécie humana; daí o determinismo em contraposição ao livre arbítrio??? 

    NÃO ENTENDI, ALGUM PROFESSOR PODERIA COMENTAR ESTA ASSERTIVA???.

  • Pela terceira vez eu faço essa questão, e pela terceira vez eu erro!!!!

  • Oremos (2)!

  •  "independentemente" Errei a questão por causa disso!

  • Punk.

  • Não sou expert em português. Longe disso. Mas acredito que o sentido empregado ao termo "independentemente", que a banca quis dar, não pode ser extraído do texto, tal como escrito. Para que "independentemente" tivesse a conotação desejada, a frase deveria ser reescrita, conforme sugestão a seguir: "independentemente de o conteúdo ser antropológico, psicológico ou sociológico (...).

    .

    A utilização de termos ambíguos, em assertivas diminutas, deveria ser evitado pela banca. Ainda que o candidato alcançasse a interpretação almejada, certamente não teria segurança em cravar a resposta, mesmo dominando o tema cobrado pela banca. Ao meu ver, esse expediente não mede conhecimento sobre o assunto, mas consiste em subterfúgio pouco criterioso para diminuir o nível de acertos. Qual a vantagem disso para a seleção de candidatos? Lastimável.

  • Também levei tinta no "independente". e eles justificam o que eles quiserem. eles são os donos da razão. pode cair essa mesma questão em outro concurso e a assertiva ser o oposto, e fica por isso mesmo. 

  •  Adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.

    configura as características da escola positivas, n vejo confusão na questão! 

  • foi exatamente o que me levou a marcar a acertiva como correta, analisando o contexto. 

    não se diz que o positivismo criminológico era independente dos conteúdos mencionados, ao contrário, os conteúdos são expressamente afirmados. Ali, a palavra "independentemente" ("do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico) tem o sentido de que "qualquer que seja o conteúdo", antropológico, psicológico ou sociológico, as características indicadas ("a negação do livre arbítrio, a crença no determinismo, o método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, baseado na observação dos fatos e dos dados") se mantêm, pelo que se pode, independentemente do conteúdo, falar em positivismo criminológico". 

  • Que merda ?! Não sei mais criminologia!

  • Que merda é essaaaaa

  • Merdaaaaaaaaaaa

  • Rapaz, eu acho que a Cespe quer fazer é graça. Que bexiga de independentemente, assim é melhor saber a respeito de foices e machados e voltar pra roça. 

  • Que tiro foi esse?
  • Extamanente isso!!

    Lembrando os principais autores da Escola Positivista:

    L- Lombroso

    F-Ferri

    G-Garófalo

     

  • QUESTÃO CONFUSA....JA ESTUDO CRIMINOLOGIA FAZ TRES MESES E ERREI....PQP

  • Fico feliz em ver que a maioria tbm errou a questão, pois afasta a possibilidade de eu ser burro e demonstra que a questão foi mal redigida pela banca !!

  • banca + lisura + interesse público - ego de examinadores = utopia

  • Quanto mais eu estudo mais burrro eu fico, será que estou estudando para ficar mais burro!

  • Se errou a questão é pq ta sabendo a matéria....bola pra frente...cespe vacilou bonito

  • Li esse trem 3X para tentar entender e ainda errei ... puts 

  • A Escola Positiva é escola criminológica que surgiu no século XIX e pode ser dividida em três fases (antropológica, sociológica e jurídica). Teve como principais expoentes os italianos Cesare Lombroso, Enrico Ferri e Raffaelle Garofalo. Essa escola sucedeu a Escola Clássica e teve como características marcantes, independentemente de qual fase fosse, o determinismo biológico-social, segundo o qual não há vontade humana. De acordo com esse entendimento, o pensamento e o querer não são mais do que manifestações físicas de um processo físico-psicológico que se desenvolve por meio de condutores no sistema nervoso (determinismo positivo), sendo o homem, portanto, um irresponsável. Para os representantes da Escola Positiva, as ações humanas são sempre produto de seu organismo fisiológico e psíquico e, ainda, da atmosfera física e social onde nascem e vivem os agentes das ações humanas (indivíduos).
    Gabarito do Professor: Certo.

  • Questão de péssima redação. Não tem como concordar com a justificativa de não-anulação do CESPE. Lamentável!

  • CERTO

     

    "O positivismo criminológico caracteriza-se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência."

     

    POSITIVISMO:

    - Condutas determinadas por FORÇAS INATAS

    - Crimes e Criminosos estudados INDIVIDUALMENTE

    - Contrapõe-se ao LIVRE ARBÍTRIO

    - Fatores Biológicos, Psicológicos e Sociais levados em consideração

  • Dá um conforto em ler os comentários.


    Apenas ignorem esta questão. Ela é um lixo.

  • Andre Leles,citou a  melhor explicativa para a questão.kkk

  • A Escola Positivista foi uma espécie de evolução na análise dos
    delitos, pois, apesar de ainda não haver uma conclusão sobre a
    participação da vítima no crime, percebeu-se a necessidade de uma
    análise mais aprofundada do agente do crime, entendendo ser este
    influenciado por causas biológicas, físicas e sociais, criando-se, assim, os
    fatores criminógenos

    (FONTE: Estratégia)

     

  • Prefiro a Vunesp

     

    PAZ

  • Da série: A Cesp também erra.

  • Tambem, só tem corrputos nessa banca.

  • Ha Sátanas miseravel !!!

  • Achei que tivesse errado por causa da frase: "independentemente do conteúdo antropológico"...

  • Jesus, que questão foi essa!

  • É o tipo de questão que a banca não dá o braço a torcer para anular.

    Se as palavras chaves dessa escola são exatamente "antropológico, psicológico e sociológico". Aí me vem a questão e fala um monte de coisas e diz "independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico", o que no mínimo, a meu ver, daria uma ideia de relativização a essas densas características dessa escola.

    Lamentável!!!

     

     

  • Mal formulada demais. Faltou coerência, logo, induz ao erro. 

  • Errou a questão? Parabéns, vc está no caminho certo! Absurdo

  • A justificativa da CESPE nesta questão foi simplesmente lamentável. Questão claramente ERRADA, justamente pela palavra "independentemente". Aí vem a banca e traz este novo conceito da palavra.

  • Aquele tipo de questão que nem vale a pena "perder tempo"... bola pra frente!

  • Tipo de questão que eu marquei o gabarito como errado e que se tivesse outra prova semana que vem com a mesma questão, eu marcaria errado de novo.

  • Questão com a cara da Cespe: pode ser errada (se considerar que Ferri e Garofalo não tinham uma visão unidirecional do delinquente) ou certa (se considerar os positivistas de modo geral, sobressaindo Lombroso).

    Ou seja, questão que erra quem sabe a matéria. Parabéns ao examinador!

  • "independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico" (???)

    (...) Há, claramente, três orientações na Escola Positiva:

    1) Antropobiológica (para alguns autores apenas antropológica), representada por Lombroso;

    2) Sociológica, cujo principal expoente é Ferri;

    3) Jurídica, cuja principal figura é Garofalo

    Em todas elas - essência de uma biologia criminal predominante à época - há um sistema causal-explicativo edificado pelo comportamento criminal de um lado e hereditariedade e anomalias do outro. (...)

    (Viana, Eduardo. Criminologia - 7. ed. Salvador: JusPODIVM, 2019. fl. 63).

    Sem mais...Bola pra frente...

  • Estava indo bem até a expressão "independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico". Masquei CERTO contando que ia errar, mas acertei. Entretanto, de acordo com a doutrina que trata das Escolas Criminológicas a assertiva está errada! Mas...

  • Já estou errando pela segunda vez a mesma questão no espaço de 2 meses só por conta desse termo independente.

  • Questão passível de anulação sim ou claro? Bola p frente

  • A questão é tão ruim e mal escrita que premiou quem não sabia. A banca quer ser "dificilzona", rebusca tanto a redação que deixa a assertiva errada e depois ñ tem humildade de reconhecer o que houve. Complicado. pra variar.
  • Esse "Independentemente" quebrou a perna de todos aqui. Parafraseando, independentemente do autor da teoria, o conteúdo antropológico é RELEVANTÍSSIMO na Escola Positivista, pelo menos para Lombroso e para Ferri, os maiores expoentes dessa escola.

    Passível de anulação, não se condene por ter marcado "errado" que nem eu.

  • a Cespe é louca!

  • RANÇO

  • Continuo respondendo e errando por conta desse final. kkkk!

  • CERTO

    O positivismo criminológico caracteriza-se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência. 

    Uma das principais característica do positivismo criminológico é a negação do livre arbítrio, o criminoso não tem escolha, basta adentrarmos os estudos de Lombroso e a teoria do criminoso nato. 

    O positivismo criminológico pauta-se no determinismo biológico, não se baseando na influência de fatores exógenos para a ocorrência do crime. 

    Uma das principais contribuições desse período, sem dúvida, foi a utilização do método empírico-indutivo. 

    A criminalidade no período científico é considerada um fenômeno natural de causa determinada, a criminologia deve estudar as causas do delito, por meio de método científico. 

    O período científico não leva em consideração quando do entendimento do crime, a realidade cultural, se este é ou não uma construção social, ou um fato social problemático. 

    O crime nesta concepção é uma realidade ontológica (determinismo biológico). 

  • Independentemente???

  • Quem errou, acertou.

  • Alguém, por obséquio, pode explicar por que essa questão está correta? Nem o professor do QC conseguiu, pois ele afirma que ''Para os representantes da Escola Positiva, as ações humanas são sempre produto de seu organismo fisiológico e psíquico e, ainda, da atmosfera física e social onde nascem e vivem os agentes das ações humanas (indivíduos).''

    Logo, como essa parte da questão pode estar correta: ''...independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.'' ??????????????????????????????

    Aff.

  • Questão que quem errou, acertou!

  • Excelente questão para deixar em branco. Simbora!!

  • Em 29/01/21 às 10:17, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 02/10/20 às 22:10, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 16/06/20 às 11:38, você respondeu a opção E. Você errou!

    E vou continuar errando! Questão flagrantemente incorreta!

  • independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.'' ?????????

    Esse não seria o marco principal do positivismo?

    A cespe considerou o gabarito CERTO. Mas pelo que li, apenas a primeira parte ta ok.

  • Essa eu erro e erro com gosto, significa que estou aprendendo alguma coisa.

  • nessas horas dá vontade de desistir qpq

  • Errei... mas acho que o enunciado se refere às características gerais da escola positiva, sem considerar as fases antropológicas e tals... deve ser isso... mas deixaria em branco na prova...

  • Muito forçada, não dá para marcar certo seja lá qual for a argumentação utilizada!

  • Comentário muito vago, fugiu da questão.

    Qc, respeita os seus assinantes!

  • CESPE criando um conceito que é só dela!

  • Entendi que a banca quis dizer que o experimento, o empirismo indutivo, a experiência não deve levar em conta caracteres externos à pesquisa, independente da linha da pesquisa, o que vale são os dados obtidos por meio da pesquisa.

  • APELARAM! PEDE PRA SAIR BANCA!

  • Pior que é esse o nível da prova da CESPE DELTA PF no que diz respeito a criminologia. Lamentável!

  • Esse é o tipo de questão que se ficar pensando muito ERRA!

    A primeira parte da questão está corretíssima!

    Método dos positivistas, realmente, é INDUTIVO-EMPÍRICO, diferenciando-se dos clássicos, que adotam o DEDUTIVO-ABSTRATO.

    Negam o livre arbítrio (característica marcante da Escola Clássica), pois creem no determinismo biológico, social...

    A parte final da questão, principalmente a parte do "independentemente", realmente, é estranha... Mas... Pelo conjunto da obra, o mais indicado seria tacar o certo e correr pro abraço.

    Como sempre falo: é melhor ir no menos errado do que brigar com recurso depois, geralmente as bancas não voltam atrás!

  • Assertiva C

    O positivismo criminológico caracteriza-se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.

  • “Num intindi o que ele falou”

  • eu odeio a cespe todos os meus casinhas odeiam a cespe

  • O cara é examinador de uma das maiores bancas do país, mas não sabe escrever uma afirmativa. Difícil.. Aberração dizer que a forma como o independentemente foi utilizado nessa frase leva ao sentido de que seria independente de qual dos conteúdos. Para ficar correto deveria ser algo como: Independentemente do conteúdo, seja ele antropológico, psicológico ou sociológico..

  • Essa questão só acerta quem não estudou.

  • Na hora que Li a palavra independentemente já marquei errada.

  • É desmotivador responder questões como essa. A matéria já não é mil maravilhas!

  • Assertiva C

    O positivismo criminológico caracteriza-se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.

  • Redação totalmente incorreta. Difícil.

  • conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência

    Na escola positiva foram levados em consideração sim esses aspectos !