-
Olá, Pessoal!
Observei a prova de Escrivão da Polícia Federal 2013 e não visualizei possibilidade de recursos.
Certamente, pode gerar dúvida a questão 22, pois ali encontramos o verbo "visar". Veja:
Senhor Corregedor,
A ação rigorosa da Polícia Federal no sentido de extirpar os crimes de tráfico das comunidades menos favorecidas foi determinante para que a operação fosse considerada bem-sucedida até a presente fase. Faz-se necessário, agora, que se acompanhem regularmente as atividades dos cidadãos residentes nos locais envolvidos. Visa-se, com isso, a não reincidência de crime nas etapas subsequentes do projeto e em período posterior ao seu término.
A questão pedia que julgássemos o item, conforme a adequação da linguagem dos excertos a um texto de correspondência oficial, o qual, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, deve caracterizar-se por impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
A banca CESPE julgou como certo o fragmento e muita gente pode pensar em contestar o uso do padrão culto, tendo em vista o uso do verbo "visa-se" sem a crase posterior, diante do substantivo feminino "reincidência". Tal verbo está sendo usado na acepção de ter como objetivo, almejar. Assim, é transitivo indireto.
Com esta observação, poderíamos achar que a crase em "a não reincidência" seria obrigatória, mas devemos perceber duas observações:
a) As gramáticas de renome admitem este verbo, com o mesmo sentido, também como transitivo direto. Assim, a preposição "a" não seria obrigatória.
b) Pode-se entender também, mesmo este verbo estando empregado com transitividade indireta, que o substantivo "reincidência" não estaria determinado com o artigo "a". Assim, na expressão "a não reincidência", haveria apenas a preposição "a" exigida pelo verbo "visa" e o substantivo "reincidência" estaria sendo tomado de valor generalizante, sem artigo.
Dessa forma, pelas duas interpretações, a banca pode se cercar para evitar anular a questão.
Abraço a todos!
Terror
-
eu sempre erro esse item. Não acho que foi conciso
mas ok
próxima
-
Eu errei por outro motivo. Acho que tem marcas pessoais no texto.
> A ação rigorosa da Polícia Federal e;
> comunidades menos favorecidas foi determinante para que a operação fosse considerada bem-sucedida até a presente fase.
Cespe é Cespe. Nasceu para confundir...
-
Só marquei errado por causa do "Rigorosa". Isso me pareceu uma impressão pessoal. Todo caso, vamos em frente!
-
Achei muito rebuscada, não deveria ser simples?
-
A QUESTÃO É MUITO CONFUSA E RODEIA DEMAIS, MAS CESPE É CESPE, ELE QUE MANDA E TEMOS QUE SEGUIR AS REGRAS DELE.
-
É UMA QUESTÃO MAIS DE INTERPRETAÇÃO QUE REDAÇÃO OFICIAL, MAS EMFIM, TEREMOS QUE ATENTAR PA BANCA QUE SEMPRE CHEIA DE MALDADE.
-
O gabarito é, no mínimo, contestável. O segmento "no sentido de extirpar os crimes de tráfico das comunidades menos favorecidas" é um longo semento (de natureza predominantemente adverbial) entre o sujeito "A ação rigorosa da Polícia Federal" e o verbo de ligação "foi". O rigor da língua recomenda que tal segmento seja isolado (por vírgulas, travessões ou parênteses). Decerto que a ausência de sinais de isolamento não prejudicou a clareza textual; provavelmente por isso, a banca deu o gabarito como Certo. Reitero, contudo, que, em conformidade com as regras de pontuação, deveria haver vírgulas. A meu ver, a questão não está perfeita.
Gabarito da banca: Certo.
-
c
-
A maiúsculo depois da vírgula? não pq isso está certo!
-
Aonde que coloca letra maiúscula depois de virgula está correto?
Digna de anulação e sem medo de ser feliz.
-
Gabarito: CORRETA.
(Senhor Corregedor, A ação rigorosa) > é correspondência oficial não é mesmo? Subentende-se que o vocativo estará isolado na linha de cima, e o parágrafo começa na linha de baixo. Por isso a letra maiúscula.
(A ação rigorosa da Polícia Federal )
(comunidades menos favorecidas foi determinante para que a operação fosse considerada bem-sucedida até a presente fase)
Na minha visão os termos não são marcas pessoais. E sim a realidade, constatação dos fatos.
-
Errei por causa da letra maiúscula após a vírgula, mas acredito que isso tenha acontecido devido a formatação do QC.
-
A meu ver, gabarito ERRADO, mas o que eu acho não é importante para as bancas de concursos, as Deusas, capazes de nutrir ou destruir sonhos.
-
Extirpar os crimes de tráfico
Se deve ter interpretação única, então coloque um cidadão comum para ler esse extirpar e pergunte se teve clareza
CESPE!!
-
Marquei errado por achar que o "A", no trecho: "Senhor Corregedor, A ação rigorosa " deveria ser minúsculo após a vírgula. =(
-
Pode ter sido "rigorosa" para quem escreve (impessoalidade). No entanto, para outros pode não ter sido rigorosa! Isso é subjetividade. Gabarito errado!!
"extirpar" onde está a clareza? Não seria melhor "eliminar" ou "acabar com" ?
A ação rigorosa da Polícia Federal no sentido de extirpar os crimes de tráfico das comunidades menos favorecidas foi determinante para que a operação fosse considerada bem-sucedida até a presente fase
-
Errei porque achei que houve um pré-julgamento que não poderia haver: "...comunidades menos favorecidas..."