SóProvas


ID
1629064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 6 de junho, os protestos começaram no centro de São Paulo, com cerca de cento e cinquenta pessoas. As quatro manifestações seguintes atraíram a atenção nacional. No dia 17, manifestantes de outras capitais aderiram às manifestações.Também começam atos em Viçosa e Votuporanga. O dia 20 de junho foi o auge dos protestos. Logo depois, as autoridades começam a baixar as tarifas de transporte. Seis dias depois, as maiores manifestações se concentraram nas cidades que receberam jogos da Copa das Confederações, como Belo Horizonte.
                                                                                                         
                                                                                                        O Estado de S.Paulo, 30/6/2013, p. A10 (com adaptações).

Considerando o texto acima e a amplitude do tema por ele focalizado, julgue o item.

Ainda que as opiniões sobre as manifestações de junho de 2013, no Brasil, se distingam em vários aspectos, os analistas políticos convergem para o seguinte entendimento: essas manifestações populares em nada diferem dos movimentos das Diretas-Já e dos Caras-Pintadas.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta. 

    Segundo os cientistas políticos, as manifestações populares que tomaram as cidades brasileiras em junho de 2013 não podem ser comparadas com outros movimentos políticos de nossa história recente, como as Diretas-Já (que mobilizou milhares de pessoas em prol da realização de eleições diretas para Presidente da República em 1984, com a consequente reabertura democrática após o regime militar) e os Caras-Pintadas (nome dado à massa de jovens que foram às ruas em 1992 exigir o impeachment do então Presidente Fernando Collor de Mello após a divulgação de diversos atos de corrupção). A principal diferença reside na ausência de um propósito específico nessas manifestações contemporâneas. Elas começaram como um ato contra o aumento das tarifas do transporte público e transbordaram como uma revolução contra todas as mazelas da população brasileira, como a falta de investimentos na educação e na saúde, a alta carga tributárias, os gastos com os eventos esportivos internacionais, a corrupção etc..


    http://www.estudeatualidades.com.br/2013/07/comentarios-a-prova-da-policia-federal/