Letra C
Os principais diagramas, os quais serão objetos do presente estudo, são o Crítical Path Method - CPM ou método do caminho crítico e o Program Evaluation and Review Technique – PERT os quais terão suas semelhanças e diferenças descritas na sequencia.
Muitas das atividades de construção são dependentes entre si, enquanto outras se podem ultrapassar ou desenvolver em paralelo, e este tipo de diagramas constitui a ferramenta ideal para observar essas mesmas dependências. Em virtude da combinação das diferentes relações entre elas, e respetivas durações, torna-se possível determinar qual o melhor caminho a seguir (COUTINHO, 2013 apud BARBOSA, 2014).
A forma de estimar as durações das atividades no CPM e no PERT representa a diferença fundamental entre as duas técnicas: enquanto no CPM temos durações determinísticas, no PERT temos durações estocásticas, isto é, são atribuídas três durações – uma otimista, provável e pessimista (MENDES, 2013 apud BARBOSA 2014).
O método do caminho crítico (CPM) é a técnica mais comum para organizar planejamentos desta natureza. Trata-se de um simples processo de encadeamento de atividades, onde é estabelecida a sucessão lógica e especificadas as relações de dependência entre as atividades (MONTEIRO; MARTINS, 2011 apud BARBOSA, 2014).
Em conclusão, no CPM não há tempos incertos de realização como no PERT. O CPM preocupa-se em especial com as relações tempo-custo. Por causa destas dificuldades, o PERT é mais utilizado em Projetos de investigação e desenvolvimento enquanto o CPM é utilizado em Projetos tais como de construção, onde já há previamente, uma experiência na resolução de problemas análogos (GOUVEIA, 1999 apud BARBOSA, 2014).
Fonte: http://coral.ufsm.br/engcivil/images/PDF/2_2015/TCC_LAURA%20JASKULSKI%20%20CAPIOTTI.pdf
Bons estudos !