-
Gabarito Letra A
Abordada pela perspectiva teórica, a Contabilidade pode ser definida assim:
Ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle, à exposição e à análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações.
Contabilidade Prática - Envolve o uso de técnicas ou procedimentos por meio dos quais a Contabilidade Teórica e seus princípios são postos em prática. A Contabilidade como prática compreende o registro das operações de uma entidade em livros mantidos com essa finalidade. Sua função é controlar o patrimônio de uma determinada pessoa ou organização, com o objetivo de fornecer informações sobre ele ao público interessado.
FONTE: Ricardo Ferreira, 2010
bons estudos
-
A contabilidade é uma ciência que possui metodologias especialmente concebidas para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, finaceiras e econômicas de qualquer ente.
-
-
A resposta poderia ser "As aziendas" que são entidades consideradas distintas de seu proprietário, constituindo em si um patrimônio autônomo, sem dependência do patrimônio individual dos sócios que a compõem.
-
Contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
Assim, correta a alternativa A.
-
Minha contribuição.
Contabilidade - Aspectos Introdutórios
Conceito: É a ciência social que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Objeto: Patrimônio = Conjunto de bens, direitos e obrigações.
Campo de aplicação: Aziendas = Gestão + Patrimônio = entidades econômico-administrativas (com ou sem fins lucrativos).
Objetivo / Finalidade:
a)Controlar o patrimônio administrado;
b) Fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Funções:
a) Função Administrativa = controle do patrimônio;
b) Função Econômica = apuração do resultado líquido.
Técnicas: Conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
a) Escrituração: Técnica utilizada para registrar os fatos contábeis;
b) Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para evidenciar os fatos contábeis escriturados;
c) Análise das Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
d) Auditoria: Técnica utilizada para examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras, verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Gabarito: Letra A
O campo de aplicação da Ciência Contábil são as aziendas.
AZIENDAS = GESTÃO + PATRIMÔNIO
Assim, a Contabilidade se aplica tanto em entidades que possuam fins lucrativos, como também naquelas em que não há fins lucrativos. A doutrina também se refere como campo de aplicação da Contabilidade as ENTIDADES econômico-administrativas.
Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
GABARITO:
LETRA A...
OBS: Empresa tem fim lucrativo, o fragmento da questão que diz " sem fins lucrativos ou não..." já anula a alternativa EMPRESA.
BONS ESTUDOS
-
Minha contribuição.
Quanto aos fins a que se destinam as aziendas classificam-se em:
Aziendas sociais: não visam lucros.
Exemplo: associações beneficentes, culturais, esportivas, recreativas, entre outras.
Aziendas econômico-sociais: além das finalidades sociais, visam também ao lucro, com o objetivo de prestar serviços, pecúlios e benefícios às pessoas que contribuíram para sua constituição.
Exemplo: institutos de pensão, pecúlio, aposentadoria e previdência.
Aziendas econômicas: finalidade é a geração de lucros.
Exemplo: sociedades comerciais, agrícolas, industriais, de serviços, entre outras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto aos seus proprietários as aziendas classificam-se em:
Aziendas públicas: pertencem à sociedade, porém podem estar sob a administração do poder público ou privado.
Exemplo: sindicatos, fundações e o próprio Estado.
Aziendas particulares: propriedades particulares pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, como as sociedades civis ou comerciais ou o próprio patrimônio de uma família.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
A contabilidade é também utilizada por associações, fundações, órgãos governamentais, entre outros. Por isso, tecnicamente, o mais correto é a utilização da expressão entidade e não sociedade.
GABARITO A