SóProvas


ID
1630207
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das políticas públicas recentemente adotadas em que

Alternativas
Comentários
  • O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

    Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

    I - a estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;

    II - a estudante portador de deficiência, nos termos da lei;

    III - a professor da rede pública de ensino, para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda.

    A instituição que aderir ao Prouni ficará isenta dos seguintes impostos e contribuições no período de vigência do termo de adesão: 

    I - Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas;

    II - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;

    III - Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social;

    IV - Contribuição para o Programa de Integração Social.

    O termo de adesão terá prazo de vigência de 10 (dez) anos, contado da data de sua assinatura, renovável por iguais períodos e observado o disposto nesta Lei.

    O termo de adesão poderá prever a permuta de bolsas entre cursos e turnos, restrita a 1/5 (um quinto) das bolsas oferecidas para cada curso e cada turno.