SóProvas



Questões de Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão


ID
262564
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do período seguinte.

Com a responsabilidade de planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo e a política nacional de educação superior, a Secretaria de Educação Superior é também responsável por acompanhar diversos programas, entre eles: _________, que propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência à IFES e o _________ que oferece apoio financeiro para os alunos estrangeiros participantes do programa e estudantes-convênio.

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Educação Tutorial - PET - é um programa de excelência que se compromete a aprimorar os cursos de graduação. Os pilares para o seu funcionamento consistem no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, pontos primordiais no desempenho das atividades acadêmicas.

    São alguns dos principais objetivos do PET:

    **** promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa;

    ******estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando formar profissionais críticos e atuantes.

    ******Outras características relacionadas ao Programa incluem: atuação coletiva; interação contínua entre bolsistas e corpos docente e discente; implementação de ações voltadas para a comunidade; planejamento e execução de um programa com atividades diversificadas.

  • O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

    O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

    São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

  • O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos – em especial os africanos – nas áreas de educação e cultura.

    O projeto oferece apoio financeiro no valor de seiscentos e vinte e dois reais para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de educação superior. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres.

    Para concorrer ao Promisaes, o estudante, além de estar matriculado em instituição federal de educação superior, deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade em que estuda. A universidade, para aderir ao programa, precisa estar vinculada ao PEC-G e receber, regularmente, estudantes estrangeiros por meio desse programa.


ID
262576
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Raul cursou e concluiu o curso de Matemática em uma faculdade de natureza privada; a emissão do diploma dar-se-á da seguinte forma (Assinale a opção correta.)

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
    CAPÍTULO IV
    DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
    § 1º Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.

    Enunciado esquisito.

    Resposta correta letra 'd'


     


ID
262594
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A resolução n° 1, de 11 de fevereiro de 2009, estabelece diretrizes operacionais para a implantação do programa emergencial de segunda Licenciatura para os professores em exercício na educação básica. Este programa destina-se aos professores

Alternativas
Comentários
  • Resolução CNE nº 1, de 11 de fevereiro de 2009

    Art. 2o - O programa destina-se aos professores em exercício na educação básica pública
    pelo menos 3 (três) anos em área distinta da sua formação inicial.

ID
409192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens
seguintes.

Cada instituição de educação superior deve ter uma comissão própria de avaliação interna.

Alternativas
Comentários
  • As ações de avaliação interna e externa devem ser realizadas de forma

    combinada e complementar, havendo em ambas plena liberdade de expressão e busca

    de rigor e de justiça. A instituição deve fazer um grande esforço para motivar a

    comunidade e para envolver vários setores da comunidade externa a participarem dos

    processos avaliativos.


  • Conforme Lei Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004, temos:

    Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:

    Questão Certa.


ID
588961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um dos programas de avaliação da educação básica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo: 1) como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;

    2) como primeira fase;

    3) combinado com o vestibular da instituição;

    4) como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

    fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13427:perguntas-frequentes-novo-enem

  • As universidades possuem autonomia e poderão optar entre 4 (quatro) possibilidades de utilização do ENEM como processo seletivo:

    1) como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;

    2) como primeira fase;

    3) combinado com o vestibular da instituição;

    4) como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.


ID
774499
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à legislação de ensino no Brasil, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Básica no Brasil é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.

( ) A portaria MEC no 438/98 institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM,tendo como um dos objetivos constituir-se em modalidade de acesso a cursos profissionalizantes pós-médio.

( ) O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

( ) A Lei no 10.639 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Básica no Brasil é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio.

  • Artigo 1º - Instituir o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, como procedimento de avaliação do desempenho do aluno, tendo por objetivos: I – conferir ao cidadão parâmetro para auto-avaliação, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho; II – criar referência nacional para os egressos de qualquer das modalidades do ensino médio; III – fornecer subsídios às diferentes modalidades de acesso à educação superior; IV – constituir-se em modalidade de acesso a cursos profissionalizantes pós-médio. 


ID
819922
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou umdocumento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior. 

    O Plano Nacional de Educação (2014/2024) em movimento

  • Algumas datas históricas do PNE.

     

    Plano Nacional de Educação (PNE) previsto na Lei 10.172, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 9 de janeiro de 2001, sobretudo os financeiros, fazendo referência também tanto aos 2 projetos de lei de PNE encaminhados originariamente em 1998 à Câmara dos Deputados .

     

    Tais entidades (sobretudo sindicais ligadas à educação) se reuniram para este fim no II Congresso Nacional de Educação (CONED), em novembro de 1997 (2º Semestre/1997), em Belo Horizonte.

     

    MEC - quanto ao seu substitutivo, de autoria do seu relator, Deputado Nelson Marchesan, aprovado pela Câmara dos Deputados em junho de 2000 e pelo Senado em dezembro de 2000.

     

    O Plano Nacional de Educação (2014/2024) atualmente em movimento.

     

    O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos.

     

    A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 também foi orientada pelo PNE.


ID
824710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FNDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que, de acordo com a Lei n.º 12.695/2012, a União
pode prestar apoio técnico e financeiro suplementar às redes
públicas de educação básica das unidades federadas, julgue os itens
subsequentes.

Cabe à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior supervisionar a formação de professores da educação básica por meio da realização de avaliações nas instituições de educação superior.

Alternativas
Comentários
  • A CAPES avalia as Instituições de ensino. É a única entidade que tem tradição de determinar o descredenciamento (na prática, o fechamento) dos cursos que apresentam nota baixa ou deficiente. As bancas costumam cobrar o nome integral para confundir os candidatos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Coordena%C3%A7%C3%A3o_de_Aperfei%C3%A7oamento_de_Pessoal_de_N%C3%ADvel_Superior

ID
925441
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)

As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES e as demais Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs, poderão celebrar convênios e contratos com fundações de apoio de direito privado, sem fins lucrativos, cabendo ao Ministério Público realizar a sua fiscalização, podendo, inclusive, requerer a remoção de administradores, curadores e dirigentes, nos casos de gestão irregular.

Alternativas
Comentários
  • A questão está CERTA: 

    Lei 8958/94
    Art. 1o  As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES e as demais Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs, sobre as quais dispõe a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de 2004, poderão celebrar convênios e contratos, nos termos do inciso XIII do art. 24 da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, por prazo determinado, com fundações instituídas com a finalidade de dar apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, inclusive na gestão administrativa e financeira estritamente necessária à execução desses projetos.

    Art. 2o  As fundações a que se refere o art. 1o deverão estar constituídas na forma de fundações de direito privado, sem fins lucrativos, regidas pelo Código Civil, e por estatutos cujas normas expressamente disponham sobre a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência, e sujeitas, em especial:

            I - a fiscalização pelo Ministério Público, nos termos do Código Civil e do Código de Processo Civil;

  • Em qual dispositivo está a parte que fala em "remoção e administradores, curadores e dirigentes, nos casos de gestão irregular"?

    Deve estar certa  a questão, afinal, o MP pode requerer o que quiser, até prisão perpétua, banimento ou trabalhos forçados para os administradores. 

    Agora, se o juiz vai conceder é outra história.

    Apenas gostaria de saber se aquele trecho está em alguma lei.


ID
978547
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os cursos e programas em nível superior no Brasil, atualmente, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários

  • Lei 9.394/96 - LDB

    Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: (Regulamento)

    I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente; (Redação dada pela Lei nº 11.632, de 2007).

    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.


ID
978598
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ministério da Educação determina que cada instituição de ensino superior realize uma autoavaliação, que será o primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação. Para a realização dessa avaliação as instituições devem contar, especialmente, com:

Alternativas
Comentários
  • CPA: UM ÓRGÃO DO SINAES A SERVIÇO DA BOA QUALIDADE EDUCACIONAL

    A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, cria, em cada instituição de educação superior (IES), uma Comissão Própria de Avaliação, também identificada pela sigla CPA, nos seguintes termos:

    Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:

      I.  constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

      II.  atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

    A CPA é o órgão da IES com as atribuições de planejar, organizar e promover os processos internos de avaliação institucional e dos cursos superiores ofertados. Compete-lhe ainda acompanhar e avaliar os planos de melhorias institucionais e de cursos e a execução dos protocolos de saneamento de deficiências identificadas nas avaliações do MEC, nas ações de supervisão da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior).

    Fonte: http://www.abmes.org.br/abmes/noticias/detalhe/id/312


ID
978604
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes), por meio da oferta de assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital etc. Trata-se do:

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

    O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.

    Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos de acordo com a realidade de cada instituição. Criado em 2008, o programa recebeu, no seu primeiro ano, R$ 125,3 milhões em investimentos. Em 2009, foram R$ 203,8 milhões, a serem investidos diretamente no orçamento das Ifes. Para 2010, a previsão é de que sejam destinados R$ 304 milhões.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=607&id=12302&option=com_content


ID
978607
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de instituições públicas e privadas de ensino superior e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, na modalidade presencial ou a distância. A Secretaria deve zelar para que a legislação educacional seja cumprida e suas ações buscam induzir a elevação da qualidade do ensino por meio do estabelecimento de diretrizes para a expansão dos cursos e instituições, da conformidade às diretrizes curriculares nacionais e de parâmetros de qualidade de cursos e instituições. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • 1. SERES:A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de Instituições de Educação Superior (IES), públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior
    2.SESU: A Secretaria de Educação Superior (SESu) é a unidade do Ministério da Educação responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior
    3. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Planejar, orientar, coordenar e avaliar o processo de formulação e implementação da Política de Educação Profissional e Tecnológica;
    4. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: A Secretaria de Educação Básica zela pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a [...]




ID
1167361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.

Alternativas
Comentários
  • Credenciamento e Recredenciamento

    • Para iniciar suas atividades, as instituições de educação superior devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades.
    • Inicialmente a IES é credenciada como faculdade. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as respectivas prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.
    • O primeiro credenciamento da instituição tem prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para as universidades.
    • O recredenciamento deve ser solicitado pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto à secretaria competente.
    • http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=762&
    DEC. 5.773/2006
    Art. 1o Este Decreto dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.
    § 3o A avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES constituirá referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade.
    GAB: ERRADO

  • Conselho Nacional de Educação

  • Em caso de recurso, ele é encaminhado ao CNE (Conselho Nacional de Educação) para análise e julgamento.


ID
1167367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação.

Alternativas

ID
1167370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.

Alternativas
Comentários
  • É gratuito apenas às intituições públicas. 


ID
1167373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Errado - Os avaliadores não são indicados pelo Ministro da Educação e sim são sorteados dentre os integrantes no Banco Nacional de Avaliadores (BASIS).

  • Portaria Normativa/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010.

    "Art. 14. A tramitação do processo no INEP se iniciará com a geração de código de avaliação no sistema e-MEC e abertura de formulário eletrônico de avaliação para preenchimento pela instituição.

    § 1º As Comissões de Avaliação in loco de instituições serão compostas por três avaliadores e as de curso, por dois avaliadores, sorteados pelo sistema e-MEC dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorSINAES (Basis), observados os arts. 17-A a 17-H.


ID
1167376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.

Alternativas
Comentários
  • A comissão é composta por 2 (dois) avaliadores, nos casos de avaliações de cursos, e por 3 (três) avaliadores, nos casos de avaliações de IES, conforme disposto no § 1º do Art. 14 da Portaria Normativa n.º 40, consolidada e republicada em 29 de dezembro de 2010. Os avaliadores são sorteados dentre os integrantes do Banco Nacional de Avaliadores (BASIS).


    Fonte: http://portal.inep.gov.br/superior-basis-perguntas_frequentes


ID
1172419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.

Alternativas
Comentários
  • Será gratuito às insstituições públicas.


ID
1172425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.

Alternativas
Comentários
  • Para autorização: Essa avaliação é feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. Ela é feita por dois avaliadores, sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). Os avaliadores seguem parâmetros de um documento próprio que orienta as visitas, os instrumentos para avaliação in loco. São avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas.

    Para reconhecimento: Quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. Essa avaliação também é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

    Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos que não fazem ENADE, obrigatoriamente terão visita in loco para este ato autorizado."

    Fonte: Avaliação dos Cursos de Graduação  INEP


ID
1172428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  item.

 
O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.

Alternativas

ID
1172608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os prazos para credenciamentos são indistintos de validade para faculdades, centros universitários ou universidades.

Alternativas
Comentários
  • Art. 43, LDB:

    A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.


ID
1185940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.


O conceito de educação permanente abriga, além da educação em serviço, a compreensão no âmbito da formação técnica, de graduação e de pós-graduação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

  • alguém poderia indicar algo para ler sobre competência processual, por favor. 


ID
1281040
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As políticas de ações afirmativas visam promover:

Alternativas
Comentários
  • ações afirmativas são as ações que buscam corrigir a desigualdade entre homens e mulheres, ou entre brancos e negros, seja no âmbito da política, da educação ou do trabalho.


ID
1316419
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o Programa Universidade para Todos – Prouni, assinalando V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( ) Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
( ) Oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos às instituições de ensino que aderem ao Programa.
( ) É dirigido aos estudantes provenientes da rede pública, independentemente da renda, e aos da rede privada com renda familiar inferior a três salários mínimos.
( ) Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, sendo a inscrição gratuita e feita exclusivamente pela internet.
( ) Para obter a bolsa do Prouni, o candidato necessita fazer o vestibular e estar matriculado na instituição em que pretende cursar.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
1316422
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e expansão das Universidades Federais – Reuni, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1316428
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies):

Alternativas

ID
1346341
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As afirmativas seguintes fazem parte das políticas e programas de acesso à educação superior, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    LEI Nº 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012.

  • A Lei nº 12.711/2012, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

    Resposta: C


ID
1417036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O FIES e o Programa Universidade para Todos são iniciativas voltadas à democratização do acesso ao ensino superior, por meio da oferta de bolsas de estudos para que estudantes de baixa renda realizem cursos de graduação presenciais em instituições privadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    O FIES não oferta de bolsas de estudos! 

  • Pegadinha do malandro

  • PUTZZZZZZ ZZZZZZZ Dormi rsrs


ID
1417039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

Entre as inovações promovidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, incluem-se as possibilidades de que instituições privadas de ensino superior habilitem-se para a oferta de cursos técnicos de nível médio, financiados mediante concessão de bolsas na modalidade Bolsa-Formação Estudante, bem como de que empresas interessadas na qualificação de seus trabalhadores contratem o FIES.

Alternativas
Comentários
  • O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

     

    Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual são ofertados cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, utilizando as estruturas já existentes nas redes de educação profissional e tecnológica.

     

    A iniciativa oferta cursos técnicos para estudantes matriculados no ensino médio (cursos técnicos concomitantes), para quem concluiu o ensino médio (cursos técnicos subsequentes, por meio do Sisutec), para estudantes da educação de jovens e adultos e, ainda, cursos de qualificação profissional.

     

    Cursos técnicos subsequentes, por meio do SISUTEC: Instituições públicas e dos Serviços Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas habilitadas pelo MEC.

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/pronatec

     

     

  • Por meio da Bolsa Formação, a Setec/MEC apóia as instituições vinculadas às diversas redes de ensino do país na oferta de vagas gratuitas em cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional, custeando a abertura de vagas.

    Os recursos transferidos para as instituições ofertantes da Bolsa Formação/Pronatec abrangem todas as despesas de custeio das vagas, como mensalidades, materiais didáticos e encargos educacionais, podendo incluir o fornecimento de alimentação e transporte aos estudantes, de acordo com a Lei  e a Portaria que a regulamenta ().

    Iniciativa premiada

    Instituída em 2011, quando da criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), a Bolsa Formação da Setec/MEC foi reconhecida nacionalmente como estratégia inovadora no setor público ao ser premiada na 19ª Edição do .

    O concurso foi promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e busca valorizar iniciativas do poder público que promovem a melhoria da qualidade da gestão e dos serviços prestados à sociedade.

    Público

    A Bolsa Formação está voltada para:

    • estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
    • trabalhadores;
    • beneficiários dos programas federais de transferência de renda e;
    • estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.


ID
1432201
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As instituições de educação superior são classificadas:

I. em universidades, centros universitários, faculdades integradas, faculdades isoladas, escolas e institutos. Esta é uma ordem hierárquica em que a universidade é a instituição com maior autonomia;
II. do ponto de vista da categoria administrativa: públicas, quando criadas ou incorporadas e mantidas pelo poder público; privadas, quando criadas e mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado: particulares em sentido estrito; e as sem fins lucrativos que se enquadrem como comunitárias, confessionais ou filantrópicas;
III. na perspectiva acadêmica, a classificação se dá por meio de avaliação e credenciamento das instituições segundo normativos nacionais e específicos do seu respectivo sistema de ensino. Somente as instituições credenciadas como universidades gozam de autonomia plena nos termos constitucionais.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha do Item III, quando diz somente.

    CF/ 88.

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão


  • qual a pegadinha amigo? e não é somente elas que possuem autonomia?

    Abraços!

  • Essa questão esta errada pois os centros universitários se equiparam as universidades em relação a autonomia.


ID
1432219
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as seguintes características quanto à instituição universitária,

I. Mais de cinquenta por cento de seu corpo docente constituído por mestres e doutores e em regime de dedicação exclusiva.
II. Plurisdiciplinaridade e formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
III. Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por: (Regulamento) (Regulamento)

    I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

    II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

    III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

  • Gabarito: D


ID
1432252
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre a regulação da educação superior,

I. O sistema federal de ensino é responsável por autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos de educação superior em todo país.
II. O sistema federal de ensino é responsável por assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
III. O sistema federal de ensino é responsável pela fiscalização das instituições de educação superior credenciadas como faculdades, institutos, escolas ou centros universitários, enquanto que as instituições credenciadas como universidades somente serão fiscalizadas a cada década, quando da renovação de sua credencial.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Achei que o item I estava correto, mas conforme o decreto abaixo o erro está em dizer que o sistema federal de ensino é responsável por autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos de educação superior em todo país.

     DECRETO Nº 5.773, DE 9 DE MAIO DE 2006.

    Art. 5o No que diz respeito à matéria objeto deste Decreto, compete ao Ministério da Educação, por intermédio de suas Secretarias, exercer as funções de regulação e supervisão da educação superior, em suas respectivas áreas de atuação.

    § 2o À Secretaria de Educação Superior compete especialmente:

    I - instruir e exarar parecer nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior, promovendo as diligências necessárias;

    II - instruir e decidir os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e seqüenciais, promovendo as diligências necessárias;

  • I. O sistema federal de ensino é responsável por autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos de educação superior em todo país. Apenas os do seu sistema de ensino.


ID
1512541
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São objetivos da Política Nacional de Formação de Professores a

Alternativas
Comentários
  • a)

    ampliação das oportunidades de formação para o atendimento das políticas de Educação Especial, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação do Campo e de populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

  • O erro está em:

    b) maior rigor e controle

    c) premiação e bonificação financeira

    d) diferenciação e separação / esporádica.

     


ID
1527415
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO pode ser incluída como uma modalidade de educação no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Letra (B) "Educação Básica" é Nível e não modalidade.

    LDB

    CAPÍTULO I

    Da Composição dos Níveis Escolares

    Art. 21º.

    A educação escolar compõe-se de:

    I- Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - Educação superior.

    Modalidades de Ensino:
    EJA (Art. 37 ao 38)
    Educação Profissional (Art. 39 ao 42)
    Educação Especial (Art. 58 ao 60)
    Educação Indígena (Art 78 e 79)
    Ensino à Distância (Art. 80)

  • A educação se divide em dois níveis: Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Educação Superior.


ID
1527436
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o cidadão NÃO pode ser beneficiário do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Alternativas

ID
1527439
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual é o benefício oferecido aos estudantes pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI)?

Alternativas

ID
1527445
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa social que tem por fim oferecer

Alternativas

ID
1527451
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mesmo que exista disponibilidade de recursos, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) somente poderá custear alguns cursos e programas de nível superior.

Assinale a alternativa que apresenta o curso ou programa que NÃO poderá ser custeado pelo FIES.

Alternativas

ID
1542766
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os resultados considerados insatisfatórios ensejarão a celebração de protocolo de compromisso, a ser firmado entre a instituição de educação superior e o Ministério da Educação, que deverá conter:

I o diagnóstico objetivo das condições da instituição.
II os encaminhamentos, processos e ações a serem adotados pela instituição de educação superior com vistas à superação das dificuldades detectadas.
III a indicação de prazos e metas para o cumprimento de ações, expressamente definidas, e a caracterização das respectivas responsabilidades dos dirigentes.
IV a criação, por parte da instituição de educação superior, de comissão de acompanhamento do protocolo de compromisso.

Dentre os itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Lei 10861 - SINAES - Art 10

  • Gabarito: c

    Art 10. (lei 10.861): Os resultados considerados insatisfatórios ensejeraão a celebração de protocolo de compromisso, a ser firmado entre a instituição de educação superior e o Ministério da Educação que deverá  conter:

    I. o diagnóstico objetivo das condições da instituição;

    II. os encaminhamentos, processos e ações a serem adotados pela instituição de educação superior com vistas na superação das dificuldades detectadas;

    III. a indicação dos prazos e metas para o cumprimento de ações, expressamente definidas, e a caracterização das respectivas responsabilidades dos dirigentes ;

    IV. a criação, por parte da instituição de educação superior, de comissão de acompanhamento do protocolo de compromisso. 

     

     


ID
1542781
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre os cursos avaliados pelo ENADE em 2013 estão:

Alternativas
Comentários
  • A. Uma pergunta desnecessária, mas.......

    Em 2013: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; que conferem diploma de tecnólogo em: Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

    In: http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes

  • Uma pergunta decoreba. Que em nada mede a "qualidade" dos candidatos.

  • Acertei literalmente no chute, quem vai decorar isso?


ID
1542784
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Foram dispensados do ENADE 2013, inclusive do processo de inscrição, os estudantes:

I matriculados em cursos não descritos na Portaria Normativa nº 6, de 27/03/2013.
II que colaram grau até o dia 31/10/2013.
III oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data da realização do ENADE 2013, em instituições conveniadas com sua instituição de origem.

Dentre os itens acima:

Alternativas

ID
1542787
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A alteração de localidade de prova do ENADE permitirá à IES informar ao INEP a necessidade de providenciar esta alteração em caso de estudantes:

I em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora do município sede do próprio curso na data da realização do ENADE.
II de cursos de educação à distância.
III com mudança de endereço residencial após a primeira inscrição.

Dentre os itens acima:

Alternativas
Comentários
  • I em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora do município sede do próprio curso na data da realização do ENADE. 
    II de cursos de educação à distância. 

  • "O mesmo dispositivo legal faculta a possibilidade de alteração de localidade de prova para estudantes em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora da sede do curso e para estudantes da modalidade de educação a distância. A Instituição de Educação Superior (IES), durante o período de 13 a 31 de agosto de 2018, por meio da funcionalidade de alteração de localidade de prova, poderá alterar a localidade de prova inicialmente atribuída ao estudante, dentre as diversas opções de localidades de prova previstas para os cursos que terão seus desempenhos avaliados no Enade 2018."


    Fonte: http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes4 (pergunta 3.7)


ID
1542790
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para inscrição no ENADE de 2013 foram caracterizados como ingressantes de 2013 aqueles que iniciaram seu curso com matrícula no ano de 2013 e que tenham concluído a carga mínima do currículo em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    PORTARIA NORMATIVA Nº 840, DE 24 DE AGOSTO DE 2018.

    Art. 44. A avaliação promovida pelo Enade abrangerá estudantes ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado,

    licenciatura e superior de tecnologia que atendam aos critérios de habilitação definidos por esta Portaria Normativa.

    § 1º  Serão considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do

    Enade, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições.

  • A questão induz ao erro pois, como na colega Poliane destacou, a portaria 840/2018 afirma que devem participar os matriculados no ano da avalição e tenham entre 0 a 25% do curso concluído. Já a questão afirma que é necessário ter concluído no mínimo os 25%.


ID
1542793
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para inscrição no ENADE 2013 foram caracterizados como concluintes de 2013 todos os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo ENADE 2013 até julho de 2014; e aqueles que tenham cumprido a carga horária mínima do currículo do curso a ser avaliado pelo ENADE 2013 até o término do período de inscrição em:

Alternativas
Comentários
  • E

    Que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES. In: http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes

  • Portaria Normativa n.º 05/2016

    Art. 6.º Os estudantes habilitados dos cursos das áreas descritas no art. 1.º deverão participar do Enade 2016, independentemente da organização curricular adotada pela IES.

    § 1.º Para fins do disposto nesta Portaria Normativa, consideram-se:

    I - estudantes ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2016, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016, término do período previsto no art. 11;

    II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016, término do período previsto no art. 11; e

    III - estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016, término do período previsto no art. 11.

    Fonte: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2016/portaria_normativa_n05_de_09032016.pdf


ID
1542796
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O aluno habilitado ao ENADE 2013 na condição de concluinte que, inscrito pela IES, no prazo previsto, chegou após o horário regulamentar da aplicação em seu local de prova, por problemas de trânsito lento, não pode realizar a prova e foi considerado irregular no ENADE. Nesta condição:

I deverá ser inscrito pela IES como irregular no próximo ano.
II deverá comparecer à prova do ano seguinte e responder somente as questões de Formação Geral.
III somente poderá colar grau após a data da prova ENADE do próximo ciclo de sua área.
IV sua diplomação está vinculada ao ato de inscrição como irregular.

Dentre os itens acima:

Alternativas
Comentários
  • gabarito b

     

  • Não tem resposta. As opções corretas seriam I e II, pois a portaria 40 de 2007 informa no art. 33-L:

    § 3º O estudante que permanecer em situação irregular deverá ser inscritos no ENADE no ano seguinte, nesta condição. (I)

    § 6º Quando a responsabilidade pela não realização do exame for do estudante, esse deve requerer a regularização de sua situação, mediante a realização da prova geral de conhecimentos no ano seguinte (II).

    Não há dispositivo sobre o III e o IV.

    Se eu estiver errada, por favor, alguém me informe...

  • O estudante concluinte habilitado ao Enade 2019, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação.

    A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

    FONTE:https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade

  • O aluno habilitado que não for inscrito pela Coordenação, o aluno que não comparecer à prova, o aluno que for eliminado da sala de aplicação da prova e o aluno que não responder ao questionário do estudante geram a situação irregular. Aluno irregular, por força da lei, não pode colar o grau até que sua situação seja regularizada. Aluno em situação irregular = não integralização do curso (Enade é componente curricular obrigatório por lei).

    Fonte: universidade federal do Espirito Santo


ID
1542805
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As informações do censo postadas em 2013 no e-MEC fazem parte do cálculo dos indicadores de qualidade do ciclo que avaliou os cursos das áreas de:

Alternativas

ID
1542811
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Portaria Normativa nº 40/2007 ratifica que o ENADE seja realizado todos os anos, aplicando-se aos estudantes de cada área por triênios, e determina que o CPC, conforme orientação técnica aprovada pela CONAES, seja calculado no ano seguinte ao da realização do ENADE de cada área, com base na avaliação de:

I desempenho de estudantes.
II corpo docente.
III infraestrutura.
IV recursos didático-pedagógicos e demais insumos.

Dentre os itens acima:

Alternativas
Comentários
  • o ENADE aferi todos os itens.

  • Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) são utilizados pelo Ministério da Educação na elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e seus respectivos cursos superiores.

    Aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004 e que, além da avaliação estudantil, também contempla a avaliação dos cursos e instituições. 

    Com base no Enade, são calculados, anualmente, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também considera em sua composição a situação do corpo docente e de infraestrutura, entre outros insumos, e o Índice Geral de Cursos (IGC), que sintetiza em um único indicador o desempenho de todos os cursos de graduação e pós-graduação de uma instituição. 

    Esses indicadores subsidiam o MEC nas atividades de regulação, por meio das quais o ministério credencia e recredencia as universidades, centros universitários e faculdades e autoriza, reconhece e renova o reconhecimento de cursos.

    Além da regulação, os processos de supervisão instaurados pelo ministério também têm como um dos critérios considerados o desempenho de instituições e cursos no IGC e CPC, respectivamente. O desempenho insatisfatório de um curso ou instituição nas avaliações, por exemplo, pode levar o ministério a determinar desde medidas de enfoque corretivo dos problemas até abertura de processo administrativo para aplicação de penalidades. 

    Além disso, o desempenho nas avaliações é um dos critérios observados pelo MEC para a participação de instituições e seus respectivos cursos superiores em programas como o Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

  • Portaria Normativa MEC 40,de 2007

     

    Art. 33-B, § 1º O CPC será calculado no ano seguinte ao da realização do ENADE de cada área, observado o art. 33-E, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infra-estrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela CONAES.


ID
1569808
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que se refere a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos.

II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade.

III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.

IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.

Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA: D

  • Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.

    [Fonte]: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/coea/pncpr/O_que_sao_PoliticasPublicas.pdf

  • I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos. 

    II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade. 

    III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.


ID
1579420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue o item que se segue.


A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior realiza visitas in loco para verificar as condições dos cursos oferecidos pelas instituições.


Alternativas
Comentários
  • Quem realiza a avaliação In loco é o CAPES - Fundação Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior.

  • ART. 4º

    [...]

     

     § 1o A avaliação dos cursos de graduação utilizará procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais obrigatoriamente as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.

     

    A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior realiza visitas in loco para verificar as condições dos cursos oferecidos pelas instituições. (ERRADA)

  • o CONAES ( Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior ) é um órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, com as seguintes atribuições: 

    I – propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes;

    II – estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;

    III – formular propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;

    IV – articular-se com os sistemas estaduais de ensino, visando a estabelecer ações e critérios comuns de avaliação e supervisão da educação superior;

    V – submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE;

    VI – elaborar o seu regimento, a ser aprovado em ato do Ministro de Estado da Educação;

    VII – realizar reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, sempre que convocadas pelo Ministro de Estado da Educação.

  • Obrigada Paula Lins


ID
1579435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o item.


As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.


Alternativas
Comentários
  • e-MEC - O e-MEC foi criado para fazer a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Em funcionamento desde janeiro de 2007, o sistema permite a abertura e o acompanhamento dos processos pelas instituições de forma simplificada e transparente. Acesse o e-MEC

     

    ERRO TODAS ESSAS SIGLAS, ESTOU PESQUISANDO PARA COMPREENDÊ-LAS

  • Portaria Normativa/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010.

    "Art. 14. A tramitação do processo no INEP se iniciará com a geração de código de avaliação no sistema e-MEC e abertura de formulário eletrônico de avaliação para preenchimento pela instituição.

    § 1º As Comissões de Avaliação in loco de instituições serão compostas por três avaliadores e as de curso, por dois avaliadores, sorteados pelo sistema e-MEC dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorSINAES (Basis), observados os arts. 17-A a 17-H.


ID
1579438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  item.


O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.


Alternativas
Comentários
  • Errada

    e-MEC - O e-MEC foi criado para fazer a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Em funcionamento desde janeiro de 2007, o sistema permite a abertura e o acompanhamento dos processos pelas instituições de forma simplificada e transparente.

    http://portal.mec.gov.br/e-mec-sp-257584288

     


ID
1579441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  item.


Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino.


Alternativas
Comentários
  • alguém explica esta questão? Por favor. 

  • Portaria Normativa/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010.

    "Art. 14. A tramitação do processo no INEP se iniciará com a geração de código de avaliação no sistema e-MEC e abertura de formulário eletrônico de avaliação para preenchimento pela instituição.

    § 1º As Comissões de Avaliação in loco de instituições serão compostas por três avaliadores e as de curso, por dois avaliadores, sorteados pelo sistema e-MEC dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorSINAES (Basis), observados os arts. 17-A a 17-H.

  • Art. 14. A tramitação do processo no INEP se iniciará com a geração de código de avaliação no sistema e-MEC e abertura de formulário eletrônico de avaliação para preenchimento pela instituição.(NR)

    § 1o As Comissões de Avaliação in loco de instituições serão compostas por três avaliadores e as de curso, por dois avaliadores, sorteados pelo sistema e-MEC dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES (Basis), observados os arts. 17-A a 17-H. (NR)

  • GABARITO: E.

    "Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino."

     As avaliações são realizadas pelas comissões de avaliadores designadas pelo INEP caracteriza-se pela visitas in loco aos cursos e instituições públicas e privadas.


ID
1579444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  item.


O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.


Alternativas
Comentários
  • A Secretaria de Educação Superior (Sesu) tem por atribuição planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política nacional de educação superior. Cabe-lhe propor e executar programas voltados para a ampliação do acesso e da permanência de estudantes na etapa da formação superior. Em conjunto com o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), é responsável pela política da oferta e financiamento e de apoio ao estudante do ensino superior. Atua também para estabelecer políticas e executar programas voltados às residências em saúde, bem como incentiva e apoia a capacitação das instituições de educação superior para desenvolverem programas de cooperação internacional, a fim de proporcionar o aumento do intercâmbio de pessoas e de conhecimento e de dar maior visibilidade internacional à educação superior do Brasil. Outras duas importantes atribuições são o desenvolvimento de ações e políticas de formação para profissionais de educação básica junto às instituições da Rede Federal de Ensino Superior e a construção de um quadro de referência de qualidade para a modalidade de educação a distância.

    EU NÃO SABIA. 

     


ID
1579447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  item.


Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação.


Alternativas

ID
1579603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os item que se segue.


O processo de avaliação será realizado em todas as universidades, centros universitários, faculdades, indistintamente de pertencerem à União, aos estados, ao DF, aos municípios ou à iniciativa privada.


Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar porque está errada?

  • Também não entendi por que está errada. Estou procurando na lei 10.861

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm


ID
1579609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os item que se segue.


Os prazos para credenciamentos são indistintos de validade para faculdades, centros universitários ou universidades.


Alternativas
Comentários
  • O primeiro credenciamento da instituição tem prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para as universidades

     

    :)


ID
1579627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o próximo item.


Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação


Alternativas

ID
1579630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o próximo item.


Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino.


Alternativas
Comentários
  • ALGUÉM COMENTA PARA MIM, POR FAVOR!

  • as visitas in loco sao feitas por uma comissão feita pelo inep

  • Portaria Normativa/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010.

    "Art. 14. A tramitação do processo no INEP se iniciará com a geração de código de avaliação no sistema e-MEC e abertura de formulário eletrônico de avaliação para preenchimento pela instituição.

    § 1º As Comissões de Avaliação in loco de instituições serão compostas por três avaliadores e as de curso, por dois avaliadores, sorteados pelo sistema e-MEC dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorSINAES (Basis), observados os arts. 17-A a 17-H.

  • Os avaliadores deverão atender às convocações do Inep para atualizações, sempre que necessário.


ID
1579633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o próximo item.


As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.


Alternativas
Comentários
  • São dois avaliadores.

  • A Comissão Avaliadora será constituída por, no mínimo, dois avaliadores designados eletronicamente entre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sinaes - BASis ou do Banco de Avaliadores de Escolas de Governo para o Saeg, conforme o caso.


ID
1579636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o próximo item.


O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.


Alternativas
Comentários
  • POR FAVOR, ALGUÉM COMENTA PARA MIM?

  • não citou o mais "fácil" rsrs ..SAÍA...

  • A atividade de avaliação, para fins de instrução dos processos de autorização e reconhecimento de cursos, bem como credenciamento de instituições de educação superior e escolas de governo - EGov, e suas respectivas renovações, reavaliações e aditamentos, terá início a partir da tramitação eletrônica do processo à fase de avaliação, com a criação de um código de avaliação, e se concluirá com a disponibilização do relatório de avaliação para manifestação das instituições avaliadas e da Secretaria competente deste Ministério.


ID
1579849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue o item subsecutivo.

Os prazos para credenciamentos são indistintos de validade para faculdades, centros universitários ou universidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    LDB:


    Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, TERÃO PRAZOS LIMITADOS, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.

  • O primeiro credenciamento da instituição tem prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para as universidades


ID
1579864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o próximo item.


As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    6. Por quantos avaliadores é formada uma comissão de avaliadores?

    A COMISSÃO é composta por 2 avaliadores, nos casos de avaliações de cursos, e por 3 avaliadores, nos casos de avaliações de IES, conforme disposto no § 1º do Art. 14 da Portaria Normativa n.º 40, consolidada e republicada em 29 de dezembro de 2010. Os avaliadores são sorteados dentre os integrantes do Banco Nacional de Avaliadores (BASIS).


    Fonte: http://portal.inep.gov.br/superior-basis-perguntas_frequentes

  • Não seria o art. 231 do ECA ?

  • sim, seria.


ID
1579867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  próximo  item.


O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.

Alternativas

ID
1579873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  próximo item.


Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação.


ID
1579876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  próximo item.


O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.

Alternativas

ID
1579879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  próximo  item.


Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Portaria Normativa/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010.

    "Art. 14. A tramitação do processo no INEP se iniciará com a geração de código de avaliação no sistema e-MEC e abertura de formulário eletrônico de avaliação para preenchimento pela instituição.

    § 1º As Comissões de Avaliação in loco de instituições serão compostas por três avaliadores e as de curso, por dois avaliadores, sorteados pelo sistema e-MEC dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorSINAES (Basis), observados os arts. 17-A a 17-H.


ID
1582264
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ministério da Educação – MEC –, no exercício de suas atribuições, é assessorado por órgãos que desempenham importantes funções.


Sobre a área de atuação de cada um desses órgãos, é correto afirmar:


A avaliação e a consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado, no território nacional, e a formação de professores da Educação Básica é de competência do FNDE.

Alternativas

ID
1603228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Elaborado sob a responsabilidade da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Plano Nacional de Pós-Graduação PNPG 2011-2020 apresenta um conjunto de recomendações dentre as quais, podemos citar:

Alternativas

ID
1603258
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A expansão do ensino superior no Brasil tem ocorrido em ritmo constante, especialmente a partir da primeira década do atual século, sendo, em parte, resultante de ações e de programas ministeriais que têm por objetivos ampliar a oferta de vagas em cursos de graduação e a permanência de estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior federais.

Pode-se citar como dois exemplos de programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação com os objetivos mencionados:

Alternativas
Comentários
  • Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)

    A meta é dobrar o número de alunos nos cursos de graduação em dez anos, a partir de 2008, e permitir o ingresso de 680 mil alunos a mais nos cursos de graduação. 

    Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)

    O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa. 


ID
1603261
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A ampliação da demanda por educação superior observada nas últimas décadas no Brasil resultou no aumento do número de cursos e instituições de ensino superior. A qualidade do ensino ofertado passou, com efeito, a constituir tema de preocupação da sociedade e do Estado. Por consequência, a autorização e o credenciamento de cursos de graduação e de cursos sequenciais tem sido objeto de nova regulamentação, por parte de órgãos do Ministério da Educação.

Nesse sentido, compete à Secretaria de Educação Superior

Alternativas

ID
1603267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

52 A importância dos dados estatísticos referentes à formação de mestres e doutores no país e no exterior, destinados à definição de novas políticas para a pós-graduação no Brasil, veio a exigir maior precisão desses dados.
Nesse sentido, seguindo o prescrito na Portaria no 099, de 21 de dezembro de 2005, os programas de pós-graduação, acompanhados e avaliados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, deverão, em meio eletrônico

Alternativas

ID
1603273
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A atual expansão do ensino superior conta com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), regulamentado pelo Decreto no 6.096, de 24 de abril de 2007, que busca ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

Conforme o referido Decreto, o Programa tem como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para

Alternativas
Comentários
  • Art. 1  Fica instituído o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, com o objetivo de criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.

    § 1  O Programa tem como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento e da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito, ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano.

    § 2  O Ministério da Educação estabelecerá os parâmetros de cálculo dos indicadores que compõem a meta referida no § 1.


ID
1630207
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das políticas públicas recentemente adotadas em que

Alternativas
Comentários
  • O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

    Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

    I - a estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;

    II - a estudante portador de deficiência, nos termos da lei;

    III - a professor da rede pública de ensino, para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda.

    A instituição que aderir ao Prouni ficará isenta dos seguintes impostos e contribuições no período de vigência do termo de adesão: 

    I - Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas;

    II - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;

    III - Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social;

    IV - Contribuição para o Programa de Integração Social.

    O termo de adesão terá prazo de vigência de 10 (dez) anos, contado da data de sua assinatura, renovável por iguais períodos e observado o disposto nesta Lei.

    O termo de adesão poderá prever a permuta de bolsas entre cursos e turnos, restrita a 1/5 (um quinto) das bolsas oferecidas para cada curso e cada turno.


ID
1712650
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das finalidades do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020/Capes, para a formação em nível de pós-graduação stricto sensu, é

Alternativas

ID
1712656
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pesquisa é o núcleo central da pós-graduação stricto sensu, e o incentivo por meio de bolsas aos pesquisadores brasileiros é garantido, entre outras, por duas agências de fomento públicas que são

Alternativas

ID
1712659
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Além das agências de fomento nacionais, a pós-graduação stricto sensu conta com o Programa de Cooperação Internacional da CAPES, que tem a finalidade de

Alternativas

ID
1732636
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 Constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação:

I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

II. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

III. Colégio Pedro II.

IV. Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

Assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
1762423
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) instituído com a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, atenderá prioritariamente

Alternativas
Comentários
  • "Segundo sua Lei de criação (Lei 12.513/2011), o Pronatec deverá atender, prioritariamente, os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral."

    (Fonte: http://portal.mec.gov.br/pronatec/perguntas-frequentes)


ID
1767820
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa de Extensão Universitária (ProExt), criado em 2003, tem como objetivo principal apoiar as instituições públicas e privadas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para o desenvolvimento da vida social, cultural e profissional dos brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. 
    Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. 

    Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12241&ativo=488&Itemid=487


    O erro está em intituições privadas .

  • Concordo que o erro esteja em " privadas", mas também em brasileiros, pois se incluem-se estrangeiros nesse programa. 

    O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. 

    Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. 


ID
1767847
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Ciência sem Fronteiras" é um programa do Governo Federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), que visa promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira através do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Alternativas
Comentários
  • Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

     

    Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa

  • Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

    O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.


ID
1767856
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Apenas metade das Universidades Federais e dos Institutos Federais de Educação aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.

Alternativas
Comentários
  • "Infelizmente tais oportunidades não foram aproveitadas nas
    propostas de reestruturação da rede federal de Ensino Superior, no contexto do REUNI; a
    única exceção parece ter sido a iniciativa do PROFIS da Unicamp, acima mencionada
    ."

    Página 56 do Plano orientador.

  • Todas as universidades aderiram ao programa e apresentaram planos de reestruturação.

     

    ERRADA


ID
1791700
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo e complete as lacunas:

Os Cursos de Pós-Graduação são programas de mestrado e doutorado (______) e cursos de especialização (______) abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. As modalidades de pós-graduação lato sensu oferecem um _____ e a de stricto sensu oferecem um ______ para os estudantes concluintes.

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

Alternativas
Comentários
  • Pós-Graduação stricto sensu (DIPLOMA)

    programas de mestrado e doutorado

    Pós-Graduação lato sensu (CERTIFICADO)

    cursos de especialização


ID
1791796
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie se o PNAES foi instituído com a finalidade de:

I. Ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal por meio da democratização das condições de permanência e da minimização dos efeitos das desigualdades sociais.

II. Ampliar a construção de instituições de nível superior para fazer face à demanda dos jovens que finalizam o ensino médio em todo o país.

III. Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, bem como reduzir as taxas de retenção e evasão de alunos da educação superior, contribuindo para a inclusão social pela educação.

IV. Manter o sistema de seleção de alunos candidatos ao ensino superior público federal, com isenção de cotas de qualquer espécie ou natureza.

Estão corretas as finalidades:

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. 

    O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa. 

    Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos de acordo com a realidade de cada instituição. Criado em 2008, o programa recebeu, no seu primeiro ano, R$ 125,3 milhões em investimentos. Em 2009, foram R$ 203,8 milhões, a serem investidos diretamente no orçamento das Ifes. Para 2010, a previsão é de que sejam destinados R$ 304 milhões.

    Acesse o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010.

    http://portal.mec.gov.br/pnaes?id=12302%27/**/And/**/(SELECT/**/2)=%272

     

    Gabarito B


ID
1902145
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007, que institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, tem como diretrizes:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    a) Redução das taxas de evasão, ocupação das vagas ociosas e aumento das vagas de ingresso, especialmente no período diurno. NOTURNO

     b) Diversificação das modalidades de pós-gradua­ ção GRADUAÇÃO, preferencialmente aquelas não voltadas à profissionalização precoce e especializada.

     c) Ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil. CORRETA

     d) Articulação da graduação com a pós-graduação e da Educação Superior com a Educação Profissional. BÁSICA

     e) Ampliação da mobilidade estudantil prioritariamente aos cursos da área econômica. (A lei não fala de nenhuma prioridade em relação à mobilidade)

  • Art. 2  O Programa terá as seguintes diretrizes:

    I - redução das taxas de evasão, ocupação de vagas ociosas e aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno;

    II - ampliação da mobilidade estudantil, com a implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior;

    III - revisão da estrutura acadêmica, com reorganização dos cursos de graduação e atualização de metodologias de ensino-aprendizagem, buscando a constante elevação da qualidade;

    IV - diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce e especializada;

    V - ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil; e

    VI - articulação da graduação com a pós-graduação e da educação superior com a educação básica.


ID
1920145
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma escola da rede municipal de São Paulo está recebendo uma pesquisadora vinculada a uma Faculdade de Educação. A pesquisadora, na apresentação da proposta de trabalho aos professores, ressaltou a relação entre a escola e a universidade na gestão do conhecimento.
A partir das reflexões propostas pelo documento “Programa Mais Educação: São Paulo”, sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Professora Selma Rocha, em sua fala de síntese, existe um entendimento corrente que não é adequado à visão de educação que se pretende concretizar: o entendimento de que cabe à universidade pesquisar e à escola reproduzir. Na realidade, cabe à universidade pesquisar e à escola investigar. O pesquisador universitário trabalha com a formulação teórica sobre a prática, enquanto os educadores, na escola, investigam para agir: não se pode subtrair da escola o caráter de investigação e de criação cultural.

    https://causosescolares.files.wordpress.com/2015/08/subsc3addios-1-subsc3addios-para-a-implantac3a7c3a3o.pdf


ID
1961233
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a LDB, Capítulo IV da Educação Superior, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Há um prazo definido para o credenciamento de instituições de educação - 3 anos para faculdades e 5 para universidades.

     

  • Letra: A

    Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.(Regulamento)        (Regulamento)       (Vide Lei nº 10.870, de 2004)

  • Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem
    como o credenciamento de instituições de educação superior,
    terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após
    processo regular de
    avaliação.(Regulamento) (Regulamento) (Vide Lei nº 10.870,
    de 2004)

  • Altenativa correta (A)..

    POIS NO REGULAMENTO -- Lei nº 10.870, de 2004- EM SEU  Art. 46. A  autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.

  • Obs.: Vale pensar que os credenciamentos (identificação e reconhecimento) de instituição de educação superior terão prazos que acabam, porém podem ser prorrogados.

  • A alternativa ''D'' está corretíssima, cuidado!

    Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

  • a) (Gabarito) Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.

    b)Art. 45. A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.

    c)Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.

    d)Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.  

  • A) a autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos ilimitados.

    Errada! O fundamento da alternativa está no art. 46, caput. Vajamos:

    Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.

    B) a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.

    Certa, nos termos do art. 45:

    A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.

    C) os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.

    Certa, nos termos do art. 48, caput:

    Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.

    D) na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    Certa, conforme art. 47, caput:

    Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    GABARITO: alternativa “A”

  • Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.                

    § 1º Após um prazo para saneamento de deficiências eventualmente identificadas pela avaliação a que se refere este artigo, haverá reavaliação, que poderá resultar, conforme o caso, em desativação de cursos e habilitações, em intervenção na instituição, em suspensão temporária de prerrogativas da autonomia, ou em descredenciamento.                          

    § 2º No caso de instituição pública, o Poder Executivo responsável por sua manutenção acompanhará o processo de saneamento e fornecerá recursos adicionais, se necessários, para a superação das deficiências.

    § 3º No caso de instituição privada, além das sanções previstas no § 1 deste artigo, o processo de reavaliação poderá resultar em redução de vagas autorizadas e em suspensão temporária de novos ingressos e de oferta de cursos.                  

    § 4º É facultado ao Ministério da Educação, mediante procedimento específico e com aquiescência da instituição de ensino, com vistas a resguardar os interesses dos estudantes, comutar as penalidades previstas nos §§ 1º e 3º deste artigo por outras medidas, desde que adequadas para superação das deficiências e irregularidades constatadas.                 

    § 5º Para fins de regulação, os Estados e o Distrito Federal deverão adotar os critérios definidos pela União para autorização de funcionamento de curso de graduação em Medicina.                          


ID
2001214
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), regulamentado pela Portaria no 40, de 3 de abril de 2013, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, é um projeto direcionado às Instituições de Ensino Superior que possuam cursos de licenciatura em funcionamento. Sobre os objetivos do Prodocência, considere as afirmativas abaixo.
I - O Prodocência tem como objetivo apoiar propostas de desenvolvimento de projetos que contemplem novas formas de organização curricular, gestão institucional e/ou a renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura, por meio do trabalho cooperativo entre esses cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da educação básica.
II - O Prodocência tem como objetivo apoiar projetos institucionais que contemplem a qualificação para o exercício da docência de profissionais graduados egressos de cursos superiores de engenharias e da saúde, mediante o emprego de metodologias e estratégias didáticas inovadoras, sejam eles realizados de modo presencial, semipresencial ou a distância.
III - O Prodocência tem como objetivo apoiar propostas que contemplem experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e/ou exitosas nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes, inclusive mediante implementação, utilização e adequação de espaços voltados para a formação de professores.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Nunca ouvi falar de "Prodocência". Acertei pela lógica e eliminação. O concurseiro tem usar várias armas. rsrsrsr.

  • PRA NUNCA MAIS ERRAR...

    PRODOCÊNCIA:

    I - O Prodocência tem como objetivo apoiar propostas de desenvolvimento de projetos que contemplem novas formas de organização curricular, gestão institucional e/ou a renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura, por meio do trabalho cooperativo entre esses cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da educação básica.

    II - O Prodocência tem como objetivo apoiar propostas que contemplem experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e/ou exitosas nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes, inclusive mediante implementação, utilização e adequação de espaços voltados para a formação de professores.


ID
2001217
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, quais sejam, Atos Autorizativos (credenciamento de IES, autorização e reconhecimento de cursos) e Atos Regulatórios (recredenciamento de IES e renovação de reconhecimento de cursos de graduação), é de competência do

Alternativas
Comentários
  • D

     

    Atos Autorizativos e Atos Regulatórios(http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes-autorizacao):

    Os resultados da avaliação realizada pelo SINAES subsidiarão os processos de regulação que compreendem:

    • Atos Autorizativos: credenciamento de IES, autorização e reconhecimento de cursos;
    • Atos Regulatórios: recredenciamento de IES e renovação de reconhecimento de cursos.

  • SISU - é o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição.

     

     MEC - órgão da administração federal direta, tem como área de competência a política nacional de educação; a educação infantil; a educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, educação superior, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar; a avaliação, a informação e a pesquisa educacionais; a pesquisa e a extensão universitárias; o magistério e a assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.

     

    Conselho Nacional de Educação-CNE, órgão colegiado do MEC,  instituído pela Lei 9.131/95, com a finalidade de colaborar na formulação da Política Nacional de Educação e exercer atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro da Educação.

     

    SINAES - tem o objetivo de assegurar  processo nacional de avaliação  das instituições  de  educação superior, dos cursos de   graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

     

    INEP Anísio Teixeira - é uma autarquia federal vinculada ao MEC, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

     

     

  • DECRETO Nº 5.773, DE 9 DE MAIO DE 2006.

     

    CAPÍTULO I

    DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SISTEMA FEDERAL DE ENSINO

     

    Art. 1º Este Decreto dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.

    (...)

    § 3º  A avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES constituirá referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade.

  • Gabarito letra D.

    O Decreto 5.773, de 9 de maio de 2006 foi revogado pelo Decreto 9.237 de 2017

    E o art. 1º,  § 3º  possui a seguinte redação: "A avaliação será realizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, com caráter formativo, e constituirá o referencial básico para os processos de regulação e de supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade."


ID
2001229
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às escolas públicas de educação básica e aos seus professores, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), conforme disposto no Decreto nº 7.219/2010, estabelece como objetivos, entre outros,

Alternativas
Comentários
  •  c)

    incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e mobilizar os professores das escolas públicas de educação básica como coformadores dos futuros docentes.


ID
2001235
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Governo Federal mantém uma série de portais e sites, a fim de melhor atender às demandas de cidadãos, alunos, professores e pesquisadores. O portal mantido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para “unir todas as informações referentes aos pesquisadores e usuários da Agência”, chama-se

Alternativas
Comentários
  • http://carloschagas.cnpq.br


ID
2001238
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), realiza papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação.
Dentre suas atividades, está a avaliação de cursos e programas de pós-graduação, EXCETO o de

Alternativas
Comentários
  • Pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização , ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma .

    Pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado, ao final do curso o aluno obterá diploma. .

  • gab. A

     


ID
2001244
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Secretaria de Educação Superior (SESu) é a unidade do Ministério da Educação responsável por

Alternativas
Comentários
  • "A Secretaria de Educação Superior (SESu) é a unidade do Ministério da Educação responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior. A manutenção, a supervisão e o desenvolvimento das instituições públicas federais de ensino superior (Ifes) e a supervisão das instituições privadas de educação superior, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), também são de responsabilidade da SESu."

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/sesu-secretaria-de-educacao-superior/apresentacao

  • A. estimular a colaboração entre os sistemas para que as metas de seus respectivos planos de educação sejam consonantes ao PNE, pela via da constituição de uma Rede de Apoio Técnico Nacional para elaboração ou adequação dos planos de educação, cujo prazo determinado pela lei é de um ano.

    A Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE)

    B regular e supervisionar as Instituições de Educação Superior (IES), públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior; e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, e de pós-graduação lato sensu, todos na modalidade presencial ou a distância. A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES)

    C. planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior, assim como pela manutenção, a supervisão e o desenvolvimento das instituições públicas federais de ensino superior (Ifes) e a supervisão das instituições privadas de educação superior. A Secretaria de Educação Superior (SESu)

    D. planejar, orientar, coordenar e avaliar o processo de formulação e implementação da Política de Educação Profissional e Tecnológica, além de acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

    E.supervisionar e coordenar as atividades das secretarias integrantes da estrutura do ministério e das entidades a ele vinculadas; auxiliar o ministro na definição de diretrizes e na implementação das ações em educação; e supervisionar e coordenar as atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e orçamento. Secretaria Executiva 


ID
2001247
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Programa ou Ação do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior é o

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Art. 1o Fica instituído, sob a gestão do Ministério da Educação, o Programa Universidade para Todos - PROUNI, destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (cinqüenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos.


ID
2001253
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.
Esse programa está vinculado à(ao)

Alternativas
Comentários
  • As atividades da Capes podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

    **avaliação da pós-graduação stricto sensu;

    **acesso e divulgação da produção científica;

    **investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;

    **promoção da cooperação científica internacional.

    **indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância

     

     

  • CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 


ID
2062723
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.
Os números do ENADE
“Como ocorreu nos anos anteriores, assim que os números do ENADE de 2011 foram divulgados o ministro da Educação afirmou que as instituições de ensino superior reprovadas serão punidas. As autoridades educacionais sempre ameaçaram de fechamento as faculdades, centros universitários e universidades sem qualidade, mas, na maioria dos casos, limitaram‐se a reduzir o número de vagas e a extinguir alguns cursos.”
(Editorial do Jornal O Estado de São Paulo de 12 de dezembro de 2012)

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia

Alternativas
Comentários
  • O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.


ID
2062738
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entenda por que redação do Enem com hino e miojo não vale nota zero

Segundo órgão que aplica o Enem, fuga do tema foi parcial nas redações.

Textos com hino do Palmeiras e receita de miojo tiveram nota 500 e 560.
“Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que inseriram uma receita de miojo e trechos do hino do Palmeiras na redação disseram ao G1 que esperavam tirar nota zero na prova. Segundo eles, a intenção era testar o sistema de correção da prova de redação. No entanto, de acordo com Paulo Portela, diretor‐geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), órgão da Universidade Federal de Brasília (UnB) responsável pela aplicação do Enem, o edital do exame tem regras claras sobre as transgressões que anulam a prova. E trechos fora de propósito escondidos entre parágrafos pretensamente sérios não configuram uma fuga completa ao tema. Esta falha só existe se o candidato não cita a proposta da prova em nenhuma parte de seu texto.” 
(Publicado no site G1.com.br em 21/3/2013)
De acordo com o item 14.9 do Edital nº 3, de 24 de maio de 2012, são condições para atribuição de nota zero na redação da prova do ENEM: 

Alternativas
Comentários
  • Não atender à proposta solicitada, apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, não apresentar o texto escrito na Folha de Redação, ou com até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação


ID
2070682
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Criado pela Lei n.º 10.861/2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três avaliações principais: das instituições; dos cursos; e do desempenho dos estudantes. Acerca do SINAES, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Art.1. § 1º. O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

    b) C

    c) Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação...

    d) Além do Enade, que avalia o desempenho acadêmico dos estudantes, existe a avaliação institucional e avaliação de cursos de graduação.

    e) As universidades (e não todas as instituições) têm a autonomia de criar, organizar e extinguir cursos. A avaliação é de competência do SINAES, orgão do MEC, bem como o fechamento de cursos. 

  •  a) é utilizado pelo Ministério da Educação para classificar as instituições de ensino superior, identificando as melhores e as piores instituições do País. (NÃO POSSUI ESSE OBJETIVO)

     b) avalia as instituições de ensino superior nos aspectos ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente e instalações. (CORRETO)

     c) as instituições de ensino têm a opção de estabelecer uma comissão própria de avaliação para realizar suas avaliações internas. (NÃO TÊM OPÇÃO, SÃO OBRIGADAS A TER)

     d) o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é o único instrumento de avaliação externa utilizado pelo SINAES. (HÁ OUTROS INSTRUMENTOS)

     e) as instituições de ensino superior têm total autonomia para criar, avaliar e fechar cursos superiores de educação nos níveis técnico, tecnólogo, bacharelado e licenciatura. (NÃO HÁ ESSA AUTONOMIA)

  • Ao se assegurar conceitos para as instituições avaliadas, está se mantendo uma relação de hierarquização


ID
2070739
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) visa a

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

     

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm


ID
2070742
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito ao PNAES, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o  As ações de assistência estudantil serão executadas por instituições federais de ensino superior, abrangendo os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente.

    Parágrafo único.  As ações de assistência estudantil devem considerar a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm

  • E. Art. 8

    o

     As despesas da PNAES correrão à conta das dotações 

    orçamentárias anualmente consignadas ao Ministério da Educação ou às 

    instituições federais de ensino superior, devendo o Poder Executivo 

    compatibilizar a quantidade de beneficiários com as dotações orçamentárias 

    existentes, observados os limites estipulados na forma da legislação 

    orçamentária e financeira vigente.