SóProvas


ID
1630372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre o parecer do auditor independente, analise as afirmativas a seguir.

I - Uma limitação na extensão do trabalho conduz aos tipos de parecer com Ressalva ou Abstenção de Opinião.

II - A discordância da administração da entidade, a respeito do conteúdo e da forma de apresentação das demonstrações contábeis, remete aos pareceres do tipo Ressalva ou Adverso, a juízo do auditor.

III - Quando houver incerteza em relação a fato relevante, cujo desfecho poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira de uma entidade, bem como o resultado de suas operações, o auditor deve adicionar um parágrafo de ênfase em seu parecer, após o parágrafo de opinião.

IV - Quando o auditor não obtém comprovação suficiente para fundamentar a sua opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, deve emitir um parecer sem ressalva.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I ) Certo

    II) Errado, a Discordância gera um parecer com ressalva ou à opinião adversa mas não deve ser a juízo do auditor. Para saber se a opinão será com ressalva ou adversa, deve-ve verificar se o efeito é generalizado (adverso) ou não generalizado (com ressalva)

    PARECER SEM RESSALVA

    Significado e aplicação

    34. O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor está convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no item 4 deste Pronunciamento. O parecer do auditor independente deve expressar essa convicção de forma clara e objetiva.

    36. O auditor não deve emitir um parecer sem ressalva quando existirem quaisquer das circunstâncias seguintes, que, na sua opinião, tenham efeitos relevantes para as demonstrações contábeis:

    a. Discordância com a administração da entidade a respeito do conteúdo e/ou forma de apresentação das demonstrações contábeis.

    b. Limitação na extensão do seu trabalho.

    37. A discordância com a administração da entidade a respeito do conteúdo e/ou forma de apresentação das demonstrações contábeis deve conduzir à opinião com ressalva ou à opinião adversa.

    38. A limitação na extensão do trabalho deve conduzir à opinião com ressalva ou à abstenção de opinião.

    III) Certo:

    INCERTEZAS

    123. Quando houver uma incerteza relevante, cuja solução depende de eventos futuros, que poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira e o resultado das operações da empresa, o auditor deverá adicionar um parágrafo de ênfase ao seu parecer (após o parágrafo de opinião) fazendo referência à nota explicativa que expõe, de forma mais extensa, a natureza e, se possível, o efeito da incerteza.

     

    IV) ERRADO: A não obtenção de evidências pode gerar um parecer com ressalva (se relevante e não generalizado) ou com abastenção de opinião (se relevante e generalizado)