SóProvas


ID
1630633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

(...) O que constitui uma região no espaço colonial? A região só ganha significação quando percebida à luz de um sistema de relações sociais que articula tanto os elementos que lhe são internos quanto externos. A região, assim, como uma construção que se efetua a partir da vida social dos homens, dos processos adaptativos e associativos que vivem, além das formas de consciência social que lhes correspondem. A região colonial como espaço vivo, em movimento, expressando a dominação exercida pelo colonizador sobre um território, mas, sobretudo, uma dominação sobre os demais agentes participantes da aventura colonizadora. (...) Ela recupera por meio da ação do colonizador seu primitivo valor: “regere”, comandar. Não por outra razão, a contestação de uma dominação deve ganhar também o conteúdo de contestação da organização espacial que a possibilita: à região colonial contrapõe-se assim o quilombo negro.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. A formação do Estado Imperial. 5ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2004: 35-37. (Adaptado)

De acordo com o texto, os quilombos constituídos ao longo do processo de colonização na América portuguesa teriam significado a(o).

Alternativas
Comentários
  • GAB > D

    Fugir do dominio dos seus senhores foi uma forma revoltosa (Antagônica) que os escravos (Principal mão de obra) encontraram para fugir dos dominios dos seus senhores (relações socioeconômicas da época) se instaurando em quilombos (locais de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes)

  • neto não sei como foi que voce consegui assimilar a letra

    D) antagonismo às relações socioeconômicas instauradas nas regiões coloniais.

    com esta explicação

    Fugir do dominio dos seus senhores foi uma forma revoltosa (Antagônica) que os escravos (Principal mão de obra) encontraram para fugir dos dominios dos seus senhores (relações socioeconômicas da época) se instaurando em quilombos (locais de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes)

     

    Afirmo: não estou questionando estou querendo explicação ,na intenção de entende, pelo fato de não ter intendido a questão.

     

     

  • "à região colonial contrapõe-se assim o quilombo negro."

    Aqui o enunciado nos traz a resposta, o que o autor quer dizer com toda essa linguiça de palavras é que, o quilombo caracterizava o que era antagônico, ou seja, o contrário das relações socioeconômicas da região colonizadora: a liberdade da escravidão.

    Observe-se que todo o sistema colonial estava estruturado em prol de reprimir qualquer tipo de liberdade do negro, tendo o mesmo sendo caracterizado somente como "coisa" legalmente, afim de apenas ser utilizado como propriedade para atingir os interesses econômicos da colônia.

    Por outro lado, o quilombo se caracteriza como um divisor de águas, pois ele vai contra toda essa estrutura colonial, permitindo aos negros o direito à liberdade cuja concepção é totalmente antagônica ao sistema colonial.

    GABARITO D