SóProvas


ID
1630660
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A essa altura, os dois - Marx e Engels - já haviam desenvolvido ideias próprias a respeito do comunismo. Haviam examinado as concepções de seus predecessores e, com suas mentes aguçadas e realistas, extirpado delas o sentimentalismo e as fantasias que se misturavam com as percepções práticas dos socialistas utópicos. De Saint-Simon aceitaram a descoberta de que a política moderna era simplesmente a ciência da regulamentação; de Fourier, a condenação ao burguês (...); de Owen, a consciência de que o sistema fabril teria de ser a raiz da revolução social. Porém viram que o erro dos socialistas utópicos fora imaginar que o socialismo seria imposto à sociedade de cima para baixo, por desinteressados membros das classes superiores.

WILSON, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, p.141. (Adaptado)

Comparando as ideias socialistas que circularam nas sociedades europeias, ao longo do século XIX, conclui-se que as(o):

Alternativas
Comentários
  • O termo socialismo utópico refere-se à primeira fase do pensamento socialista que se desenvolveu entre as guerras napoleônicas e as revoluções de 1848 (“Primavera dos povos”). Os pensadores percursores foram: Conde de Saint-Simon, François-Charles Fourier e Robert Owen.O principal ideário dos socialistas utópicos era a defesa da igualdade e o principal teórico que os influenciou foi o filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, que havia afirmado ser a propriedade privada a origem da desigualdade entre os homens. A partir dessa filiação teórica iluminista, os socialistas utópicos produziram suas análises e reflexões sobre a sociedade capitalista contemporânea às suas vivências. Para alguns estudiosos, como Friedrich Engels (1820-1895), os socialistas utópicos criavam modelos ideais que não poderiam ser implementados – entretanto o socialismo utópico foi considerado a primeira forma de contestação ao individualismo liberal e corporificou-se como uma possível resposta aos problemas sociais que surgiram durante o processo de industrialização.

  • O socialismo científico tem em Karl Marx o seu pensador mais conhecido. Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) desenvolveram a própria teoria socialista ao assimilar elementos do pensamento iluminista e do socialismo utópico, fazendo assim uma análise crítica e científica do capitalismo. Diferente dos utópicos, Marx e Engels não se preocuparam em pensar uma sociedade ideal, mas em compreender a dinâmica do capitalismo por meio de suas origens, da acumulação prévia de capital, da consolidação da produção capitalista e de suas contradições. 

    Resposta: C