SóProvas


ID
1630714
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Até o fim do século XIX, não houve jamais túmulos individuais para os simples combatentes. Os corpos dos mortos eram abandonados sobre o campo de batalha ou rapidamente reunidos em grandes valas. Somente os oficiais tinham direito a uma sepultura. O individualismo e a democracia colocaram progressivamente fim a esta indiferença: em caso de morte, os soldados e suas famílias querem dispor de uma tumba e o comandante deve fazer de tudo para que as identidades dos corpos não se percam.

Tradução livre de NAOUR, Jean-Yves Le. Le soldat inconnuParis: Gallimard, 2008, p. 20.

A partir do texto acima, é possível pensar uma série de diferenças entre as guerras do século XX e as anteriores.
Sobre esse tema, analise as colocações a seguir.

I – As guerras napoleônicas que, somadas, duraram mais do que qualquer uma das guerras mundiais do século XX, tiveram um número significativamente menor de mortes, por causa, dentre outros fatores, da tecnologia bélica disponível.

II – Até meados do século XIX, dava-se importância essencialmente aos oficiais, como ocorreu quando Napoleão, ao construir o Arco do Triunfo, mandou gravar nele o nome de todos os seus generais.

III – Os fatores referidos no texto são os mesmos que ajudam a explicar as diversas homenagens que passaram a ser prestadas ao soldado desconhecido nas guerras do século XX, em diversos países dos diferentes continentes.

IV – Muitas das guerras do século XIX não alteravam radicalmente o cotidiano da população dos países, algo impensável para os conflitos do século XX, com ampla participação de reservistas e de voluntários, além de ataques frequentes a áreas civis.

São corretas as colocações:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    De fato, as guerras napoleônicas, que ocorreram entre 1803 e 1815, tiveram um número estimado de mortes entre 3.5 e 6 milhões de mortos. É um número muito alto, mas nada comparado a outros conflitos, como por exemplo a segunda guerra mundial. Só para contabilizar, as baixas dos soviéticos, entre militares e civis, passou dos 20 milhões. 

  • Penso que cabe recurso no item III e IV. Afirmações genéricas.

  • Penso que cabe recurso no item III e IV. Afirmações genéricas.