SóProvas


ID
1630894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

À luz do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, julgue o item subsequente.


A operação de crédito, que é um exemplo de receita orçamentária não efetiva, constitui fato contábil permutativo, não afetando a situação patrimonial líquida do Estado quando do reconhecimento contábil do crédito.

Alternativas
Comentários
  • gabarito:certo


    classificação quanto a

    AFETAÇÃO PATRIMONIAL


     Efetivas: contribuem para o aumento do patrimônio líquido, sem
    correspondência no passivo. São efetivas todas as receitas correntes,
    com exceção do recebimento de dívida ativa, que representa fato
    permutativo e, assim, é não efetiva.


    Não efetivas ou por mutação patrimonial: nada acrescentam ao
    patrimônio público, pois se referem às entradas ou alterações
    compensatórias nos elementos que o compõem. São não efetivas todas
    as AS RECEITAS DE CAPITAL  (EX: OPERAÇÃO DE CREDITO ) , com exceção do recebimento de transferências de
    capital, que causa acréscimo patrimonial e, assim, é efetiva.

  • As operações de crédito são uma das origens das receitas de capital, as quais, via de regra, são receitas orçamentárias não efetivas, pois constitutuem fatos contábeis permutativos, não afetando a situação patrimonial líquida do estado quando do reconhecimento contábil do crédito.

    Fonte: Sérgio Mendes

  • A inscrição do crédito em dívida ativa configura fato contábil permutativo[Receita Orçamentária Não Efetiva], pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público.

    certo

  • Classificação quanto ao Impacto na Situação Líquida Patrimonial

    Segundo essa classificação, as receitas podem ser divididas em efetivas e não efetivas 

    As receitas efetivas são aquelas que impactam positivamente a situação líquida patrimonial da entidade. Decorrem de um fato modificativo aumentativo. São as receitas correntes + transferências de capital.

    As receitas não efetivas, por sua vez, são aquelas que não impactam a situação líquida patrimonial da entidade. Decorrem de um fato permutativo. São as receitas de capital menos as transferências de capital.

  • Certo

    a. Receita Orçamentária Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes.

    -> Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui um fato contábil modificativo aumentativo.

    b. Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito.

    -> Aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo.

     

    Em regra, as receitas correntes (OPERA ALI AMOR) são efetivas e as receitas de capital (TRIBUTA CON PAIS) são não efetivas.

  • CERTO

    #Operações de crédito>>> receitas de capital.

    #RECEITAS DE CAPITAL:

    -NÃO provocam efeito sobre o patrimônio líquido;

    - Representadas por mutações patrimoniais

    -TROCA de elementos patrimoniais>> AUMENTO no sistema financeiro (entrada de recursos financeiros) e uma BAIXA no sistema patrimonial (saída do patrimônio em troca de recursos financeiros).

    #Receitas orçamentárias não efetivas ou por mutação patrimonial: nada acrescentam ao patrimônio público, pois se referem às entradas ou alterações compensatórias nos elementos que o compõem. São não efetivas todas as receitas de capital, com exceção do recebimento de transferências de capital, que causa acréscimo patrimonial e, assim, é efetiva.