SóProvas



Questões de Operações de Crédito


ID
199837
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

BP = Balanço Patrimonial.
DRE = Demonstração de Resultado do Exercício.
DLPA = Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.
DMPL = Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
DOAR = Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos.
DFC = Demonstração do Fluxo de Caixa.
DFCL = Demonstração do Fluxo de Caixa Livre.
DVA = Demonstração do Valor Adicionado.
BS = Balanço Social.
NE = Notas Explicativas.
RA = Relatório da Administração.
LRF = Lei de Responsabilidade Fiscal.
IR = Imposto de Renda.
CSLL = Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
LAIRC = Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social.
IRPJ = Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
ICMS = Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
IPI = Imposto sobre Produtos Industrializados.
ISS = Imposto Sobre Serviços.

As operações de crédito por antecipação da receita, existindo operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada, no encerramento do exercício financeiro, segundo a LRF,

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra c)

    De acordo com a LRF :

    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa
    durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:
    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;
    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada
    ano;
    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação,
    obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;
    IV - estará proibida:
    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada
    ;
    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

  • Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

    IV - estará proibida:

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    § 1o As operações de que trata este artigo não serão computadas para efeito do que dispõe o inciso III do art. 167 da Constituição, desde que liquidadas no prazo definido no inciso II docaput.

    § 2o As operações de crédito por antecipação de receita realizadas por Estados ou Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto à instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo Banco Central do Brasil.


ID
311161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal,
julgue os seguintes itens, acerca da contratação de operações de
crédito.

Quando houver comprovação de que a operação atende às condições e aos limites estabelecidos, os contratos de operação de crédito externo deverão conter cláusula que estabeleça a compensação automática de débitos e créditos.

Alternativas
Comentários
  • LRF, art. 32, § 5o

    Art. 32. O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.

    § 5o Os contratos de operação de crédito externo não conterão cláusula que importe na compensação automática de débitos e créditos.

  • Resposta "Errada"

    Quando houver comprovação de que a operação atende às condições e aos limites estabelecidos, os contratos de operação de crédito externo deverão conter cláusula que estabeleça a compensação automática de débitos e créditos.

    Conforme Lei de Responsabilidade Fiscal - da Contratação

    Artigo 32º, Parágrafo 5º: Os contratos de operação de crédito externo não conterão cláusula que importe na compensação automática de débitos e créditos.

     

  • LRF

    Artigo 32º, Parágrafo 5º: Os contratos de operação de crédito externo não conterão cláusula que importe na compensação automática de débitos e créditos.


ID
652681
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto às operações de crédito por antecipação da receita orçamentária é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 1) Amortização de ARO = Despesa extra-orç.

    As Operações de Crédito por antecipação de receita orçamentária

    Receita Extra-Orçamentárias

    São receitas NÃO previstas no orçamento destinadas a suprir o caixa. Esses recursos terão de ser liquidados (devolvidos) até o dia 10/12 do exercício financeiro corrente e estão submetidos à juros e outros encargos financeiros. Por conseguinte, a "amortização do principal" é uma DEO.

    2) Encargos financeiros = Despesa Orçamentária Corrente.

    Trata-se de uma despesa EFETIVA, ou seja, despesa que reduz o patrimônio da entidade. Portanto, é uma DO corrente.

    3) Correção Monetária de ARO = Despesa Orçamentária de Capital.

    Essa já é mais complicada de entender! É uma despesa NÃO EFETIVA pelo fato de NÃO alterar o patrimônio. Embora esteja incorporado à amortização de operações de crédito por antecipação da RO, é uma DO porquanto, creio eu, está previsto no orçamento.


ID
680749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em matéria orçamentária, as vedações constitucionalmente definidas incluem o(a)

realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Art. 167. São vedados:

    III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;

  • Gabarito Certo. | 6.2.1. Regra de ouro
    A regra de ouro foi estabelecida pela CF/1988 e reforçada pela LRF com vistas a conter o excesso de operações de crédito que endividavam os entes públicos, muitas vezes contratadas sem critérios e para fins não relevantes.
    A LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal exigiu ação planejada e responsável; estabeleceu limites e introduziu importantes regras a respeito das operações de crédito, dentre elas a regra de ouro, no art. 12, § 2o: “O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do Projeto de Lei Orçamentária.” No entanto, esse artigo foi suspenso em 2007 pelo STF por extrapolar o Texto Constitucional.
    Mas a regra de ouro continua válida, amparada no art. 167, III, da Constituição Federal, que assim estabelece: “É vedada a realização de operações de crédito que excedam as despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.”
    ATENÇÃO  Para “quebrar” a regra de ouro exige-se maioria absoluta (única lei em matéria financeira que exige maioria absoluta para sua aprovação).
    Cabe destacar que para fins de verificação do cumprimento da regra de ouro não serão computadas as despesas de capital realizadas sob a forma de empréstimo ou financiamento a contribuinte – ainda que por instituição financeira controlada pelo ente –, se resultar na diminuição do ônus deste.
    O “espírito” da regra de ouro consiste no seguinte: não se deve recorrer ao endividamento público para custear despesas correntes, que são despesas de custeio/manutenção, cujos gastos não contribuem diretamente para a aquisição ou formação de um bem de capital (material de consumo, diárias, passagens, serviços em geral etc.).
    Assim, se o ente público recorrer ao endividamento, que seja para adquirir ou construir algo que possa ser utilizado durante anos por ele mesmo ou pela população local – que é o caso das despesas de capital, que contribuem diretamente para a aquisição ou construção de um bem de capital (escolas, postos de saúde, rodovias etc.; ou aquisição de equipamentos e materiais permanentes em geral).
    No entanto, a regra de ouro pode ser “quebrada” se houver lei específica aprovada por maioria absoluta referente a crédito suplementar ou especial. Nesse caso, poderão ser contratadas operações de crédito em montante superior às despesas de capital, ou seja, poderão ser contratadas operações de crédito para custear despesas correntes.

     

    Fonte: PALUDO (2013)

  • Gabarito: CERTO

    Observação: No edital (e na prova) a banca classificou esta questão como matéria de "Administração Financeira e Orçamentária (AFO)".

    Constituição Federal de 1988

    Art. 167. São vedados:

    III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;

    Fonte: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html

    Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)

    Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

    § 2º O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm


ID
764845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A operação de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO) é uma receita orçamentária de capital.

Alternativas
Comentários
  • A própria Lei num. 4.320 no artigo 3º parágrafo único tratou de esclarecer esse ponto:
    "A Lei de orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as provenientes de operações de crédito autorizadas em lei. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de crédito por antecipação de receita..."
     
    Assim, ARO não é receita orçamentária.

  • operação de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO) não é uma receita orçamentária de capital.

    Art. 38 LRF.
    A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

    IV - estará proibida:

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    art. 32 (condições para contratação de operações de crédito)
    Citação: I - existência de prévia e expressa autorização para a contratação, no texto da lei orçamentária, em créditos adicionais ou lei específica;

    Fonte: Fórum dos Concurseiros
  • ATENÇÃO!!!!
    Operações de Crédito = RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS                              

       X

    Operações de Crédito por Antecipação de  Receita=Receitas EXTRAORÇAMENTÁRIAS







  • PERFEITA A COLOCAÇÃO ACIMA

    Operações de Crédito = RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS(receita de capital)                              

    Operações de Crédito por Antecipação de  Receita=Receitas EXTRAORÇAMENTÁRIAS, Pois o entende
    tem que devolver até o final do exercicio.



  •  

    Extraorçamentárias: tais receitas não integram o orçamento público e constituem passivos exigíveis do ente, de tal forma que o seu pagamento não está sujeito à autorização legislativa. Isso ocorre porque possuem caráter temporário, não se incorporando ao patrimônio público. São chamadas de ingressos extraorçamentários. São exemplos de receitas extraorçamentárias: depósito em caução, antecipação de receitas orçamentárias ARO, consignações diversas, cancelamento de restos a pagar, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

     

ID
782218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As operações de crédito por antecipação de receita orçamentária

Alternativas
Comentários
  • ARO = válido para contratação/quitação de 10/Jan a 10/Dez/Exerc. corrente, sob pena de não quitação, para fins fiscais previstos na LRF, passar a integrar a dívida Fundada (ou Consolidada) do ente e se subjulgar aos limites do art.52 - Senado Federal - CF/88.

    Bons estudos,

  • LRF

    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

    IV - estará proibida:

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    § 1 As operações de que trata este artigo não serão computadas para efeito do que dispõe o , desde que liquidadas no prazo definido no inciso II do caput.

    § 2 As operações de crédito por antecipação de receita realizadas por Estados ou Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto à instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo Banco Central do Brasil.

    § 3 O Banco Central do Brasil manterá sistema de acompanhamento e controle do saldo do crédito aberto e, no caso de inobservância dos limites, aplicará as sanções cabíveis à instituição credora.


ID
813811
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), acerca da operação de crédito por antecipação de receita, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 38 inciso 2

  • Gabarito B


    Erros das outras alternativas:
    a) A partir do 10o dia do inicio do exercício
    c) Não pode ser realizada enquanto existir outra não liquidada
    d) Não pode ser realizada no último ano de mandato
    e) Deve ser liquidada até o dia 10 de dezembro de cada ano.

    Bons estudos!
  • Gab. B

    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de

    dezembro de cada ano;

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da

    operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a

    esta substituir;

    IV - estará proibida:

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    § 1o As operações de que trata este artigo não serão computadas para efeito do que

    dispõe o inciso III do art. 167 da Constituição, desde que liquidadas no prazo definido no

    inciso II do caput.

    § 2o As operações de crédito por antecipação de receita realizadas por Estados ou

    Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto à instituição financeira

    vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo Banco Central do Brasil.

    § 3o O Banco Central do Brasil manterá sistema de acompanhamento e controle do

    saldo do crédito aberto e, no caso de inobservância dos limites, aplicará as sanções cabíveis

    à instituição credora.


ID
865042
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A operação de crédito decorrente de antecipação de receita orçamentária - ARO, na qual venha um Município oferecer garantia com base nas quotas - partes do Fundo de Participação dos Municípios - FPM,

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal Art. 167 São vedados:
    IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
    Portanto, Letra D

  • As operações de crédito ARO de que trata o artigo 38 da LC 101 não serão computadas para efeito do que dispõe a vedação no artigo 167, inciso III da CF: Operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital!!!


ID
995143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à execução orçamentária e financeira, julgue os itens que se seguem.

Mesmo os compromissos financeiros financiados por operações de crédito internas e externas ficam subordinados aos limites fixados na programação financeira de desembolso aprovada pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto

    Lei 10.180 / 2001

    Art. 12. Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Administração Financeira Federal:

    VII - manter controle dos compromissos que onerem, direta ou indiretamente, a União junto a entidades ou organismos internacionais;


  • Todos os compromissos financeiros, inclusive os financiados por operações de créditos internas ou externas ficam subordinados aos limites fixados na programação financeira de desembolso. A programação financeira de desembolso em nível federal é administrada pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN.

    Em princípio, todos os créditos orçamentários e recursos financeiros devem ser programados/planejados pela STN, exceto quanto aos créditos destinados ao plano de seguridade social dos servidores públicos. Estes são administrados pela Autarquia Federal, INSS.


  • Lembrando que os créditos orçamentários são de responsabilidade do MPOG via SOF.


ID
1068556
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal define a operação de crédito como:

Alternativas
Comentários
  • A questão trata basicamente do artigo 29 da LRF.

    Creio que a maior dificuldade deva estar entre as alternativas B (correta) e C (que traz a definição de dívida pública fundada). A alternativa A apresenta a definição de dívida pública mobiliária.

  • Alternativa B

    Art. 29, III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

  • Revogação é um ato discricionário, isto é, baseado na conveniência e oportunidade. Ademais, a revogação só acontece quando o ato está em conformidade com a lei (legal).

    Diante disso, é importante relembrar que o Judiciário SOMENTE analisa a LEGALIDADE dos atos E NÃO O MÉRITO.


ID
1069669
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A obtenção de uma operação de crédito de longo prazo é uma transação de natureza

Alternativas
Comentários
  • Fluxos

    Sem impacto nem no ANC nem no PNC = Fluxo Operacional

    Com impacto no ANC e sem impacto no PNC = Fluxo Investimentos

    Sem impacto no ANC e com impacto no PNC = Fluxo Financiamento

    Operação de crédito de longo prazo é um fato (afeta o patrimônio, é uma transação econômico financeira), que impacta no Passivo Não Circulante = Fluxo de Financiamento.


  • as transações podem ser classificadas, de acordo com a NBCT 16.4 em administrativas ou economico-financeiras
    as transações administrativas correspondem a atos que não afetam o patrimônio.

    já as transações economico-financeira correspondem a fatos que afetam o patrimônio.

    a operação de credito é um fato contábil e altera o patrimônio, pois ao mesmo tempo que entra recursos em caixa, cria-se uma obrigação de pagamento. apesar de não alterar o patrimônio líquido, altera a composição do patrimônio da entidade

  • DFC (Fluxo Atividades de FINANCIAMENTO).

    Bons estudos.


ID
1072051
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro contábil das Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO's) envolve apenas contas do Sistema Financeiro, pois tais operações resultam em débito se créditos de natureza financeira compreendidas na execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • O registro contábil das Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO's) envolve apenas contas do Sistema Financeiro, pois tais operações resultam em débito se créditos de natureza financeira compreendidas na execução orçamentária. Resposta: Errado.

    Patrimonial também na origem operação de crédito.


ID
1127065
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para atender à insuficiência momentânea de caixa, uma entidade pública obteve um empréstimo no valor de R$ 500.000,00, em 01/03/X1, com vencimento em dois meses. No dia 01/05/X1, a entidade pública liquidou o empréstimo com o pagamento de R$ 510.000,00 à instituição bancária, sendo R$ 10.000,00 de juros. Considerando as informações sobre este empréstimo, é correto afirmar que, no período de 01/03/X1 a 01/05/X1, houve uma,

Alternativas
Comentários
  • Operações de créditos para atender à insuficiência de Caixa são feita através do ARO, que é uma despesa extraorçamentária.

  • – Juros e Encargos da Dívida

    Despesas orçamentárias com o pagamento de juros, comissões e outros 

    encargos de operações de crédito internas e externas contratadas, bem como 

    da dívida pública mobiliária.

    Fonte: 

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR  PÚBLICO

    PARTE I – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS  ORÇAMENTÁRIOS. Página 60.

    Portanto, o principal do empréstimo é receita extraorçamentária, enquanto os juros são despesas orçamentárias.

  • ARO (contratação e amortização) = Extraorçament. E Juros (despesas orç. correntes).

    Bons estudos.


ID
1146913
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As receitas orçamentárias públicas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos da contratação de empréstimos que, por sua vez, não provocam alteração na situação líquida da organização denominam-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Operações de crédito - são ingressos provenientes da colocação de título públicos ou da contratação de empréstimos e financiamentos internos ou externos, obtidos por meio de entidades estatais ou privadas. Os empréstimo compulsórios também são classificados como operações de crédito.


    "No que diz respeito  ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz". Airton Senna.  


ID
1179682
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que tange a operações de crédito, o ganho eventualmente auferido por ocasião de uma renegociação, calculado pela diferença entre o valor da renegociação e o valor contábil dos créditos, deve ser registrado em subtítulo de uso interno da própria conta que registra o crédito e ser apropriado ao resultado somente quando do seu recebimento, segundo critérios previstos na renegociação ou proporcionalmente aos novos prazos de vencimento, na conta

Alternativas
Comentários
  • Questão baseada no PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 

    CAPÍTULO : Normas Básicas - 1 

    SEÇÃO : Operações de Crédito - 6


    20 - O ganho eventualmente auferido por ocasião da renegociação de operações de crédito, calculado pela diferença entre o valor da renegociação e o valor contábil dos créditos, deve ser registrado em subtítulo de uso interno da própria conta que registra o crédito e ser apropriado ao resultado somente quando do seu recebimento, mediante registro na conta RENDAS DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO, segundo critérios previstos na renegociação ou proporcionalmente aos novos prazos de vencimento. (Cta-Circ 2899 item 12 VIII) 


ID
1183777
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as informações a seguir, classificando-as como (V) verdadeira ou (F) falsa.

Das contratações de operações de créditos, consideram-se crime contra as finanças públicas ordenar, autorizar ou realizar operação de crédito, interno ou externo, sem prévia autorização legislativa. Incide sobre o mesmo crime:

( ) com inobservância de limite, condição ou montante estabelecido em lei ou em resolução do Senado Federal;

( ) com inobservância de limite, condição ou montante estabelecido em lei ou em resolução da Presidência da República;

( ) quando o montante da dívida consolidada ultrapassa o limite máximo autorizado por lei;

( ) inscrição de despesas não empenhadas em restos a pagar sem autorização do poder executivo.

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo 1 Artigo 359 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

    Art. 359-A. Ordenar, autorizar ou realizar operação de crédito, interno ou externo, sem prévia autorização legislativa: (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

    Parágrafo único. Incide na mesma pena quem ordena, autoriza ou realiza operação de crédito, interno ou externo: (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

    I - com inobservância de limite, condição ou montante estabelecido em lei ou em resolução do Senado Federal; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

    II - quando o montante da dívida consolidada ultrapassa o limite máximo autorizado por lei. (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

    Inscrição de despesas não empenhadas em restos a pagar (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)



ID
1236901
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No âmbito da contabilidade aplicada ao setor público, dentre outros, classificam-se como ingressos extraorçamentários, os valo- res recebidos a título de

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Ingressos extraorçamentários são os decorrentes de Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária - ARO, Restos a Pagar, Devolução de Caução.


ID
1263973
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Administração Pública pode realizar operação de crédito por antecipação de receita, para atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro. São exigências para este tipo de operação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A antecipação de receita orçamentária é de natureza extraorçamentária e tem por objetivo suprir a necessidade de caixa no curto prazo durante o exercício financeiro. A LRF define algumas exigências para realização da ARO:

    - realizar-se-á somente a partir do 10º dia do início de exercício;

    - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos, até o dia 10 de dezembro de cada ano;

    - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada  à taxa básica financeira, ou à que vier esta substituir;

    - estará proibida enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

    - estará proibida no último ano de mandato do presidente, governador ou prefeito.

    Gabarito C 

  • LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - 3ª Edição 2016

     

    "Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:
    I – realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;
    II – deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;
    III – não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;
    IV – estará proibida:
    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;
    b) no último ano de mandato do presidente, governador ou prefeito municipal."


    "Art. 32. O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.
    § 1º O ente interessado formalizará seu pleito fundamentando-o em parecer de seus órgãos técnicos e jurídicos, demonstrando a relação custo-benefício, o interesse econômico e social da operação e o atendimento  das seguintes condições:
    II – inclusão no orçamento ou em créditos adicionais dos recursos provenientes da operação, exceto no caso de operações por antecipação de receita;"


ID
1290940
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição básica de “operação de crédito”, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Alternativas
Comentários
  • LEI COMPLEMENTAR 101

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura

    de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de

    valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras

    operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;



  • a) refinanciamento da dívida mobiliária 

    b) concessão de garantia

    c) operação de crédito

    d) art. 29 § 4

    e) dívida pública consolidada ou fundada


ID
1337563
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As operações de crédito por antecipação da receita, mais conhecidas como ARO, além de sujeitarem-se às normas da Resolução 78/1988, do Senado da República, sujeitam-se à da Lei de Responsabilidade Fiscal. Assinale a alternativa PROIBIDA na mencionada lei, com relação à ARO.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38. IV - estará proibida:
    b) no ultimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal

  • LRF, Art. 38.A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

     I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício; (ALTERNATIVA A)

     II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano; (ALTERNATIVA D)

     III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir; (ALTERNATIVA C)

     IV - estará proibida:

     a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada; (ALTERNATIVA E)

     b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. 


    Gabarito: B

    Bons estudos

  • Como é que o inciso III proíbe a incidência de outros encargos que não sejam os juros de operação e o inciso II trata isso no texto como válido? Errei porque isso me confundiu.


ID
1338688
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No primeiro bimestre de 2014, determinada entidade do setor público contratou operações de crédito por antecipação de receita orçamentária, no valor de R$ 450.000. Nos termos da Lei Federal no 4.320/64, a operação refere-se a uma

Alternativas
Comentários
  • Nos termos da Lei 4.320/64, toda operação de crédito por antecipação de receita orçamentária é uma receita extraorçamentária e essa operação refere-se a uma entrada compensatória no ativo e passivo financeiros.

    Gab. E

  • Completando:

    Art. 105, parágrafo 5, da Lei 4.320: nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, IMEDIATA ou INDIRETAMENTE, possam vir a afetar o patrimônio.


ID
1419688
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, a operação de crédito representa um compromisso financeiro que pode ser assumido em razão dos motivos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

  • ART. 29 , III

  • Gabarito C

     

    LRF, Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

     

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

     

  • Letra C.

     

    Comentário:

     

    Considera-se operação de crédito o compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão

    e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens

    e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

     

     

     

     

    Resposta: C

     

     

    Prof. Sérgio Mendes

  • Essa aqui a gente responde só com a definição de operação de crédito. Quer ver?

    Art. 29, III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo,

    abertura de crédito, emissão e aceite de título (alternativa B), aquisição financiada de

    bens (alternativa A), recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo

    de bens e serviços (alternativa D), arrendamento mercantil (alternativa E) e outras

    operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    Todos esses são motivos para a contratação de crédito. Repare que uma alternativa não

    apareceu aí: a alternativa C. A contratação de serviços não é motivo para a realização de operação

    de crédito.

    Cuidado: o recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de serviços.

    Por exemplo: a Administração vende um serviço, mas antes de prestar o serviço, ela recebe o pagamento

    por ele. É como se a Administração falasse assim para o contratante: “me paga agora que depois

    prometo prestar o serviço.” E aí? Isso não parece um empréstimo, uma operação de crédito?

    Gabarito: C


ID
1443331
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Ao avaliar uma determinada transação, o assistente de contabilidade verificou que se trata de uma operação em concordância com compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas.

Diante desse fato e à luz da legislação, tal operação será classificada como

Alternativas
Comentários
  • Gab D Delta

    LRF

     Art. 29.Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

     III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;


ID
1531480
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Quedas do Iguaçu - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O que é uma Operação de Crédito?

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    A LRF define de forma exemplificativa o conceito de operação de crédito, que corresponde ao compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. 

ID
1533403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à incidência de impostos em operações realizadas pela administração pública federal, julgue o próximo item.

A instituição pública que, destinada ao incentivo do desenvolvimento científico, oferecer bolsa para a realização de pesquisa acadêmica estará obrigada a efetuar a retenção do imposto na fonte devido pelos valores pagos.

Alternativas
Comentários
  • O que seria Instituição Pública?

  • BOLSA DE ESTUDO. ISENÇÃO. São isentas do imposto de renda as bolsas de estudo caracterizadas como doação, desde que os resultados dessa atividade não impliquem vantagem para o doador e tampouco contraprestação de serviços. Dispositivos Legais: Lei no 7.713, de 1998, art. 6o, inc. II; Decreto no 3000, de 1999, art. 39, inc. VII; IN SRF no 15, de 2001, art. 5o, inc. XVII
  • TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. BOLSA DE ESTUDO E DE PESQUISA. IMPOSTO DE RENDA. RECONHECIMENTO DE ISENÇÃO. ART. 26 DA LEI N. 9250/95. IMPOSSIBILIDADE. REEXAME DE FATOS E PROVAS. INCIDÊNCIA DO ÓBICE PREVISTO NA SÚMULA 7/STJ.
    1. Segundo a jurisprudência desta Corte, incide imposto de renda sobre verbas recebidas a título de bolsas de estudo e/ou pesquisa quando houver contraprestação de serviços ou o resultado dos estudos e das pesquisas represente vantagem para o doador. O art. 26 da Lei n. 9.250/95 apenas afasta a incidência nos caso em que o recebimento se caracterize doação.
    2. O Tribunal a quo consignou, com base no acervo probatório dos autos, que as atividades desenvolvidas pelos participantes têm natureza de contraprestação de serviço, de forma que a discussão a respeito dos requisitos e pressupostos fáticos caracterizadores da verba recebida demandaria, necessariamente, novo o reexame de fatos e provas, procedimento vedado em sede de recurso especial, conforme Enunciado de Súmula nº 7/STJ.
    3. Precedentes: AgRg no REsp 727.212/RN, Rel. Ministro Luiz Fux, Primeira Turma, DJ 30/11/2006; AgRg no REsp 1401068/RS, Rel. Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 19/12/2014.
    4.Agravo regimental improvido.
    (AgRg no REsp 1395069/RS, Rel. Ministro SÉRGIO KUKINA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 15/09/2015, DJe 25/09/2015)

  • As entidades ainda que imunes estão sujeitas ao cumprimento de obrigações acessórias (retenção do imposto devido na fonte).
  • Isenção de imposto para bolsa de estudos só é garantida se o valor pago estiver abaixo do valor da tabela de cobrança, como é o caso do IR, estando acima incide o imposto normalmente.


ID
1570117
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Se em um determinado exercício, um Estado da Federação apurou uma Receita Corrente Líquida de R$ 7,2 bilhões, o limite para contratação de operações de crédito pelo ente no exercício será (em reais):

Alternativas
Comentários
  • R$ 7,2 bilhões x  16%=1.152.000.000

    RESOLUÇÃO Nº 43 , DE 2001

    Art. 7º As operações de crédito interno e externo dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios observarão, ainda, os seguintes limites:

    I - o montante global das operações realizadas em um exercício financeiro não poderá ser superior a 16% (dezesseis por cento) da receita corrente líquida,


  • LRF

    Art. 30.No prazo de noventa dias após a publicação desta Lei Complementar, o Presidente da República submeterá ao:

     I - Senado Federal: proposta de limites globais para o montante da dívida consolidada da União, Estados e Municípios

    O senado providenciou esses limites do art 30 nas resoluções 40,43,48.... 


ID
1583977
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar n° 101/2000 − Lei de Responsabilidade Fiscal, o montante previsto para as receitas de operações de crédito

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 12 § 2o O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.

  • REGRA DE OURO

  • REGRA DE OURO

  • Art. 167, III, da CF/1988

    É vedada a realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autoridades mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.


ID
1602964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na hipótese de certo Município celebrar contrato de empréstimo por antecipação de receita orçamentária – ARO – com o Banco JMN S/A, à luz das regras previstas na legislação aplicável à espécie, e, ainda, nele constatarem, a título de garantia, os recursos da Municipalidade originários de quotas-partes do Fundo de Participação dos Municípios, certo é que a respectiva garantia:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    LRF Art. 40 Parágrafo 1o - A garantia estará condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida, e à adimplência da entidade que a pleitear relativamente a suas obrigações junto ao garantidor e às entidades por este controladas, observado o seguinte:


    I - não será exigida contragarantia de órgãos ou entidades do próprio ente;


    II - a contragarantia exigida pela União a Estados ou Município, ou pelos Estados aos Municípios, poderá consistir na vincularão de receitas tributárias diretamente arrecadadas e provenientes de transferências constitucionais, com outorga de poderes ao garantidor para retê-las e empregar o respectivo valor na liquidação vencida.

  • As operações de crédito do tipo ARO sempre têm uma contrapartida orçamentária como garantia da operação. A questão deixou clara que tal operação foi feita de acordo com legislação pertinente.


ID
1629376
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    Embasamento para questão - LRF Art. 38



    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício; 

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano; 

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir; 

    IV - estará proibida: 

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada; 

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.



ID
1630894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

À luz do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, julgue o item subsequente.


A operação de crédito, que é um exemplo de receita orçamentária não efetiva, constitui fato contábil permutativo, não afetando a situação patrimonial líquida do Estado quando do reconhecimento contábil do crédito.

Alternativas
Comentários
  • gabarito:certo


    classificação quanto a

    AFETAÇÃO PATRIMONIAL


     Efetivas: contribuem para o aumento do patrimônio líquido, sem
    correspondência no passivo. São efetivas todas as receitas correntes,
    com exceção do recebimento de dívida ativa, que representa fato
    permutativo e, assim, é não efetiva.


    Não efetivas ou por mutação patrimonial: nada acrescentam ao
    patrimônio público, pois se referem às entradas ou alterações
    compensatórias nos elementos que o compõem. São não efetivas todas
    as AS RECEITAS DE CAPITAL  (EX: OPERAÇÃO DE CREDITO ) , com exceção do recebimento de transferências de
    capital, que causa acréscimo patrimonial e, assim, é efetiva.

  • As operações de crédito são uma das origens das receitas de capital, as quais, via de regra, são receitas orçamentárias não efetivas, pois constitutuem fatos contábeis permutativos, não afetando a situação patrimonial líquida do estado quando do reconhecimento contábil do crédito.

    Fonte: Sérgio Mendes

  • A inscrição do crédito em dívida ativa configura fato contábil permutativo[Receita Orçamentária Não Efetiva], pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público.

    certo

  • Classificação quanto ao Impacto na Situação Líquida Patrimonial

    Segundo essa classificação, as receitas podem ser divididas em efetivas e não efetivas 

    As receitas efetivas são aquelas que impactam positivamente a situação líquida patrimonial da entidade. Decorrem de um fato modificativo aumentativo. São as receitas correntes + transferências de capital.

    As receitas não efetivas, por sua vez, são aquelas que não impactam a situação líquida patrimonial da entidade. Decorrem de um fato permutativo. São as receitas de capital menos as transferências de capital.

  • Certo

    a. Receita Orçamentária Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes.

    -> Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui um fato contábil modificativo aumentativo.

    b. Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito.

    -> Aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo.

     

    Em regra, as receitas correntes (OPERA ALI AMOR) são efetivas e as receitas de capital (TRIBUTA CON PAIS) são não efetivas.

  • CERTO

    #Operações de crédito>>> receitas de capital.

    #RECEITAS DE CAPITAL:

    -NÃO provocam efeito sobre o patrimônio líquido;

    - Representadas por mutações patrimoniais

    -TROCA de elementos patrimoniais>> AUMENTO no sistema financeiro (entrada de recursos financeiros) e uma BAIXA no sistema patrimonial (saída do patrimônio em troca de recursos financeiros).

    #Receitas orçamentárias não efetivas ou por mutação patrimonial: nada acrescentam ao patrimônio público, pois se referem às entradas ou alterações compensatórias nos elementos que o compõem. São não efetivas todas as receitas de capital, com exceção do recebimento de transferências de capital, que causa acréscimo patrimonial e, assim, é efetiva.


ID
1683091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referente a conceitos e normas aplicáveis à receita pública.

Empréstimos tomados pelo poder público para atender eventuais insuficiências de caixa, até que se regularize o fluxo de receitas previstas, representam entradas compensatórias e, como tal, são ingressos extraorçamentários. Esses empréstimos constituem passivos exigíveis e devem ser quitados no próprio exercício.


Alternativas
Comentários
  • No próprio exercício? Não necessariamente. Enfim,  o Cespe considerou a utopia como certo.

  • CERTO

    É no mesmo exercício sim, Vanessa. Tá na LRF.  

    A ARO só pode ser contratada depois do dia 10/01 e deve ser liquidada até o dia 10/12: .
     Art. 38.A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:
    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;


  • O Cespe considerou o conceito geral, segundo a LRF. Mas a Vanessa IPD está correta, não necessariamente deve ser no mesmo exercício. Enfim.... 

    Gabarito Certo

  • As famosas operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO).

  • Empréstimos tomados pelo poder público para atender eventuais insuficiências de caixa, até que se regularize o fluxo de receitas previstas (= a ARO), representam entradas compensatórias e, como tal, são ingressos extraorçamentários. Esses empréstimos constituem passivos exigíveis e devem ser quitados no próprio exercício.

    GAB: c

    INGRESSOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS - CARACTERÍSTICAS:

    ✔️entradas compensatórias;

    ✔️recursos temporários;

    ✔️ Estado mero depositário;

    ✔️devolução não se sujeita a autorização legislativa;

    ✔️não integram a LOA;

    ✔️não têm reflexos no patrimônio líquido do ente;

    ✔️ativos e passivos exigíveis.

    EX: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO), a emissão de moeda, e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

    OBS: operações de crédito --> receita orçamentária (regra)

    ARO ---> receita extraorçamentária (exceção)

  • Gabarito: C

    Empréstimos tomadas para atender a insuficiências de caixa é ARO e ARO é 10/10 (contraída depois do dia 10 de jan e paga até o dia 10 de dez).


ID
1744912
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
Prefeitura de Palmeiras de Goiás - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A operação de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO), são espécie do gênero operação de crédito, destina-se se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e deverá cumprir as exigências da LRF aplicáveis às operações de crédito. Das opções abaixo, marque aquela que NÃO se enquadra no contexto acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Exigências para operações de crédito por ARO:
    - realizada a partir do dia 10 do início do exercício;
    - deve ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia 10 de dezembro de cada ano;
    - não podem ser cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação (obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira), ou à que vier a esta substituir.

    Além disso, as operações de crédito por ARO são vedadas:
    - enquanto existir outra operação não integralmente resgatada;
    - no último ano de mandato do chefe do Executivo.

    Fonte: LRF Art. 38 (Incisos I a IV)
  • Letra B está errada também:

     

     

    Não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente refixada ou indexada à taxa básica financeira, ou a que vier a esta substituir. O correto é Pré-Fixada!!!


ID
1828720
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta o correto lançamento do registro contábil da liquidação de Operação de Crédito de Curto Prazo no Subsistema de Informação Orçamentária

Alternativas
Comentários
  • letra D

     

  • D - 6.2.2.1.3.02.xx Crédito Empenhado em Liquidação

    C - 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar

    MCASP


ID
1837033
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


    LRF Art. 36. É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo.
  • Na LRF:

    (A) Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subseqüentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro.

    (B) (CORRETA) Art. 32. O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.

    (C) (CORRETA) Art. 33. A instituição financeira que contratar operação de crédito com ente da Federação, exceto quando relativa à dívida mobiliária ou à externa, deverá exigir comprovação de que a operação atende às condições e limites estabelecidos.

    (D) (CORRETA) Art. 34. O Banco Central do Brasil não emitirá títulos da dívida pública a partir de dois anos após a publicação desta Lei Complementar.

    (E) (ERRADA) Art. 36. É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo.


ID
1883401
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na ____________por ente da Federação a pessoa física ou jurídica que não esteja sob seu controle_____________  , os encargos financeiros, comissões e despesas congêneres não serão inferiores aos definidos em lei ou ao custo de ________________ .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • LRF:

     

    Art. 27. Na concessão de crédito por ente da Federação a pessoa física, ou jurídica que não esteja sob seu controle direto ou indireto, os encargos financeiros, comissões e despesas congêneres não serão inferiores aos definidos em lei ou ao custo de captação.

     

    Gabarito letra [ D ]

  • Traduzindo:

    Os meus juros não podem ser menores do que os juros de quem irá me dever (de quem eu vou conceder o crédito)


ID
1890883
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada denomina-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    LRF Art. 29.  IV - concessão de garantia: compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada;

  • Dedicação Exclusiva Até POLÍCIA FEDERAL

  • Vibra, Federal!!

  • LRF, art. 29 - GABARITO E

    A - Refinanciamento da dívida mobiliária = emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

    B - Operação de crédito = compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    C - Dívida pública mobiliária = dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios;

    D - Operação financeira = esse artigo não trata dessa definição

    E - Concessão de garantia = compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada;


ID
1904719
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca e quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, é verdadeiro afirmar que as Operações de Crédito de longo prazo são uma Receita Orçamentária

Alternativas
Comentários
  • Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento
    do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo, como é o caso das operações de crédito (MCASP, p. 40).

  • A - Se algo é efetivo tem que alterar o PL (no caso nem efetivo é.)

    B - OK

    C - É de capital, mas não altera o PL

    D - Não é corrente

    E - É não efetivo, mas não é modificativo.


ID
2143267
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 veda a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo determinadas exceções, como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    CF
    Art. 167. São vedados:
    IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo

    bons estudos

  • ✿ PRINCÍPIO DA NÃO AFETAÇÃO (OU NÃO VINCULAÇÃO) DE RECEITAS

    O princípio da não vinculação de receitas dispõe que nenhuma receita de impostos poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos, salvo as ressalvas constitucionais.

    Pretende-se, com isso, evitar que as vinculações reduzam o grau de liberdade do planejamento, porque receitas vinculadas a despesas tornam essas despesas obrigatórias. A principal finalidade do princípio em estudo é aumentar a flexibilidade na alocação das receitas de impostos. Assim, a regra geral é que as receitas derivadas dos impostos devem estar disponíveis para custear qualquer atividade estatal. Apenas os impostos não podem ser vinculados por lei infraconstitucional.

    Exceções:

    a) Repartição constitucional dos impostos;

    b) Destinação de recursos para a Saúde;

    c) Destinação de recursos para o desenvolvimento do ensino;

    d) Destinação de recursos para a atividade de administração tributária;

    e) Prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita;

    f) Garantia, contragarantia à União e pagamento de débitos para com esta.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos


ID
2314438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes aos fatos contábeis e às variações patrimoniais deles decorrentes.

A obtenção de empréstimos junto a instituições financeiras provoca, na data da liberação dos recursos, um aumento simultâneo do ativo e do passivo das entidades beneficiárias desse tipo de operação de crédito.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Lançamento inicial de empréstimo no custo amortizado:

    D - Caixa  (Ativo)
    D - Custos a amortizar (retifica empréstimo no passivo)
    C - Empréstimo a pagar (Passivo)


    veja que houve aumento tanto no ativo (natureza devedora) como no passivo (natureza credora)

    bons estudos

  •  

    MCASP 7ª edição:

    Reconhecimento do principal
    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.1.1.1.x.xx.xxCaixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)2.000.000,00

    C 2.1.2.x.x.xx.xxEmpréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (P)2.000.000,00


    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.1.1.x.xx.xxReceita a Realizar2.000.000,00

    C 6.2.1.2.x.xx.xxReceita Realizada2.000.000,00


    Natureza da informação: controle

    D 7.2.1.1.x.xx.xxControle da Disponibilidade de Recursos2.000.000,00

    C 8.2.1.1.1.xx.xxDisponibilidade por Destinação de Recursos2.000.000,00


    Natureza da informação: controle

    D 8.1.2.3.x.xx.xxExecução de Obrigações Contratuais – a Executar2.000.000,00

    C 8.1.2.3.x.xx.xxExecução de Obrigações Contratuais – Executados2.000.000,00

    Reconhecimento dos encargos
    Natureza da informação: patrimonial

    D 2.1.2.x.x.xx.xx(-) Encargos Financeiros a Apropriar (P)132.370,93

    C 2.1.2.x.x.xx.xxJuros e Encargos a Pagar de Empréstimos e
    Financiamentos a Curto Prazo (P)132.370,93



     

  • O Passivo não deveria ter sido registrado na data da contratação do empréstimo?

  • Antonio S,

    A principio segui a mesma linha de raciocínio sua. Contudo, para fins de conhecimento bancário, o termo "liberação" equivale a "creditação na conta do cliente". Se a questão tivesse afirmado que seria da data de "aprovação da proposta", ai sim o gabarito estaria errado. Coisas da cespe.

    Ressalto que com vistas a ganhar tempo consultei um bancário, não tomei como base material teórico, mas espero ter ajudado.

  • Antônio,

     

    No ato da assinatura do contrato, ocorre um fato administrativo apenas, e não uma movimentação entre contas (fato contábil).

  • CERTO

    Ex: Reconhecimento na entidade beneficiária de empréstimo no valor de R$100,00, sendo que os juros a apropriar conforme regime de competência correspondem a R$5,00.

    D - Caixa (Ativo) - R$100,00 - aumenta ativo

    D - Juros a amortizar (Retificadora de empréstimos no passivo) - R$5,00 - reduz o passivo

    C - Empréstimo a pagar (Passivo) - R$105,00 - aumenta o passivo

    Sendo assim, o ativo aumentou R$100,00 e o passivo teve o mesmo aumento R$100,00 (R$105,00 - R$5,00)

    Fonte: estratégia

  • CERTO!

    Vamos imaginar uma operação de empréstimo com as seguintes condições: contratação de um empréstimo no valor de R$ 100.000,00 que serão pagos em 12 prestações mensais de R$ 10.000, isto é, o valor total a ser pago é de R$ 120.000,00. A diferença entre o valor total a ser pago, R$ 120.000,00, e o valor contratado, R$ 100.000, representam o que a Contabilidade chama de Encargos Financeiros a transcorrer. Essa conta é classificada como retificadora do Passivo.

    A contabilização do empréstimo que efetuamos será:

    D – Bancos R$ 100.000,00

    D – Encargos Financeiros a transcorrer (Passivo) R$ 20.000,00

    C – Empréstimos a pagar R$ 120.000,00.

    Percebam que tivemos um aumento de R$ 100.000 no Ativo, pela entrada do valor do empréstimo e aumento do Passivo de 120.000 – 20.000, isto é, também R$ 100.000,00.

    Estratégia Concursos

  • Cara, sem ressentimentos, mas na hora da assinatura do contrato, já existe uma obrigação. Portanto questão está sem nexo.

  • "...na data da liberação dos recursos..."

    Quando ocorrer a liberação dos recursos, o ativo caixa irá aumentar no mesmo montante do aumento do passivo provocado pelo empréstimo.

  • Gabarito Certo.

    Vamos supor que você tenha uma empresa e ela está falindo e para não falir você faz um empréstimo de 50 mil reais para manter sua empresa por um determinado tempo, quando os 50 mil reais entraram para sua empresa virou um ativo, mas no momento em que você fez o empréstimo surgiu uma dívida com o Banco, ou seja, uma Obrigação, um passivo.

    Então, no Momento em que é feito o empréstimo, aumenta o Ativo, mas também surge uma dívida com o Banco que aumenta seu passivo.

    Ou seja, o empréstimo aumenta seu ativo e aumenta seu passivo simultaneamente.

    Bons estudos!✌

  • Só uma observação no comentário do colega Flávio Batista:

    No ato da assinatura do contrato, ocorre um ato (e não fato) administrativo apenas, e não uma movimentação entre contas (fato contábil).

    Fato contábil e Fato administrativo são sinônimos.

  • na data da assinatura do contra: ato administrativo- não registra nada

    data da liberação dos recurcos: Fato contábil- pode registrar

  • Certo

    No momento da obtenção do empréstimos temos a seguinte contabilização:

    D –Bancos (ativo)

    D –Encargos a transcorrer (redutora do passivo)

    C –Empréstimos (passivo)

    Há um aumento simultâneo do ativo e do passivo.


ID
2402821
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Existe uma espécie de operação de crédito contratual em que não há ingresso efetivo de recursos financeiros nos cofres da entidade, como, por exemplo, a que é realizada diretamente com o fornecedor do bem. Esta operação de crédito é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Tipos de operações de crédito
    a. Mútuo financeiro;
    b. Arrendamento mercantil financeiro;
    c. Aquisições financiadas de bens;
    d. Recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços;
    e. Assunção, reconhecimento e confissão de dívidas;
    f. Assunção, sem autorização orçamentária, de obrigação para pagamento a posteriori de bens e serviços; e
    g. Parcelamento de dívidas.

    Aquisição Financiada de Bens: Aquisição financiada de bens é uma espécie de operação de crédito contratual em que não há ingresso efetivo de recursos financeiros nos cofres da entidade, como, por exemplo, a aquisição financiada diretamente com o fornecedor do bem

    bons estudos

  • Complementando o Renato:

    a)Mobiliária não é operação de crédito

    b) assunção, sem autorização orçamentária, de obrigação para pagamento a posteriori de bens e serviços: não é operação de crédito em si, embora seja equiparada à operação pela LRF.

    c) Gabarito

    d) Arrendamento mercantil financeiro (leasing): é negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora para uso da arrendatária. É transferido ao arrendatário substancialmente todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado., como obsolescência tecnológica, desgastes.

    e) mútuo financeiro:  é a operação em que há um empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas e jurídicas, ou entre pessoas jurídicas, cujo tratamento fiscal é específico e não envolve instituição financeira. O  mútuo é definido como empréstimo de coisa fungível (dinheiro), portanto, o mutuário é obrigado a restituir ao mutuante o que dele recebeu.

  • Alguém poderia dizer em qual lei se encontra?

  • Lei de Responsabilidade Fiscal:

    Art. 29, inciso III: "operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros"

    Gabarito: Letra C


ID
2423938
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, relacione o tipo de fluxo de caixa adotado por uma determinada prefeitura, descrito na primeira coluna, com as respectivas operações, apresentadas na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
(1) Fluxo de Caixa das Operações
(2) Fluxo de Caixa dos Financiamentos
(3) Fluxo de Caixa dos Investimentos
( ) Compreende os recursos relacionados à captação e à amortização de empréstimos e financiamentos.
( ) Compreende os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante, bem como os recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos e outras operações da mesma natureza.
( ) Compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como de investimento ou financiamento.
A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • DFC das operações: Ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não qualificam como de investimento ou financiamento.


    DFC dos investimentos: Recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos e outras operações da mesma natureza.


    DFC dos financiamentos: Recursos relacionados à captação e à amortização de empréstimos e financiamentos.


    NBCT 16.6 - Demonstrações Contábeis


    Gabarito: B



  • (1) Fluxo de Caixa das Operações

    (2) Fluxo de Caixa dos Financiamentos

    (3) Fluxo de Caixa dos Investimentos

    (2) Compreende os recursos relacionados à captação e à amortização de empréstimos e financiamentos.

    (3) Compreende os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante, bem como os recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos e outras operações da mesma natureza.

    (1) Compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como de investimento ou financiamento.


ID
2433616
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contabilidade aplicada ao setor público, estão previstas operações de crédito. Em uma dessas operações, obtém-se, junto a uma instituição financeira, recurso acrescido de juros e demais encargos previstos contratualmente. Essa operação é denominada

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

    Mútuo Financeiro

     

    Mútuo financeiro é uma espécie de operação de crédito em que há obtenção de recurso junto a uma instituição financeira para pagamento posterior acrescido de juros e demais encargos contratualmente previstos.

     

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)


ID
2679805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a despesa pública, julgue o item subsequente.


O resultado da operação de crédito por antecipação da receita orçamentária feito por determinado órgão público deve ser incluído no montante da dívida fundada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As operações de créditos por antecipação de receita orçamentária serão inclusos na dívida pública flutuante, não na dívida fundada.

    Art. 115 do Decreto 93872/86

    § 1º A dívida flutuante compreende os compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de autorização orçamentária, assim entendidos:

    a) os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida (a pagar, conforme a lei 4.320/64, artigo 92, inciso II);

    b) os serviços da dívida;

    c) os depósitos, inclusive consignações em folha;

    d) as operações de crédito por antecipação de receita;

    e) o papel-moeda ou moeda fiduciária.

  • complementando...

    operação de crédito : dívida pública consolidada ou fundada

    operação de crédito por antecipação de receita (ARO): dívida flutuante.

  • Gabarito EXTRAOFICIAL preliminar: ERRADA

    Questão que trouxe um enunciado robusto mas que trata simplesmente do que compõe ou não a dívida fundada. Segundo a Lei 4320/64:

    Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.

    Débito de tesouraria é um item da dívida flutuante oriundo de operações de crédito por antecipação da receita orçamentária, também denominado de ARO, logo, compõe a dívida flutuante e não fundada.

  • O resultado da operação de crédito por antecipação da receita orçamentária (ARO) feito por determinado órgão público deve ser incluído no montante da dívida flutuante.

     

    Sobre a ARO, vamos decorar o seguinte:

    É um nome bonito para endividamento público, ou seja, o governo não tem grana e vai precisar pegar emprestado.

    * Na lei 4.320/64 -> pode ser realizada em qualquer mês, para cobrir insuficiência de caixa (art 7).

    * Na LRF -> só pode ser realizda a partir do décimo dia do inicío do exercício (e deve ser quitada, até o dia dez de dezembro de cada ano); não será autorizada se cobrarem outros encargos (só pode cobrar o juros da operação, que deve ser prefixada/indexada) e enquanto tiver ARO não resgatada não poderá se pegar outra. Ah, e claro, não pode fazer ARO no último mandato do presidente, governados ou prefeito. (art 38)

    * ARO é divida flutuante e não compõe dívida fundada do ente (não entra no limite de endividamento público)

    * ARO não é computada na regra de ouro (desde liquidadas até 10 de dezembro de cada ano)

    * Estados ou municípios fazem ARO quando abrem um crédito junto a instituição financeira vencedora em processo eletrônico (feito no BACEN).

    * ARO somente pode serrealizada através de leilão eletrônico (BACEN).

    * O  BACEN acompanha e controla o crédito aberto e, no caso de inobservância dos limites, aplica sanções à instituição financeira credora.

     

    Fonte:  meus resumos com base nos livros do Sérgio Mendes e do Augustinho Paludo

  • Dívida pública consolidada ou fundada: (Consta na LOA)

    *Dependem de autorização legislativa para amortização ou resgate.

     

     

    --> Operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

    --> Operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

     

    *****************************************************************************************************************

     

    Dívida flutuante: (Não constam na LOA) 

    * O pagamento independe de autorização orçamentária

     

    -->  Operações de crédito por antecipação de receita; (ARO)

     

  • ARO é dívida flutuante.

     

    Resposta: ERRADO.

  • GAB:E

     

    Dívida flutuante:


    A dívida flutuante corresponde aos passivos financeiros exigíveis em prazo inferior a 12 meses, que não necessitam de autorização orçamentária para o seu pagamento, porque já foram autorizados pelo Poder Legislativo e resta apenas o seu pagamento, ou porque referem-se a dispêndios extraorçamentários.


    De acordo com o art. 92 da Lei no 4.320/1964, a dívida flutuante compreende:
    I – os Restos a Pagar, excluídos os serviços da dívida;    (despesas empenhadas e não pagas no exercício financeiro)

     

     

    II – os serviços da dívida a pagar;(valores referentes à amortização do principal, juros, correção monetária (se houver), bem como outros encargos oriundos da dívida pública de longo prazo)

     

    III – os depósitos

     

    IV – os débitos de Tesouraria. (Os débitos de Tesouraria são as obrigações oriundas de Antecipações de Receitas Orçamentárias (ARO), realizadas com a finalidade de cobrir as necessidades financeiras de caixa.) CASO DA QUESTÃO!!!
     

  • EXCELENTE O COMENTARIO DA DANIELA RFB

  • Daniela RFB, obrigada! O seu comentário foi tão bom que foi para os meus resumos. CRTL+C - CTRL+V. 

    Ah, espero que não faça o concurso para o qual estou estudando. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Atentar à LRF:


    Art. 29, § 3o Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo

    inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

  • Dívida flutuante é a dívida de curto prazo.

    Dívida fundada é a dívida de longo prazo (sempre necessita de autorização legislativa).

  • Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.

    Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.

    Parágrafo único. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

    Dívida Fundada : Valores que o Ente Público tem que pagar depois de 12 meses

    Dívida Flutuante : Valores que o Ente Público tem que pagar em menos de 12 meses

  • O resultado da operação de crédito por antecipação da receita orçamentária feito por determinado órgão público deve ser incluído no montante da dívida FLUTUANTE (Art. 115, § único, "d" ----> Decreto 93872/86)

  • ARO=curto prazo=flutuante

  • Gab: ERRADO

    Ótimo Comentário da Simone Vieira. Acrescento ainda...

    Operação de Crédito: dívida pública Consolidada / Fundada. Inferior ou superior à 12 meses, precisa de autorização legislativa.

    Operação de Crédito por ARO: dívida Flutuante. Inferior à 12 meses, não precisa de autorização para pagamento.

  • ERRADO

    As operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO) devem ser quitadas no mesmo exercício financeiro, sendo assim incluídas em dívida flutuante.

    Abaixo deixo as fontes do meu comentário.

    LEI 4.320/64

    Art. 7° A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para:

    II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.

    Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.

    Parágrafo único. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

    Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.  

    MCASP 8 EDIÇÃO (página 93)

    ▪ Pagamento das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO) – conforme determina a LRF, as antecipações de receitas orçamentárias para atender a insuficiência de caixa deverão ser quitadas até o dia 10 de dezembro de cada ano. Tais pagamentos não necessitam de autorização orçamentária para que sejam efetuados;

  • Há dois erros na questão a primeira sobre a dívida ser fundada, pois sabemos que é flutuante e a segunda seria ENTE e não órgão... será que estou certa!

  • Gab: ERRADO

    A questão erra ao dizer que ARO é dívida FUNDADA (que é o mesmo que CONSOLIDADA), o correto seria FLUTUANTE.

    1. A dívida FUNDADA compreende a dívida: (superiores a 12 meses).
    • Contratual;
    • Mobiliária;
    • Precatórios vencidos e Ñ pagos;
    • Operações de créditos.

    --------

    1. Por outro lado, a dívida FLUTUANTE compreende a dívida: (INferior a 12 meses).
    • Restos a pagar  
    • Serviço da dívida a pagar 
    • Depósitos
    • Débito de tesouraria

    FONTE: Meu resumo de AFO. Amostras disponíveis no --> https://linktr.ee/soresumo


ID
2741719
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Diante das possibilidades das modificações orçamentárias e as autorizações para as realizações de operações de crédito, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Correta. É vedada a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa (art. 167, VI, da CF/1988).


    b) Errada. É vedada a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes (art. 167, V, da CF/1988).


    c) e e) Erradas. É vedada a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa (art. 167, VI, da CF/1988).


    d) Errada. É vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta (art. 167, III, da CF/1988).

    Resposta: Letra A
     


ID
2753095
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


A contratação de uma operação de crédito por uma entidade do setor público representa uma variação quantitativa, pois constitui um ingresso de receita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.


    É uma variação QUALITATIVA, pois há apenas lançamentos no ativo e passivo, SEM afetar o PL da entidade.


ID
2778682
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que apresenta duas afirmativas verdadeiras e complementares.

Alternativas
Comentários
  • Dispositivos da LRF:

     

    a) "Art. 35. É vedada a realização de operação de crédito entre um ente da Federação, diretamente ou por intermédio de fundo, autarquia, fundação ou empresa estatal dependente, e outro, inclusive suas entidades da administração indireta, ainda que sob a forma de novação, refinanciamento ou postergação de dívida contraída anteriormente."

     

    b) Gabarito.

    "Art. 35. É vedada a realização de operação de crédito entre um ente da Federação, diretamente ou por intermédio de fundo, autarquia, fundação ou empresa estatal dependente, e outro, inclusive suas entidades da administração indireta, ainda que sob a forma de novação, refinanciamento ou postergação de dívida contraída anteriormente.

            § 1o Excetuam-se da vedação a que se refere o caput as operações entre instituição financeira estatal e outro ente da Federação, inclusive suas entidades da administração indireta, que não se destinem a:

            I - financiar, direta ou indiretamente, despesas correntes;

            II - refinanciar dívidas não contraídas junto à própria instituição concedente."

     

    c) Vide fundamentações supra. É vedada também a realização de operações de crédito entre um fundo de um estado e autarquia de outro. 

     

    d) " Art. 37. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedados: I - captação de recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido, sem prejuízo do disposto no § 7o do art. 150 da Constituição;".

     

    e)  "Art. 37. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedado:  II - recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação;"

  • A letra B está incorreta já que o município não pode pegar empréstimo com qualquer banco estatal, só de outros entes.

    Excetuam-se da vedação a que se refere o caput as operações entre instituição financeira estatal e outro ente da Federação

  • LETRA B

    a) É vedada a operação de refinanciamento de dívida entre entes da Federação. / A vedação não atinge empréstimos entre empresas públicas de Estados distintos. 

    INCORRETA. Conforme art. 35 §1º da LRF, a primeira assertiva é verdadeira pois é vedada a realização de operação de crédito entre um ente da Federação, ainda que sob a forma refinanciamento de dívida contraída anteriormente. A segunda informação também é verdadeira, mas não são complementares.

     

    b) É permitido aos Municípios realizar operações de crédito com bancos estatais. / Estas operações não podem ser contratadas para financiar despesas correntes, ou outros empréstimos com outros bancos. 

    CORRETA. A primeira assertiva está correta conforme § 1o do Art. 35 da LRF. A segunda assertiva complementa a primeira e é verdadeira, conforme inciso I do mesmo parágrafo.

     

    c) Um fundo de recursos públicos estatais pode realizar operação de crédito com autarquia de outro estado. / Tal operação terá como a vedação de financiar despesas correntes. 

    INCORRETA. Utilizando a mesma base legal da Alternativa B, perceba que a primeira assertiva é falsa pois é vedada a realização de operação de crédito entre um ente da Federação e outro. Além disto, a segunda está errada pois não é único o óbice ao financiamento de despesas correntes, mas há também vedação ao refinanciamento dívidas não contraídas junto à própria instituição concedente.

     

    d) É possível a Município obter empréstimo com Estado através da antecipação de receita de tributo de sua competência independente da ocorrência do fato gerador. / Torna-se indispensável que a arrecadação do tributo em questão esteja previsto na Lei Orçamentária Anual Municipal. 

    INCORRETA. A primeira assertiva é falsa pois é vedada a obtenção de empréstimos por ARO sem que tenha ocorrido o fato gerador

     

     

    e)  o recebimento de lucros e dividendos de empresa pública na qual o Estado Membro detenha a maioria do capital social. / Esta proibição não se aplica se houver autorização orçamentária concedida por lei. 

    INCORRETA. A primeira questão já está errada, pois o recebimento de lucros e dividendos está autorizado caso o Estado detenha maioria do capital social, conforme inciso II - Art. 37 da LRF. A segunda parte também está inválida! 

     


ID
2798431
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As unidades federativas devem zelar para que suas contas não prejudiquem a ordem financeira pública. Um exemplo de norma que vem ao encontro desse objetivo é a Resolução n° 43/2001, do Senado Federal, pela qual o Distrito Federal deve observar limite para contratação de operações de crédito, as quais não podem ultrapassar

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º As operações de crédito interno e externo dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios observarão, ainda, os seguintes limites:

    I - o montante global das operações realizadas em um exercício financeiro não poderá ser superior a 16% (dezesseis por cento) da receita corrente líquida, definida no art. 4º;

  • GABARITO A

     

    Limites para Contratação de Operações de Crédito em relação à Receita Corrente Líquida:
    - União: 60%
     - Estados/DF/Municípios: 16%

  • Um bisu é que normalmente as referências de limites tanto de operações de crédito, pessoal, garantias e cia, tem por base a RECEITA CORRENTE LIQUIDA. só nessa já da pra matar a questão.

  • Essa questão versa sobre o limite para contratação de operações de crédito.

    A competência para fixar tal limite é do Senado Federal (após proposta do Presidente da República), conforme dispõe o art. 52, VII.

    A obrigação de verificar esse limite é mencionada diversas vezes no âmbito da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar n.º 101/2000), o que ocorre no Relatório de Gestão Fiscal.

    Por fim, o limite foi fixado pela Resolução n.º 43/2001 do Senado Federal, em seu art. 7º, inciso I. Vejamos:

    "Art. 7º As operações de crédito interno e externo dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios observarão, ainda, os seguintes limites:

    I - o montante global das operações realizadas em um exercício financeiro não poderá ser superior a 16% (dezesseis por cento) da receita corrente líquida, definida no art. 4;"

    Dessa forma, tem-se que a alternativa correta é a letra A.

    Diferentemente, o limite da dívida consolidada líquida dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios é fixado na Resolução n.º 40/2001 do Senado Federal e é de 2 vezes (ou 200%) a Receita Corrente Líquida para estados e para o DF é de 1,2 vezes (ou 120%) para municípios.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2800909
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Atenção: Utilize as informações abaixo para responder à questão.


As informações sobre as receitas públicas de um determinado ente público estadual, referentes ao exercício financeiro de 2017, foram extraídas do seu sistema de contabilidade:

− Arrecadação de R$ 10.000.000,00 referentes ao valor principal de Impostos.

− Arrecadação de R$ 2.500.000,00 referentes ao valor principal de Taxas pela Prestação de Serviços.

− Arrecadação de R$ 10.000,00 referentes ao valor de multas e juros de Taxas pela Prestação de Serviços.

− Obtenção, em 01/06/2017, de Operação de Crédito de longo prazo no valor de R$ 1.500.000,00.

− Arrecadação de Contribuições Sociais no valor de R$ 1.000.000,00.

− Alienação de Bens Imóveis, à vista, pelo valor de R$ 550.000,00, cujo resultado com a venda foi R$ 50.000,00.

− Obtenção, em 01/02/2017, de Operação de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária no valor de R$ 400.000,00.

− Recebimento de depósito caução no valor de R$ 60.000,00.

− Arrecadação de R$ 40.000,00 de créditos inscritos em dívida ativa referentes a Aluguéis e Arrendamentos.

− Recebimento de remuneração de Depósitos Bancários no valor de R$ 20.000,00.


Informações adicionais referentes ao exercício financeiro de 2017:

− Parcelas entregues aos municípios por determinação constitucional: R$ 3.000.000,00.

− Contribuição dos servidores estaduais para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social: R$ 600.000,00.

− Não houve receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9o do artigo 201 da Constituição Federal de 1988.

− Não houve valores pagos e recebidos em decorrência da Lei Complementar no 87/1996, e do fundo previsto pelo artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

De acordo com as determinações da Lei Complementar no 101/2000, a Operação de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária, deveria ter sido liquidada até

Alternativas
Comentários
  • LRF 101/00

    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

            I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

            II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

  • GABARITO E

     

    Para complementar o comentário do colega...

     

    LRF 

    Art. 38 III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros de operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir.


ID
2800924
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As seguintes obrigações foram incorridas por um determinado ente público estadual em março de 2018:

− Operação de crédito no valor de R$ 1.200.000,00 com vencimento em março de 2020.
− Operação de crédito no valor de R$ 700.000,00, prevista no orçamento, com vencimento em dezembro de 2018.

De acordo com as determinações da Lei Complementar no 101/2000, as obrigações incorridas pelo ente público estadual classificam-se, respectivamente, como dívida pública

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    LRF

     

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes dotações:


    I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses.

     

    §2o Será incluída na dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

  • Fcc tá na maldade em...

  • Essa doeu no rim

  • Errei por pressa e não li: Prevista no orçamento


ID
2849716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de operações de crédito.

I Nem toda operação de crédito realizada pelo Estado é representada pelo ingresso de recursos financeiros.

II O recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens é uma operação de crédito.

III As obrigações financeiras assumidas em decorrência da captação de recursos por meio da emissão de títulos públicos é uma operação de crédito mobiliária.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 29, III, c/c § 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/00), operação de crédito é todo compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros, bem como a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação, sem prejuízo do cumprimento das exigências dos arts. 15 e 16.

  • Gabarito: letra E.


    Item I: Aquisição financiada de bens é uma espécie de operação de crédito contratual em que não há ingresso efetivo de recursos financeiros nos cofres da entidade, como, por exemplo, a aquisição financiada diretamente com o fornecedor do bem. (Fonte: MCASP, 7ª edição, p. 253)

    Item II: LRF, art. 29, III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    Item III: Operações de crédito mobiliárias são as obrigações financeiras internas ou externas assumidas em decorrência da captação de recursos por meio da emissão de títulos públicos. (Fonte: MCASP, 7ª edição, p. 254)

  • Esta questão versa sobre receitas orçamentárias e, mais especificamente, sobre operações de crédito. 

    Vejamos a definição constante no MCASP, 8ª ed. pág. 44 a respeito das operações de crédito:

    "Código 2.1.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Operações de Crédito

    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas. São espécies desse tipo de receita:

    a. Operações de Crédito Internas
    b. Operações de Crédito Externas"

    Também, vejamos a definição de operação de crédito contida no art. 29 da LRF:

    "III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;"

    Agora vamos analisar as assertivas:

    I) Essa assertiva está correta, pois, de fato, há um exemplo de operação de crédito que não enseja ingresso de recursos financeiros: a Aquisição Financiada de Bens. Vejamos (MCASP, 8ª ed., pág. 289):

    "Aquisição Financiada de Bens

    Aquisição financiada de bens é uma espécie de operação de crédito contratual em que não há ingresso efetivo de recursos financeiros nos cofres da entidade, como, por exemplo, a aquisição financiada diretamente com o fornecedor do bem."

    II) Essa assertiva está correta, pois está compatível com a definição de operação de crédito segundo a LRF mencionada acima.

    III) Essa assertiva está correta, pois está de acordo com a definição de Operação de Crédito Mobiliária constante do MCASP, 8ª ed., pág. 290:

    "Operação de Crédito Mobiliária

    Operações de crédito mobiliárias são as obrigações financeiras internas ou externas assumidas em decorrência da captação de recursos por meio da emissão de títulos públicos."

    Dessa forma, tem-se que todas as assertivas estão corretas. Logo, está certa a alternativa E.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2854063
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto aos requisitos da legislação tributária aplicada às contratações públicas, julgue o item.


Se determinada empresa realizar a avaliação de ativos com base no critério do valor justo, os ganhos decorrentes dessa operação não integrarão a base de cálculo da contribuição para o PIS/PASEP.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.212/91

    Art. 28:

    § 9º Não integram o salário-de-contribuição para os fins desta Lei, exclusivamente:

    l) o abono do Programa de Integração Social-PIS e do Programa de Assistência ao Servidor Público-PASEP;  

  • O valor justo tem diversas aplicações, como em combinações de negócios, reavaliação de ativos, realização do , reconhecimento de receitas, dentre outras. Mas, você sabe o que é valor justo?

    Além dessas aplicações, o método de avaliação pelo valor justo é de extrema importância para realizar o cálculo de  de uma empresa.

    De acordo com o Pronunciamento Técnico – CPC 46,  é o preço que seria recebido ao vender um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo.

    Ou seja, o conceito de Valor Justo é uma mensuração baseada nas condições atuais de mercado e na data de mensuração.

    O entendimento sobre o que é valor justo, pode ser calculado por meio de 3 técnicas de avaliação:

    Em certos casos, a utilização de uma técnica é suficiente, porém, existem casos que múltiplas técnicas de avaliação são apropriadas. O resultado será considerado de acordo com a razoabilidade dos valores encontrados.

    A utilização do conceito sobre o que é valor justo, na avaliação de ativos de uma organização, torna esse processo menos subjetivo e impede que a entidade interfira nos seus valores. Isso torna o resultado mais coerente com a realidade e permite que a empresa faça corretamente sua gestão contábil.

    fonte:https://investorcp.com/gestao-ativo-imobilizado/o-que-e-valor-justo/

    CONCLUSÃO: ESSA QUESTÃO É PARA CONTABILIDADE.


ID
2884663
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Entre os procedimentos contábeis específicos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, estão as operações de crédito. Assinalar a alternativa que demonstra somente operações de crédito contratuais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    Fonte: LRF

  • São todos os itens do inciso III do Art. 29 da LRF com exceção da emissão de títulos.

  • Vamos relembrar da definição de operação de crédito contratual:

    Operação de Crédito Contratual: Operações de crédito contratuais são as obrigações financeiras internas ou externas assumidas em virtude de contrato, tratado, convênio ou outro instrumento jurídico que constitua e regule o negócio consensualmente firmado, estabelecendo as obrigações das partes contratantes.

    Agora, vamos rever nosso resumo esquemático sobre operações de crédito contratuais:

    Por fim, vamos analisar as alternativas:/

    A alternativa A), B), D) e E) estão erradas, pois emissão de títulos mobiliários não é operação de crédito contratual.

    Assim, apenas a letra C) está certa.

    Gabarito: LETRA C


ID
2917375
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Dispõe o art. 3° da Lei n° 4.320/64: “A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de crédito...”

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÃO

    CF, ART. 165

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa (EXCLUSIVIDADE), não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

     

    L. 4320

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas (UNIVERSALIDADE), inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.

     

    Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de credito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros


ID
2960875
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à receita e à despesa públicas, a restos a pagar e a operações de crédito.


Ao pleitear a realização de uma operação de crédito, o ente da Federação interessado deverá demonstrar, perante o Ministério da Fazenda, o atendimento à “regra de ouro”.

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Art. 32. (...)

    § 1 O ente interessado formalizará seu pleito fundamentando-o em parecer de seus órgãos técnicos e jurídicos, demonstrando a relação custo-benefício, o interesse econômico e social da operação e o atendimento das seguintes condições:

    (...)

    V - atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituição;

    CF/1988

    Art. 167. São vedados:

    (...)

    III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;

  • Regra de ouro da contabilidade pública:

    "O montante da despesa autorizada em cada exercício financeiro não poderá ser superior ao total das receitas estimadas para o mesmo período."

    Gabarito: CERTO

  • Não compreendi, pois, para pleitear uma operação de crédito não pode-se transgredir a Regra de Ouro, ok, porém, demonstrar para o Ministério da Fazenda? Por quê?

    O ente deverá obter autorização do Legislativo.


ID
3132184
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos e financiamentos obtidos junto a entidades estatais ou privadas – nacionais ou internacionais, as receitas

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra A

    Código 2.1.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Operações de Crédito

    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital”, são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas.

  • GAB.: A

    RECEITA ORÇAMENTÁRIA DE CAPITAL: ORIGENS E ESPÉCIES

    Receitas de Capital - Operações de Crédito: Recursos financeiros provenientes da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas

  • Essa questão trata da classificação e definição de receitas orçamentárias. 


    Segundo dispõe o MCASP 8ª ed., pg. 44:


    Código 2.1.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Operações de Crédito


    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas.


    Desse modo, temos que a alternativa correta é a letra A.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Essa questão trata da classificação e definição de receitas orçamentárias. 

    Segundo dispõe o MCASP 8ª ed., pg. 44:

    Código 2.1.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Operações de Crédito

    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas.

    Desse modo, temos que a alternativa correta é a letra A.

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
3161053
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Serrana - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à operação de crédito por antecipação de receita, que se destina a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro, assinale a alternativa que apresenta uma das exigências legais para sua realização, conforme determina o art. 38 da LC nº 101/00.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    》  Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

        I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício; (Gabarito)

        II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

        III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

        IV - estará proibida:

        a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

        b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    (LRF)

  • Vamos analisar a questão.

    Essa questão versa sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF.

    As operações de crédito por antecipação de receita destinam-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e devem cumprir exigências mencionadas nos arts. 32 e 38 da LRF.

    Com isso em mente, vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está errada, pois, conforme o art. 38, III, da LRF, a ARO não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir.

    B) Essa alternativa está certa, pois está de acordo com o art. 38, I, da LRF.

    C) Essa alternativa está errada, pois, conforme o art. 38, II, da LRF, a ARO deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano.

    D) Essa alternativa está errada, pois, conforme o art. 38, IV, a, da LRF, estará proibida ARO enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada.

    E) Essa alternativa está errada, pois não existe essa vedação na LRF.


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3198289
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a legislação vigente, as operações de créditos por antecipação de receita orçamentária (ARO) destinam-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro. Sobre esse dispositivo são feitas as seguintes considerações:

I. podem ser realizadas em qualquer ano, a partir do dia 10 de janeiro, exceto no último ano de mandato do Prefeito.

II. as realizadas por Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto a instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo BACEN.

III. podem ser efetuadas mesmo enquanto vigentes outras de mesma natureza, desde que não ultrapassem o limite estabelecido na lei de créditos que as autorizou.

IV. é possível realizar as operações de ARO se houver autorização específica na lei orçamentária e o produto de sua arrecadação se destinar a despesas de capital.

São verdadeiras as afirmativas apresentadas em: 

Alternativas
Comentários
  • LRF

       Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

            I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

            II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

            III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

            IV - estará proibida:

            a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

            b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

      § 2 As operações de crédito por antecipação de receita realizadas por Estados ou Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto à instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo Banco Central do Brasil.

    Gab. D

  • Entendo que o gabarito deva ser letra (D), e não (B) como foi dado, pois a assertiva (I) diz (...) exceto o Prefeito, e assim, a meu, restringe a proibição, que como bem dito pelos colegas, além do Prefeito, se restringe também ao Pres.Rep. e ao Governador, cada qual em seu último ano de mandato.

    Mais alguém ?

    Bons estudos.


ID
3204001
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na legislação e nos conceitos aplicáveis ao Setor Público, julgue o item


As operações de crédito por antecipação da receita orçamentária representam uma entrada compensatória; trata‐se de um recurso transitório, que deve ser devolvido dentro do próprio exercício.

Alternativas
Comentários
  • MCASP e LRF - Gabarito: Certo

    Ingressos Extraorçamentários

    Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.

    São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO)3, a emissão de moeda, e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros4.

     Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

            I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

            II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

  • puts,

    "II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;" segunda vez que faço e julgo errada. "Até o dia dez de dezembro cabe uma interpretação mais restrita que "dentro de um mesmo exercício"


ID
3212881
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na Lei n° 4.320/64, compreende a dívida flutuante, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Lei n° 4.320

    Art. 91. A dívida flutuante compreende:

    I. os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II. os serviços da dívida a pagar;

    III. os depósitos;

    IV. os débitos de tesouraria.

  • ATENÇÃO ao Decreto 93.872

    Art . 115.

    § 1o A dívida flutuante compreende os compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de autorização orçamentária, assim entendidos:

    a) os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    b) os serviços da dívida;

    c) os depósitos, inclusive consignações em folha;

    d) as operações de crédito por antecipação de receita;

    e) o papel-moeda ou moeda fiduciária.

  • LRF

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:  

     

        I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

    § 3 Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

    GABARITO E

    BONS ESTUDOS !


ID
3340399
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Câmara de Itabirito - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre as origens e as espécies da receita orçamentária.


I. Tributo é uma das origens da Receita Corrente na classificação orçamentária por Categoria Econômica. Quanto à procedência, trata-se de receita derivada cuja finalidade é obter recursos financeiros para o Estado custear as atividades que lhe são correlatas.

II. As taxas cobradas pelos entes da Federação, no âmbito das respectivas atribuições, são espécie de tributo na classificação orçamentária da receita, tendo como fato gerador o exercício regular do poder de polícia administrativa ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição.

III. As Receitas da Dívida Ativa são os créditos da Fazenda Pública, de natureza específica tributária, exigíveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. Esse crédito é cobrado por meio da emissão de certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, inscrita na forma da lei, com validade de título executivo.

IV. “Operações de Crédito” representa uma origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital”. São recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas. Há duas espécies desse tipo de receita: internas e externas.


Estão CORRETAS as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • 1 - RECEITA CORRENTE

    Tributos (impostos, taxas e contribuição de melhoria)

    Contribuições

    Patrimonial

    Agropecuária

    Industrial

    Serviços

    Transferências correntes

    Outras receitas correntes

    2 - RECEITA DE CAPITAL

    Operações de crédito

    Alienação de bens

    Amortização de empréstimos

    Transferência de capital

    Outras receitas de capital

    Item I - Verdadeiro

    Item II - Verdadeiro

    Item III - Falso

    Item IV - Verdadeiro

    Letra D

  • MCASP - Gabarito letra D

    Sobre o item III

    Correção

    Dívida ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez. É uma fonte potencial de fluxos de caixa e é reconhecida contabilmente no ativo. Não se confunde com a dívida pública, uma vez que esta representa as obrigações do ente público com terceiros e é reconhecida contabilmente no passivo.


ID
3399214
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, entre outros, equipara-se a operações de crédito e está vedado(a)

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8a

    Quadro Síntese - Conceito de Operações de Crédito 

    São Operações de Crédito

    ▪ Mútuo.

    ▪ Abertura de crédito.

    ▪ Emissão e aceite de título.

    ▪ Aquisição financiada de bens.

    ▪ Recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços.

    ▪ Arrendamento mercantil.

    ▪ Outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

    ▪ ARO.

    Equiparam-se a Operações de Crédito

    ▪ Assunção, reconhecimento ou confissão de dívidas.

    Equiparam-se a Operações de Crédito e estão vedados

    ▪ A captação de recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido, exceto para o responsável tributário quando assim determinado;

    ▪ O recebimento antecipado de valores de empresa em que o poder público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação;

    ▪ A assunção direta de compromisso, a confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes;

    ▪ A assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços.

    Não são Operações de Crédito (desde que não implique em elevação da dívida consolidada líquida)

    ▪ Assunção de obrigação entre pessoas jurídicas (administração direta, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes) integrantes do mesmo estado, Distrito Federal ou município.

    ▪ Parcelamento de débitos preexistentes junto a instituições não financeiras.

    GAB. C

  • Gabarito: C

    Art. 37. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedados:

    I - captação de recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido, sem prejuízo do disposto no § 7 do art. 150 da Constituição;

    II - recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação;

    III - assunção direta de compromisso, confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes;

    IV - assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços.

    Fonte: Lei de Responsabilidade Fiscal


ID
3464095
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará entre outras as seguintes, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • LRF - Art. 50. VI - a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos.


ID
3481051
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, são operações de crédito, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    III-  operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

  • kkkk Essa questão deu vontade de rir de tão escabrosa de errada que tá; uma unidade orçamentária agora é um tipo de operação de crédito

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é piada né?

  • GABARITO LETRA E

    Acho que o examinador quis saber o que o MCASP não considera operação de crédito.

    Segundo o MCASP 8ª Ed. P. 291:

    Não se equipara a operações de crédito a assunção de obrigação entre pessoas jurídicas (administração direta, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes) integrantes do mesmo ente (estado, Distrito Federal ou município) nem o parcelamento de débitos preexistentes junto a instituições não-financeiras, desde que não impliquem elevação do montante da dívida consolidada líquida26.

    São Operações de Crédito

    ▪ Mútuo.

    ▪ Abertura de crédito.

    ▪ Emissão e aceite de título.

    ▪ Aquisição financiada de bens.

    ▪ Recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços.

    ▪ Arrendamento mercantil.

    ▪ Outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

    ▪ ARO.

    Equiparam-se a Operações de Crédito

    ▪ Assunção, reconhecimento ou confissão de dívidas.

    Equiparam-se a Operações de Crédito e estão vedados

    ▪ A captação de recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido, exceto para o responsável tributário quando assim determinado;

    ▪ O recebimento antecipado de valores de empresa em que o poder público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação;

    ▪ A assunção direta de compromisso, a confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes;

    A assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços.

    Não são Operações de Crédito (desde que não implique em elevação da dívida consolidada líquida)

    ▪ Assunção de obrigação entre pessoas jurídicas (administração direta, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes) integrantes do mesmo estado, Distrito Federal ou município.

    Parcelamento de débitos preexistentes junto a instituições não financeiras.


ID
3555664
Banca
AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2017
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação a todas as receitas públicas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei, assinale a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • A) receitas derivadas de imposição legal, representadas pelos

    tributos (impostos estão incluídos aqui), sendo compulsório ao particular o

    pagamento.

    Correto -> Classificam-se como originárias as receitas públicas arrecadadas por meio da exploração de atividades econômicas pela administração pública.

    B) Receita de Capital (em regra não afetam o Patrimônio Líquido).

    C) Contribuição para financiamento da seguridade social - Outras despesas correntes (CORRIJA- ME SE ESTIVER ERRADA)

    D) Um dos estágios da receita orçamentária é a arrecadação "Entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro" GABARITO

    E) Receitas orçamentárias são entradas de recursos nos cofres da União, que NÃO

    caracterizem operações de compensação, gerando disponibilidade fnanceira para o

    Governo.


ID
3624415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGM - Manaus - AM
Ano
2018
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca de crédito público, julgue o seguinte item.

Nem todo empréstimo público tomado pelo município precisa, para sua realização, de autorização específica do Senado Federal. 


Alternativas
Comentários
  • Só exige a autorização do Senado Federal se for externo.

    LRF

    Art. 32. O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.

    § 1 O ente interessado formalizará seu pleito fundamentando-o em parecer de seus órgãos técnicos e jurídicos, demonstrando a relação custo-benefício, o interesse econômico e social da operação e o atendimento das seguintes condições:

    (...)IV - autorização específica do Senado Federal, quando se tratar de operação de crédito externo;

    CF - Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

  • Gab. C

    A União, Estado, Distrito Federal e Município, não precisa de autorização específica do Senado Federal para realizar operação de crédito interno. No entanto precisaria da respectiva autorização para operações de crédito externo.

    Fonte: LRF. Art. 32. (...): IV - autorização especifica do Senado Federal, quando se tratar de operação de crédito externo.

  • Lembrar de ARO (antecipação de receita orçamentária), necessidade de caixa por insuficiência temporária.

  • Certo

    LRF

    Art. 32. O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.

    § 1 O ente interessado formalizará seu pleito fundamentando-o em parecer de seus órgãos técnicos e jurídicos, demonstrando a relação custo-benefício, o interesse econômico e social da operação e o atendimento das seguintes condições:

    IV - autorização específica do Senado Federal, quando se tratar de operação de crédito externo;


ID
3692071
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Cantagalo - RJ
Ano
2015
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Caso um ente público apresente insuficiência de caixa durante o exercício financeiro poderá recorrer à operação de crédito por antecipação da receita orçamentária, mas para isto deverá observar, rigorosamente, as regras estabelecidas na legislação, principalmente os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Assinale a alternativa que não apresenta uma exigência prevista na legislação mencionada:

Alternativas
Comentários
  • GAB C


ID
3696145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca de noções básicas de administração financeira e orçamentária, julgue o item que se seguem.

Os recursos obtidos por meio de operações de crédito por antecipação da receita integram o cômputo geral das receitas orçamentárias demonstradas no balanço financeiro. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    As operações de crédito: são receitas orçamentárias.

    As operações de crédito por antecipação de receita: são receitas extraorçamentárias.

  • Os recursos obtidos por meio de operações de crédito por antecipação da receita integram o cômputo geral das receitas orçamentárias demonstradas no balanço financeiro.

    Lei 4.320

    Art. 57. Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo 3º (operações de crédito por antecipação de receita...) desta lei serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento.

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas

    em lei.

    Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de crédito por antecipação da

    receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros

    Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4320.htm

    Bons estudos

  • ARO é receita extraorçamentária.

  • GAB ERRADO

    Operações de crédito, em regra são receitas orçamentárias. As operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO) são exceção e classificam-se como ingressos extraorçamentários, por determinação do parágrafo único do art. 3o da Lei no 4.320/1964, por não representarem novas receitas no orçamento.

    .

  • Gab: ERRADO

    ARO é receita extraorçamentária.

  • RECEITAS EXTRAORÇAMENTÁRIAS: É O FAMOSO F-O-D-E-O

    FIANÇAS

    OPERAÇÃO CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DA RECEITA (ARO)

    DEPÓSITO CAUÇÃO

    EMISSÃO MOEDA

    OUTRAS ENTRADAS COMPENSATÓRIAS

  • Só para esclarecer e não cometerem o mesmo erro que cometi:

    As AROs integram o Balanço Financeiro, mas li rápido e não percebi o erro trata-se de receita extra-orçamentária

  • gabarito errado

    ARO é extraorçamentaria.

  • ARO são receitas extraorçamentárias


ID
3708391
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2018
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o balanço orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Com base somente nesse Manual, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Receitas Realizadas.
2. Receitas Correntes.
3. Receitas de Capital.
4. Operações de Crédito/Refinanciamento.

Coluna 2

( ) Demonstra o valor da receita decorrente da emissão de títulos públicos e da obtenção de empréstimos.
( ) Correspondem às receitas arrecadadas diretamente pelo órgão, ou por meio de outras instituições como, por exemplo, a rede bancária.
( ) São as receitas orçamentárias que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentárias, a fim de se atingirem as finalidades públicas, e que, em geral, provocam efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.
( ) As receitas orçamentárias aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentárias, a fim de se atingirem as finalidades públicas e que, em geral, não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D MCASP8ª

    Receitas CORRENTE e CAPITAL ambas são receitas orçamentárias que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentárias, a fim de se atingirem as finalidades públicas, sendo que a primeira provoca efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido e a segunda NÃO.

  • Com base somente nesse Manual, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

    Coluna 1

    1. Receitas Realizadas.

    2. Receitas Correntes.

    3. Receitas de Capital.

    4. Operações de Crédito/Refinanciamento.

    Coluna 2

    (4) Demonstra o valor da receita decorrente da emissão de títulos públicos e da obtenção de empréstimos.

    (1) Correspondem às receitas arrecadadas diretamente pelo órgão, ou por meio de outras instituições como, por exemplo, a rede bancária.

    (2) São as receitas orçamentárias que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentárias, a fim de se atingirem as finalidades públicas, e que, em geral, provocam efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.

    (3) As receitas orçamentárias aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentárias, a fim de se atingirem as finalidades públicas e que, em geral, não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.


ID
3746671
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Colombo - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto ao aspecto de classificação por natureza, a receita e a despesa dividem-se em orçamentária e extraorçamentária. Assinale alternativa que apresenta uma receita extraorçamentária.

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra A

    Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.

    São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO)3, a emissão de moeda, e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.


ID
3753175
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O ingresso decorrente de operações de crédito por antecipação de receita e a receita decorrente do aluguel a terceiros de imóvel pertencente ao Município são contabilmente tratados como receita

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Segundo o MCASP - 8ª Edição:

    Ingressos Extraorçamentários

    Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.

    São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO), a emissão de moeda, e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

    Código 1.3.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Patrimonial

    São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial.

    Quanto à procedência, trata-se de receitas originárias. Podemos citar como espécie de receita patrimonial as concessões e permissões, cessão de direitos, dentre outras.

    Logo:

    ARO -> Receita Extraorçamentária

    Receita decorrente de aluguel -> Receita Orçamentária Corrente Patrimonial

    Disponível em: <https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/20122018_CPU_MCASP_8_ed_-_publicacao_com_capa_2vs.pdf>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Casos de Receita Extraorçamentária:

    Inscrição de restos a pagar;

    Inscrição de Serviços da dívida a pagar;

    Recebimento de Depósito/caução/consignações;

    Contratação de ARO;

    Emissão de papel moeda.

    Mnemônico:

    Restos a pagar INscritos: INgresso extraorçamentário

    Restos a pagar PAGOS: dispêndio extraorçamentário

    • Operações de crédito por antecipação de receita

    Receita Extra orçamentaria

    • Receita decorrente do aluguel a terceiros de imóvel pertencente ao Município

    Receita Patrimonial


ID
3801154
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É(São) exemplo(s) de operações de crédito:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    LRF

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Essa questão versa sobre a definição de operações de crédito que constituem espécie de receita orçamentária.

    Sobre o assunto, vejamos as definições do MCASP e da Lei de Responsabilidade Fiscal:

    MCASP
    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas. São espécies desse tipo de receita:

    a. Operações de Crédito Internas
    b. Operações de Crédito Externas

    LRF

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:
    [...]
    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    Nota-se, portanto, que arrendamento mercantil, que corresponde à letra C, inclui-se na definição de operação de crédito.

    Além disso:

    A) Aquisição é de software constitui uma despesa orçamentária e não uma receita orçamentária, logo, não pode é uma operação de crédito.

    B) Arrecadação de tributos constitui uma receita orçamentária diferente de operação de crédito.

    D) e E) Despesas de Exercícios Anteriores e Restos a Pagar Não Processados são conceitos relacionados a despesas orçamentárias.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Essa questão versa sobre a definição de operações de crédito que constituem espécie de receita orçamentária.

    Sobre o assunto, vejamos as definições do MCASP e da Lei de Responsabilidade Fiscal:

    MCASP

    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital", são recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos obtidas junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas. São espécies desse tipo de receita:

    a. Operações de Crédito Internas

    b. Operações de Crédito Externas

    LRF

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    [...]

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    Nota-se, portanto, que arrendamento mercantil, que corresponde à letra C, inclui-se na definição de operação de crédito.

    Além disso:

    A) Aquisição é de software constitui uma despesa orçamentária e não uma receita orçamentária, logo, não pode é uma operação de crédito.

    B) Arrecadação de tributos constitui uma receita orçamentária diferente de operação de crédito.

    D) e E) Despesas de Exercícios Anteriores e Restos a Pagar Não Processados são conceitos relacionados a despesas orçamentárias.

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • GABARITO: C

    Segundo o MCASP, OPERAÇÃO DE CRÉDITO:

    • a. Mútuo financeiro;
    • b. Arrendamento mercantil financeiro;
    • c. Aquisições financiadas de bens;
    • d. Recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços;
    • e. Assunção, reconhecimento e confissão de dívidas;
    • f. Assunção, sem autorização orçamentária, de obrigação para pagamento a posteriori de bens e serviços;
    • g. Parcelamento de dívidas.


ID
3885364
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2000
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A conta ICMS A RECUPERAR tem saldo devedor. Tal situação representa:

Alternativas
Comentários
  • GABA b)

    ICMS a recuperar (+A) " um direito "

  • GABARITO: B

    O saldo da rubrica ICMS a Recuperar representa uma situação de crédito da empresa com o Governo.

    A conta ICMS a Recuperar é classificada no grupo dos ativos circulantes, pois trata-se de um direito que a entidade possui sobre os impostos recuperáveis numa operação comercial e que lhe é atribuído pelo Governo.

    Esse valor contido em ICMS a Recuperar é posteriormente subtraído do valor a ser efetivamente recolhido pela União.


ID
3904720
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O ganho eventualmente auferido por ocasião da renegociação de operações de crédito, que aumente o prazo inicialmente pactuado, calculado pela diferença entre o valor da renegociação e o valor contábil dos créditos, deve ser registrado:

Alternativas

ID
3921004
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2005
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A possibilidade da classificação de uma operação de crédito renegociada em um nível de risco inferior ao, originalmente, atribuído ao cliente ou ao grupo econômico ao qual ele pertença, depende:

Alternativas

ID
3964354
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que diz respeito às operações de crédito por antecipação de receita, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    LRF

    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

    IV - estará proibida:

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal

  • Gab C, mas essa D tá errada não!

  • alguem sabe pq não esta certa a E?

  • Acredito que o erro da D é porque nem sempre o Chefe do Poder Executivo vai poder fazer ARO, como por exemplo, no último mandato ele é proibido de fazer esse tipo de contratação.

    Sem contar que o ARO tem prazos para contratar e para serem restituídos, e dizer que é utilizado para atender a insuficiência de caixa em seu "mandato" ficou muito amplo, como se ele pudesse realizar a contratação a qualquer tempo.


ID
3964420
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Equiparam-se a Operações de Crédito:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    LRF

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    [...]

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    [...]

    § 1º Equipara-se a operação de crédito a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação, sem prejuízo do cumprimento das exigências dos arts. 15 e 16.

  • Questão bem maldosa.

    Ela cobra a diferença entre "o que é" do que "se equipara" a Op. Créd.

    Ou seja, as alternativas:

    A, C, D: é Op. Créd.

    B (Gabarito) - Equipara-se a Op. Créd.

    _

    Fonte: LRF, Art 29, inciso III e § 1º.


ID
4148278
Banca
FUNDATEC
Órgão
Câmara de Vereadores de Itaqui - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e deve observar as exigências mencionadas na Lei de Responsabilidade Fiscal, entre as quais:


I. Poderá realizar-se somente a partir do primeiro dia útil do segundo semestre.

II. Deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano.

III. Só é permitida quando existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se das normas gerais para a realização de ARO conforme a LRF.

    Teoria:

    Segundo a LRF, a operação de crédito por antecipação (ARO) de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências para as operações de crédito e as seguintes:

    → realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício.

    → deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia 10 de dezembro de cada ano.

    → não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir.

    → estará proibida enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada, bem como no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    Resolução:

    I. Poderá realizar-se somente a partir do primeiro dia útil do segundo semestre.

    O item I está ERRADO. Pois, realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício.

    II. Deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano.

    O item II está CERTO. Conforme exposição teórica acima.

    III. Só é permitida quando existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada.

    O item III está ERRADO. Pois, estará proibida enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada.

    Por fim, apenas o item II está correto.

    Gabarito: Letra B.


ID
4159492
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Lupionópolis - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • SUBSEÇÃO III

    DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DE RECEITA ORÇAMENTÁRIA

    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

    IV - estará proibida:

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    § 1 As operações de que trata este artigo não serão computadas para efeito do que dispõe o inciso III do art. 167 da Constituição, desde que liquidadas no prazo definido no inciso II do caput.

    § 2 As operações de crédito por antecipação de receita realizadas por Estados ou Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto à instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo Banco Central do Brasil.

    § 3 O Banco Central do Brasil manterá sistema de acompanhamento e controle do saldo do crédito aberto e, no caso de inobservância dos limites, aplicará as sanções cabíveis à instituição credora.


ID
4880509
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam situações vedadas pela Constituição da República, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovadas pelo Poder Legislativo por maioria relativa. ABSOLUTA

  • maioria relativa é o mesmo que maioria relativa ???????

  • Maioria absoluta: primeiro número inteiro superior à metade dos membros.

    Maioria relativa(simples): primeiro número inteiro superior à metade dos presentes.

    Exemplo: Votação no senado com 60 presentes.

    Maioria absoluta: 81/2= 40,5, logo: 41 votos.

    Maioria relativa: 60/2= 30, logo: 31 votos.

  • Gabarito: C)


ID
4993126
Banca
FRAMINAS
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das Operações de Crédito, é CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Operações de Créditos = Receita Orçamentária

    ARO = Receita Extraorçamentária, já que o ente tem a obrigação de liquidá-los até o dia 10 de dezembro.

  • Erro da letra "a" é que a autorização é pelo executivo e não legislativo como a alternativa sugere:

    "A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa." (lei 4.320 art.7)


ID
5041012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às operações de crédito, julgue o item subsecutivo.


Como não impacta o patrimônio, a evidenciação da contratação de operação de crédito deve ser feita em contas de controle.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Segundo o MCASP, 8ª ed., pg. 308, na contratação da operação de crédito há somente os seguintes lançamentos:

    Natureza da informação: controle 

    D 7.1.2.3.x.xx.xx Obrigações Contratuais 

    C 8.1.2.3.x.xx.xx Execução de Obrigações Contratuais – a Executar 

    Além disso, na pg. 298, o MCASP dispõe o seguinte:

    Embora a fase de contratação da operação de crédito não impacte o patrimônio, seu controle é importante, pois evidencia aspectos que potencialmente afetarão o patrimônio público e registra informações necessárias ao preenchimento dos demonstrativos fiscais, inclusive para fins de cálculo de limites. Assim, a contratação de operações de crédito deve ser evidenciada em contas de controle, como demonstrado adiante.

    Dessa forma, tem-se que o item está certo.

    prof Índio e Marcel

    Excelentes estudos !

  • Certo

    Na contratação da operação de crédito há os seguintes lançamentos:

    Natureza da informação: controle

    D 7.1.2.3.x.xx.xx Obrigações Contratuais

    C 8.1.2.3.x.xx.xx Execução de Obrigações Contratuais – a Executar

  • Segundo Mcasp, pg. 288 - São operações de crédito:

    a. Mútuo financeiro;

    b. Arrendamento mercantil financeiro;

    c. Aquisições financiadas de bens;

    d. Recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços;

    e. Assunção, reconhecimento e confissão de dívidas;

    f. Assunção, sem autorização orçamentária, de obrigação para pagamento a posteriori de bens e serviços; e

    g. Parcelamento de dívidas.

    Na hipótese ( f ) há lançamento em conta patrimonial e de controle.

    Lançamentos:

    Reconhecimento do passivo

    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.1.5.6.x.xx.xx Almoxarifado (P)

    C 2.1.3.x.x.xx.xx Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo (P)

    Registro da responsabilidade em apuração

    Natureza da informação: controle

    Corrijam-se se estiver errada,

    Obrigada!


ID
5041015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às operações de crédito, julgue o item subsecutivo.


A parcela de encargos financeiros deve ser apropriada na data do vencimento da operação de crédito, na realização do seu pagamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    c. Apropriação Mensal dos Encargos ao Longo do Período

    Cada parcela relativa aos encargos financeiros deve ser apropriada até o final de cada mês, conforme o regime de competência, independentemente de seu pagamento. Dessa forma, deve ser realizada uma baixa no saldo contábil da conta retificadora de passivo que representa os encargos financeiros a apropriar. A contabilidade deve demonstrar o valor real da dívida contratada até então, a qual equivalerá ao valor do principal somado à parcela de encargos financeiros reconhecidos.

    Mcasp

    Erros avisem-me

  • MCASP, PCASP, LSA, LRF ==> Adotam INTEGRALMENTE o Regime de COMPETÊNCIA, e não de caixa.

    Bons estudos.

  • MCASP!!!

    É apropriada ao fim de cada mês, por competência independente de pagamento.

  • Essa questão versa sobre escrituração contábil de operações de crédito e, mais especificamente, sobre a parcela de encargos financeiros.

    Diferentemente do que diz a questão, e segundo o MCASP, 8ª ed., pág. 304, cada parcela relativa aos encargos financeiros deve ser apropriada até o final de cada mês, conforme o regime de competência, independentemente de seu pagamento. Dessa forma, deve ser realizada uma baixa no saldo contábil da conta retificadora de passivo que representa os encargos financeiros a apropriar. A contabilidade deve demonstrar o valor real da dívida contratada até então, a qual equivalerá ao valor do principal somado à parcela de encargos financeiros reconhecidos.

    Assim, o item está errado.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A periodização do reconhecimento dos juros depende do período da taxa de juros. Se a taxa de juros for mensal, o reconhecimento é mensal, se a taxa de juros for anual, o reconhecimento é anual. Portanto, a apropriação dos juros independe do seu pagamento.


ID
5041210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às operações de crédito, julgue o item subsecutivo.


Como não impacta o patrimônio, a evidenciação da contratação de operação de crédito deve ser feita em contas de controle.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o MCASP, 8ª ed., pg. 303, na contratação da operação de crédito há somente os seguintes lançamentos:

    Natureza da informação: controle

    D 7.1.2.3.x.xx.xx Obrigações Contratuais

    C 8.1.2.3.x.xx.xx Execução de Obrigações Contratuais – a Executar

    Além disso, na pg. 293, o MCASP dispõe o seguinte:

    Embora a fase de contratação da operação de crédito não impacte o patrimônio, seu controle é importante, pois evidencia aspectos que potencialmente afetarão o patrimônio público e registra informações necessárias ao preenchimento dos demonstrativos fiscais, inclusive para fins de cálculo de limites. Assim, a contratação de operações de crédito deve ser evidenciada em contas de controle, como demonstrado adiante.

    Dessa forma, tem-se que o item está certo.

  • Operação de Crédito é receita de capital. As receitas de capital são receitas não-efetivas. Não impactam o patrimônio.

    Tipo... se você contrata um empréstimo, vai entrar dinheiro na tua conta, mas tu vai ter que pagar na mesma moeda. Viu que uma coisa compensa a outra? Não existe impacto patrimonial.

    Vamos dar à César o que é de César.

    Só que tipo, como é uma coisa importante, precisa ser registrado. E onde? Nas contas de controle porque são fatos que potencialmente afetarão o patrimônio.

  • Certo

    Segundo o MCASP, 8ª ed., pg. 303, na contratação da operação de crédito há somente os seguintes lançamentos:

    Natureza da informação: controle

    D 7.1.2.3.x.xx.xx Obrigações Contratuais

    C 8.1.2.3.x.xx.xx Execução de Obrigações Contratuais – a Executar

    Além disso, na pg. 293, o MCASP dispõe o seguinte:

    Embora a fase de contratação da operação de crédito não impacte o patrimônio, seu controle é importante, pois evidencia aspectos que potencialmente afetarão o patrimônio público e registra informações necessárias ao preenchimento dos demonstrativos fiscais, inclusive para fins de cálculo de limites. Assim, a contratação de operações de crédito deve ser evidenciada em contas de controle, como demonstrado adiante.

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/concurso-tce-rj-contabilidade-publica/

  • Ainda não entendi o dispositivo do MCASP:

    A operação de crédito tem impacto no patrimônio sim, qualitativamente. Tenho um acréscimo do ativo em contrapartida a um passivo contraído.

    Indo pela convergência contabilidade geral teríamos um lançamento em contas patrimoniais, além do lançamento em contas de controle.

    Será que, ao falar em "contratação de operação de crédito" o MCASP está querendo dizer "assinatura do termo de contrato?", sendo os lançamentos de natureza patrimonial realizados quando da entrega do numerário (fato gerador)?

  • Pessoal, eu errei a questão, mas o que eu entendo é que Operações de Crédito não impactam o Patrimônio Líquido, porém impactam sim o Patrimônio. Há entrada de Caixa no ativo e registro de Obrigações no passivo. Porém, creio que a questão enfatiza A EVIDENCIAÇÃO DA CONTRATAÇÃO ou seja é uma fase anterior à própria operação de crédito. Então, de fato, só são utilizadas contas de controle (é como fosse o registro de um contrato).

  • Questão anulada.

    Justificativa da Banca: Por existirem divergências em relação à contabilização da contração de operação de crédito, prejudicou-se o julgamento do item.

  • Fato 1: Operaçao de crédito é um gênero que contém várias espécies.

    O MCASP trata das OC no capítulo 3: OPERAÇÃO DE CRÉDITO (a partir da pag. 288)

    "...serão demonstrados os registros contábeis das operações de crédito mobiliárias (emissão de títulos) e das seguintes operações de crédito contratuais:

    a. Mútuo financeiro; b. Arrendamento mercantil financeiro; c. Aquisições financiadas de bens; d. Recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços; (...) g. Parcelamento de dívidas.

    A seguir, o Manual demonstra vários lançamentos, exemplificando cada espécie de OC. EM TODOS, a CONTRATAÇAO tem o mesmo lançamento, feito apenas em contas de controle.

    Registro da contratação da operação de crédito (pags 303, 310, 317, 325)

    Natureza da informação: controle

    D 7.1.2.3.x.xx.xx Obrigações Contratuais

    C 8.1.2.3.x.xx.xx Execução de Obrigações Contratuais – a Executar

    A seguir, tem-se o reconhecimento, que passa a afetar também as contas de natureza patrimonial e orçamentária. Desse modo, no primeiro momento, evidencia-se a contrataçao; em seguida, reconhece-se.

    Fato 2: A despeito de tudo isso, a questao foi reproduçao, quase literal, do seguinte trecho - que se refere às espécies de OC em geral:

    "Embora a fase de contratação da operação de crédito não impacte o patrimônio, seu controle é importante, pois evidencia aspectos que potencialmente afetarão o patrimônio público e registra informações necessárias ao preenchimento dos demonstrativos fiscais, inclusive para fins de cálculo de limites. Assim, a contratação de operações de crédito deve ser EVIDENCIADA em contas de controle, como demonstrado adiante." (Pag 293)

    Fato 3: Resumo

    Dessa forma, ao analisar a questao ela está de acordo com os exemplos do manual e, sobretudo, com a literalidade do texto da pag 293.

    Voltando à questao:

    Premissa 1: "Como não impacta o patrimônio..." (V) - Trata-se de ato administrativo, ou seja, um ato apenas com potencial de alterar o patrimonio. Ainda que fosse fato contábil, seria Fato Permutativo (qualitativo). As VPDs serao reconhecidas posteriormente, quando da apropriaçao de juros e demais encargos da dívida.

    Premissa 2: "...a evidenciação da contratação de operação de crédito deve ser feita em contas de controle." (V) - A questao sequer restringiu (apenas, somente), o que poderia levantar alguma dúvida. Além disso, está de acordo com todos os exemplos de CONTRATAÇAO do manual (Pag. 293).

    (V) + (V) = (V)

    Nao há razao para anulaçao.

    Fonte: MCASP. 8ª Ed.


ID
5041213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às operações de crédito, julgue o item subsecutivo.


A parcela de encargos financeiros deve ser apropriada na data do vencimento da operação de crédito, na realização do seu pagamento.

Alternativas
Comentários
  • A parcela de encargos financeiros deve ser apropriada na data do vencimento da operação de crédito, na realização do seu pagamento.

    RESOLUÇÃO

    Segundo o MCASP, 8ª ed., pg. 304, cada parcela relativa aos encargos financeiros deve ser apropriada até o final de cada mês, conforme o regime de competência, independentemente de seu pagamento.

    Assim, o item está errado.

  • Na contabilidade pública, as despesas são apropriadas pelo regime de competência. Ou seja, são apropriadas na ocorrência do fato gerador (a cada mês) e não no pagamento. (No pagamento é regime de caixa).

  • Errado

    Segundo o MCASP, 8ª ed., pg. 304, cada parcela relativa aos encargos financeiros deve ser apropriada até o final de cada mês, conforme o regime de competência, independentemente de seu pagamento.

    https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/concurso-tce-rj-contabilidade-publica/

  • A parcela de encargos financeiros deve ser apropriada na data do vencimento da operação de crédito, na realização do seu pagamento. ERRADO

    __________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição

    Cada parcela relativa aos encargos financeiros deve ser apropriada até o final de cada mês, conforme o regime de competência, independentemente de seu pagamento.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 303

  • Despesas = REGIME DE COMPETÊNCIA (MCASP)

    Bons estudos.

  • Essa questão versa sobre escrituração contábil de operações de crédito e, mais especificamente, sobre os encargos financeiros decorrentes dessas.

    Sobre o assunto, segundo o MCASP, 8ª ed., pág. 304, cada parcela relativa aos encargos financeiros deve ser apropriada até o final de cada mês, conforme o regime de competência, independentemente de seu pagamento.

    Assim, o item está errado.


    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
5286355
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Redentora - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Contabilidade Pública, a diferença básica entre Operações de Créditos e Operações de Crédito por Antecipação da Receita é:

Alternativas
Comentários
  • 4320

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. (está na LOA é crédito).

    LRF

    Art. 38.   A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender INSUFICIÊNCIA DE CAIXA durante o exercício financeiro....


ID
5349607
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao conceito, ao objeto, ao objetivo e ao campo de atuação da contabilidade pública e a variações patrimoniais, julgue o item.


As operações de crédito por antecipação de receita diferenciam-se das demais operações de crédito por não se caracterizarem como receitas orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Para fins de elaboração do Balanço Financeiro, é preciso somar o valor dos restos a pagar nas receitas extraorçamentárias.

    Isso é necessário pois o objetivo desse balanço é demonstrar o saldo de recursos financeiros (e não os créditos orçamentários). Considerando que os restos a pagar são despesas que não foram pagas, a sua inclusão no total de despesas orçamentárias implicaria uma informação incorreta quanto ao total de disponibilidades.

    Assim, a inclusão do valor de restos a pagar na receita extraorçamentária visa anular esse efeito.

  • Essa questão versa sobre a definição de receitas orçamentárias e, mais especificamente, sobre operações de crédito.

    Operações de crédito por antecipação de receita constituem receitas extraorçamentárias. Dessa forma disciplina o MCASP, 9ª ed., pág. 39:

    "São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO), a emissão de moeda, e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros."

    De outro lado, as demais operações de crédito constituem origem de receita de capital e, portanto, são receitas orçamentárias. Vejamos um resumo esquemático:


    Fonte: elaboração própria.

    Assim, tem-se que o item está certo.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5426164
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as regras que constam na Lei 4.320, de 17 de março de 1964, afirma-se que a Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para, dentre outros atos, realizar, em determinado período, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa. Assinale a alternativa onde conste corretamente o período supracitado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Lei 4.320/1964

    Art. 7° A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para:

    II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Art. 7° A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para:

    II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.

    Pra entender o que é antecipação de receita é só lembrar do tanto de tributos que temos de pagar no inicio do ano. A maioria de nós parcela o pagamento em "suaves" prestações ao longo do ano. Mas o administrador pode receber essa "bolada" à vista, antecipando junto a um banco o $$$ a que tem direito de receber junto aos contribuintes.

    À medida que o dinheiro vai entrando no caixa do ente público, os valores de receita antecipada são "devolvidos" aos bancos acrescidos de juros e etc...


ID
5655433
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação as Operações de Crédito, abordadas na Lei nº 101/2000, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito dos Estados será verificado pelo MINISTÉRIO DA FAZENDA.