SóProvas


ID
1630900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

À luz do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, julgue o item subsequente.


Os ingressos financeiros decorrentes de amortizações de empréstimos ou financiamentos concedidos pelo ente público por meio de títulos e contratos representam receitas de capital, mas os juros recebidos relacionados a esses empréstimos ou financiamentos são tratados como receitas correntes.

Alternativas
Comentários
  • gabarito:certo


    Amortização de Empréstimos:


    ingressos financeiros provenientes da amortização de financiamentos ou de empréstimos que o ente público haja previamente concedido. Embora a amortização do empréstimo seja origem da categoria econômica Receitas de Capital,

    os juros recebidos associados ao empréstimo são classificados em Receitas Correntes/ de Serviços/ Serviços Financeiros, pois os juros representam a remuneração do capital


    fonte:MTO 2016

  • Os juros sempre serão Receita Corrente.

  • Os ingressos financeiros decorrentes de amortizações de empréstimos ou financiamentos concedidos pelo ente representam receitas de capital, da origem "amortização de empréstimos".

    Os juros recebidos relacionados a esses empréstimos ou financiamentos são tratados como receitas correntes, da origem "receitas de serviços".

    Fonte: Sérgio Mendes.

  • GABARITO: CERTO

     

     

    Corroborando

     

    Afetação patrimonial:

     


    Efetivas: contribuem para o aumento do patrimônio líquido, sem correspondência no passivo. São efetivas todas as receitas correntes, com exceção do recebimento de dívida ativa, que representa fato permutativo e, assim, é não efetiva.


    Não efetivas ou por mutação patrimonial: nada acrescentam ao patrimônio público, pois se referem às entradas ou alterações compensatórias nos elementos que o compõem. São não efetivas todas as receitas de capital, com exceção do recebimento de transferências de capital, que causa acréscimo patrimonial e, assim, é efetiva.

     

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • Correto 

     

    Amortizações de empréstimos ou financiamentos concedidos --> Receitas de Capital --> origem: Amortização de empréstimos

    Juros recebidos relacionados a esses empréstimos ou financiamentos --> Receitas Correntes --> origem: Receita de Serviços

     

  • MANUAL TÉCNICO DE ORÇAMENTO - MTO 2019

    Amortização de Empréstimos: ingressos financeiros provenientes da amortização de financiamentos ou empréstimos que o ente público haja previamente concedido. Embora a amortização do empréstimo seja origem da categoria econômica Receitas de Capital, os juros recebidos associados ao empréstimo são classificados em Receitas Correntes / de Serviços / Serviços e Atividades Financeiras / Retorno de Operações, Juros e Encargos Financeiros, pois os juros representam a remuneração do capital. (pg. 13-14)

  • Boa tarde
    Esta questão está classificada como Contabilidade Pública porque fala do Manual de Contabilidade Pública.
    Bona estudos
  • O valor ingressado nos cofres públicos, por meio de empréstimo conquistado pelo titular da obrigação, é tratado como receita de capital, classificado em amortização de empréstimos. Os juros pagos pelo titular da obrigação, entretanto, são classificados como receitas correntes, classificado como receita de serviços.

    certo

  • Certo

    MTO 2021

    Amortização de Empréstimos: ingressos financeiros provenientes da amortização de financiamentos ou empréstimos que o ente público haja previamente concedido. Embora a amortização do empréstimo seja origem da categoria econômica Receitas de Capital, os juros recebidos associados ao empréstimo são classificados em Receitas Correntes / de Serviços/Serviços e Atividades Financeiras / Retorno de Operações, Juros e Encargos Financeiros, pois os juros representam a remuneração do capital.

  • ATENÇÃO: OS JUROS AUFERIDOS PELAS IF PUBLICAS SÃO CLASSIFICADAS COMO RECEITA DE SERVIÇO, POIS AS TRANSAÇÕES FINANCEIRAS FAZEM PARTE DO NEGÓCIO DESTA EMPRESA , OU SEJA, SÃO RECEITAS OPERACIONAIS .

    FONTE: MANUAL COMPLETO DE CONTABILIDADE PÚBLICA - DEUSVALDO CARVALHO E MARCIO CECCATO.

    Estou vendo que a maioria dos comentários classificam os juros como receita de serviços, erroneamente, pois a questão não fala qual é a atividade da entidade. No meu entendimento caberia mais a classificação em Receita Corrente Líquida - Receitas Patrimoniais.

  • CERTO

    RECEITA DE CAPITAL

    -Amortizações de empréstimos ou;

    - Financiamentos concedidos pelo ente.

    Obs. origemamortização de empréstimos”.

    RECEITA CORRENTE:

    -Juros recebidos relacionados a esses empréstimos; ou

    - Financiamentos.

    Obs. origem “receitas de serviços”.

  • Gab: CERTO

    Uma ótima questão para quem ainda tem dificuldade em identificar receita/ despesa de acordo com a Categoria Econômica.

    Outro exemplo prático para acrescentar...

    • Receitas Públicas: (Classificação)
    1. Quanto à Natureza do IngressoOrçamentárias ou Extraorçamentárias.
    2. Quanto à Categoria EconômicaCorrente ou de Capital.

    • Orçamentária: Corrente --> Impostos ou juros (rec. de serviços) ---> Disponíveis nos cofres do Estado.
    • Orçamentária: Capital --> Amortização de empréstimos ---> Disponíveis nos cofres do Estado.

    ---------

    FONTE: Meu resumo de AFO. Amostras disponíveis no --> https://linktr.ee/soresumo