-
passível de anulação
Que parte do programa de Noções de Administração fala em modelo social?
Onde enquadrar este tema? Confesso que tentei, forcei a barra, mas não
consigo. Este assunto pode ser relacionado com a teoria do caos. A
afirmativa da questão está até correta. No entanto, reafirmo que não
está inserido no programa da disciplina Noções de Administração.
Prof.Arthur Macedo
-
Caro Tiago, obrigado pela contribuição, mas quando copiar resposta, é justo deixar a fonte:
http://www.exponencialconcursos.com.br/resolucao-da-prova-de-nocoes-de-administracao-tecnico-tcu-recursos/
-
Prezado Leonardo, gostei da correção do professor desse Exponencial Concursos... bem realista do que foi a prova de administração do TCU.
-
Complementando que no link mencionado abaixo, a questão é a 94.
-
Justo Leonardo. Desculpe-me pelo o esquecimento.
-
por preconizar o conhecimento como recurso primário???
-
Tiago, modelo social está mais associado a gestão de pessoas.
-
Essa questão fala sobre um monte de nada.
-
ROLETA RUSSA.
-
balaio de gato, briga de foice no escuro...
...examinador drogado...
-
http://www.exponencialconcursos.com.br/resolucao-da-prova-de-nocoes-de-administracao-tecnico-tcu-recursos/ Comentários: Arthur Macedo Coach e Professor de Administração Geral e Pública do Exponencial Concursos POSSIBILIDADE DE RECURSO: Que parte do programa de Noções de Administração fala em modelo social? Onde enquadrar este tema? Confesso que tentei, forcei a barra, mas não consigo. Este assunto pode ser relacionado com a teoria do caos. A afirmativa da questão está até correta. No entanto, reafirmo que não está inserido no programa da disciplina Noções de Administração. Por conta disso, a questão é passível de anulação.
-
-
BASTA LEMBRAR QUE A ÊNFASE DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ESTÁ NA MUDANÇA DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO E DA APROXIMAÇÃO DO MEMBROS E DA ORGANIZAÇÃO. O FOCO PRINCIPAL ESTÁ EM MUDAR AS PESSOAS, A NATUREZA E A QUALIDADE DE SUAS RELAÇÕES DE TRABALHO.
PRESSUPOSTOS BÁSICOS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL:
- CONSTANTE E RÁPIDA MUTAÇÃO DO AMBIENTE
"O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas, constantes e em uma progreessão explosiva. Há mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, sociais, políticas... que influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações."
- INTERAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E ORGANIZAÇÃO
"A organização é um sistema social. O Desenvolvimento Organizacional plarte de uma filosofia acerca do ser humano dotado de aptidões para a produtividade que podem parmanecer inativas se o contexto em que vive e trabalha lhe é restritivo e hostil, impedindo o crescimento e a expansão de suas potencialidades" AQUI A INTENSÃO DA ORGANIZAÇÃO É SATISFAZER AS NECESSIDADES DO INDIVÍDUO PARA EXPANDIR ESSA CAPACIDADE A FIM DE PROMOVER OS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO, POR ISSO SER RECURSO ''PRIMÁRIO''.
- NECESSIDADE DE CONTÍNUA ADAPTAÇÃO.
- A MUDANÇA ORGANIZACIONAL DEVE SER PLANEJADA.
- A NECESSIDADE DE PARTICIPAÇÃO E DE COMPROMETIMENTO.
- MELHORIA DA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL.
- A VARIEDADE DE MODELOS E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.
- O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL É UMA RESPOSTA ÀS MUDANÇAS.
ESTE ASSUNTO ESTÁ DENTRO DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ORGANIZAÇÃO, MAS SUA APLICAÇÃO É ABORDADA DENTRO DE GESTÃO DE PESSOAS.
GABARITO CERTO
-
AH! QUANTO AO TERMO "MODELO SOCIAL", NÃO É UMA DENOMINAÇÃO. É UMA REFERÊNCIA, UMA CARACTERÍSITICA. O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL UTILIZA UM MODELO SOCIAL, UM MÉTODO SOCIAL, UMA ESTRATÉGIA SOCIAL, PARA CONCRETIZAR O SEU OBJETIVO.
O PROBLEMA É QUE O ITEM A SER JULGADO INICIUOU DIRETAMENTE COM ESSA CARACTERÍSTIMA. MAS, ERA PRECISO LEVAR O ENUNCIADO EM CONSIDERAÇÃO.
"Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis importantes para o DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, julgue o seguinte item."
NÃO É A PRIMEIRA E NEM SERÁ A ÚLTIMA VEZ QUE O CESPE FARÁ ISSO.
GABARITO CERTO
-
A banca não tem mais o que inventar....
-
Até o presente momento não há um consenso nos estudiosos de administração geral do que venha a ser modelo social. Desse modo, qualquer coisa que a banca colocar será considerada certa.
-
Nunca nem vi.
-
Nem a professora sabe com certeza a resposta......
-
Li todos os comentários e fui tentar encontrar alguma forma de responder essa questão (que também não sabia responder).
Encontrei a definição de Modelo de Gestão Social neste site: https://jus.com.br/artigos/25178/consideracoes-sobre-o-modelo-de-gestao-publica-social representada pelo trecho:
"De acordo com o conceito de gestão social, percebe-se que o seu objetivo é dar meios à população para participar mais ativamente do governo. O seu foco é a dimensão sociopolítica, de modo que a formulação de políticas públicas não deve se concentrar nos próprios órgãos do governo. É necessário que se abram canais de comunicação diretos entre a sociedade civil e o governo." e "A origem do modelo social deve-se, portanto, ao anseio da sociedade de participar mais ativamente do governo, não só como administrada, mas ajudando a administrar."
Resumidamente, acredito que essa questão possa ser respondida considerando que, para que a sociedade participe mais ativamente da esfera política, ela precisaria ter "conhecimento", ou seja deixar de ser só o receptor dos produtos das ações de políticas públicas mas também ajudar o Estado nas atividades garantidoras desses produtos através da Organizações Sociais por exemplo... Isto é "a gestão social visa criar “instrumentos para possibilitar um maior controle social sobre as ações estatais e desmonopolizando a formulação e a implementação das ações públicas".
Sobre o trecho final do enunciado: "apresenta ao universo organizacional a complexidade das relações econômicas, políticas, sociais, ... " não consigo encontrar um motivo de tal trecho estar "errado" tendo em vista que este modelo ainda não conseguiu ser 100% adotado no Brasil. Vide o trecho:
"O Brasil está entre um modelo gerencial e social.
O gerencialismo não foi implantado em sua pureza devido à Constituição de 1988, que obriga o Estado a prestar diversos serviços sociais.
O modelo social, por outro lado, não possui um modelo claro de organização do Estado. Falta-lhe até mesmo um conceito! Mas algumas iniciativas locais e até mesmo federais (OS’s e Oscips) demonstram que o Estado brasileiro apresenta algumas características pregadas por este modelo."
-
O modelo social (a sociedade em si, o convívio social, o mundo, as organizações...) , por preconizar (recomendar) o conhecimento como recurso primário (o estudo, a educação, o conhecimento no geral em primeiro lugar, pois que não deve estar em segundo plano - é primário - , não é secundário), apresenta ao universo organizacional ( mostra e deixa claro para as empresas) a complexidade (dificuldade, confusão, diversidade) das relações econômicas, políticas, sociais, tecnológicas, culturais e dos valores pessoais de cada indivíduo. (tudo isso - relações econômicas, políticas... - sempre foi e será muito complexo, inclusive dentro de nós mesmos, nos nossos valores, temos que lidar com a complexidade de emoções, conhecimentos, idéias...)
Onde você consegue ver erro no que foi dito acima? Ainda que não tenha uma fonte na administração, essa frase, pelo conhecimento de vida e de língua portuguesa faz todo o sentido.
Vamos que vamos!
-
Pessoal encontrei a fonte da questão: gerador de lero lero → https://www.lerolero.com/#
e tem mais lá, por exemplo:
CESPE 2018 - Adm. Geral - "A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a adoção de políticas descentralizadoras ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos índices pretendidos."
-____-
-
Questão de administração = fecha o olho e reza.
-
COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TECCONCURSOS)
O item está CERTO.
A questão envolve conhecer o significado e as origens das prática de Desenvolvimento Organizacional (DO). O modelo social de que trata a questão é o sistema concebido na visão do DO.
De acordo com Idalberto Chiavenato, o DO é um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas. O D.O. visualiza a organização como um sistema ou modelo social que interage entre si, e que para ocorrer mudança não basta mexer na estrutura, mas é necessário considerar quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e individuo e explorar a interdependência dessas variáveis para alcançar objetivos.
Ainda, a origem do DO é atribuída, segundo o mesmo autor, dentre outros fatores, à necessidade em se estabelecer um programa coerente de mudança que abrangesse toda a organização; aos estudos sobre motivação que apontaram que os objetivos individuais nem sempre se conjugam com o da organização, muitas vezes causando no individuo alienação e distancia dos objetivos organizacionais e a pluralidade de mudanças, como transformações rápidas e inesperadas.
A mudança é qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização.
GABARITO: CERTO.
CHIAVENATO, I.. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
-
ESSA ME PEGOU
-
A Colega Babi Estudando botou pra F***** com a explicação. Eu tinha acertado realmente analisando a frase mas não de forma tão detalhada.
Parabens !
-
Parece aquelas questões da 4 série de acordo com a sua opinião responda...