SóProvas


ID
16312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, "a triste verdade é que o mundo hoje é um lugar muito mais desigual do que há 40 anos". Ele reconheceu a existência de um desequilíbrio comercial imposto pelas políticas dos países desenvolvidos. Para Annan, "essas quatro décadas também testemunharam o surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento e de novos obstáculos". O secretário-geral da ONU fez coro às constantes reclamações de países em desenvolvimento a respeito das negociações de livre comércio.

Correio Braziliense, 13/6/2004, p. 11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos econômicos, políticos e sociais marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

Seguindo a linha de raciocínio do secretário-geral da ONU, entre os "novos obstáculos" ao desenvolvimento deve-se incluir a AIDS, com sua ação devastadora e potencialmente desestabilizadora, especialmente em regiões da Ásia e da África.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    É o que consta das 
    MENSAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONUKOFI ANNAN, POR OCASIÃO DO
    DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA, 17 de Outubro (2005/2006)

    Fonte: Centro Regional de Informação da ONU em Bruxelas - RUNIC

    "
    O mundo alcançou progressos reais, embora insuficientes, no domínio da realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Apesar de a pobreza extrema ter diminuído, entre 1990 e 2002, tendo passado de 28% para 19% da população do mundo em desenvolvimento, os progressos foram desiguais entre regiões e países, e até no interior do mesmo país ou região. Em grande parte da Ásia, os avanços econômicos e sociais permitiram que quase 250 milhões de pessoas saíssem da miséria absoluta. Contudo, as taxas de pobreza não variaram na Ásia Ocidental e no Norte de África, enquanto aumentaram nas economias em transição da Europa Oriental e na Ásia Central. A África Subsariana é a região onde se registra o maior atraso, pelo que é improvável que alcance o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio que consiste em reduzir a pobreza extrema para metade até 2015."

    "
    Adotados por 189 Chefes de Estado e de Governo em 2000, a Declaração do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio representam uma parceria entre os países ricos e os países pobres, com vista a lutar contra a pobreza extrema e melhorar de uma maneira concreta e mensurável as condições de vida de milhões de homens, mulheres e crianças do mundo inteiro. Estes Objetivos constituem um quadro fundamental para promover o desenvolvimento humano, quer se trate de assegurar que as crianças freqüentem o ensino primário, de reduzir a mortalidade infantil e materna e de lutar contra a propagação do HIV/AIDS (VIH/SIDA) e de outras grandes doenças, quer se trate do objetivo supremo de reduzir para metade o número de pessoas que vivem na pobreza extrema e a fome, até 2015."