a) Eliminação do coração: acelera o desenvolvimento dos frutos, aumenta o comprimento dos últimos frutos e o peso do cacho. Recomenda-se realizá-la duas semanas após a emissão do cacho, deixando 15 cm de engaço. Nesta ocasião, retira-se a última penca deixando-se apenas um fruto como dreno. (DOC 161 Embrapa, Banana: Instruções práticas de cultivo)
b) A bananeira é uma espécie neutra para a indução floral e relatos indicam que a aplicação de GA3 não influencia o florescimento da bananeira (https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/875468/1/062tamyresBarbosaLedook.pdf)
c) A despistilagem, que consiste na remoção manual dos restos florais que permanecem na ponta dos frutos das pencas, pode ser feita em pré ou pós colheita, visando reduzir a ocorrência da ponta-de-charuto ou podridão do ápice da fruta, podridões na pós-colheita, antracnose (por redução do inóculo), população de tripes e traça (Opogona sacchari). (Informe Agropecuário Epamig, n. 245; http://frutvasf.univasf.edu.br/images/banana2.pdf)
e) O manejo de touceiras é feito deixando apenas um filho (http://frutvasf.univasf.edu.br/images/banana2.pdf).