-
As fontes que tenho consultado apontam um controle imediato da inflação estabilizando-se na casa dos 20% aa. Além disso, o controle da inflação era um dos objetivos do PAEG, não o único. Abaixo o extrato de uma das fontes que consultei.
"A política adotada no PAEG obteve grande êxito na redução das taxas inflacionárias e em preparar o terreno para a retomada do crescimento. Este quadro, como veremos, permitiu altas taxas de crescimento ao longo da década de 70."
-
Questão Correta
Reformas:
"reforma do sistema financeiro, a reforma tributária, a reforma habitacional e as reformas vinculadas ao setor externo da economia. Estas reformas institucionais, em que pese a divergência existente entre suas concepções originais e seus resultados efetivos, contribuíram decisivamente na definição dos traços característicos do padrão de desenvolvimento capitalista que marcou a evolução futura da economia brasileira."
Capacidade de Contenção da Inflação:
"O diagnóstico da inflação brasileira formulado pelo PAEG atribuía à inconsistência da esfera distributiva da economia a causa efetiva da inflação, localizando na expansão monetária não um fator autônomo de pressão inflacionária, mas sim o veículo de propagação destas pressões."
"O impacto dessas políticas monetária e fiscal sobre a produção e os preços foi bastante expressivo pois, em 1964, essas políticas promoveram através dos aumentos das tarifas dos serviços públicos, dos aumentos de salários do funcionalismo público civil e militar, da liberação dos aluguéis e de outros preços a instauração da chamada “inflação corretiva” que implicou uma inflação de 90% num quadro de pequena recuperação da produção industrial e de mau desempenho da produção agrícola."
http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/programa-de-acao-economica-do-governo-paeg
-
Carlos Oliveira, também acho que a questão peca em dizer que o plano não alcançou seu objetivo de controle da inflação, pois quando foi iniciado ela era de quase 80% e ao final do perídodo era de menos de 40%. Mas interpretei-a como certa (na dúvida), de acordo com o gabarito, pois acredito que realmente não alcançou o objetivo das metas fixadas, que eram de reduzir a inflação para 70% em 1964 e aumentou para 92%, 25% em 1965 e diminuiu para 34%, 10% em 1966 e foi de 39%.
-
É absurdo dizer que o PAEG não foi bem sucedido em controlar inflação. Não alcançou o controle previsto pelo governo, mas obviamente reduziu em muito a inflação no período. Questão absurda.
-
O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) foi criado com o objetivo de controlar o processo inflacionário. Mesmo não tendo alcançado seu objetivo, o PAEG destacou-se pelas reformas estruturais e pela reestruturação institucional no Brasil.
Passível de anulação, uma vez que houve êxito na redução da inflação. Tanto que os preços passaram a ser indexados à inflação. O governo corrigia o pagamento de juros do LTN de acordo com a inflação, e essa decisão gerou um efeito dominó na economia. Tal fato se mostrou insustentável no médio prazo e corroborou para o fim do programa.