SóProvas


ID
1631635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gerência da inovação, julgue o item que se segue.

Um dos importantes papéis que as instituições presentes em aglomerações territoriais (clusters) assumem é o de servir de elo entre o ambiente externo à aglomeração e as empresas presentes na aglomeração, facilitando, dessa forma, o processo de gerência da inovação, que se concentra mais em internalizar o conhecimento presente na aglomeração do que em buscá-lo fora dela.

Alternativas
Comentários
  • Que fatores facilitam a gestão do conhecimento em um cluster de empresas?

     

    Por criação do conhecimento organizacional, Nonaka e Takeuchi (1997, p.1) afirmam que é “a capacidade de uma empresa de criar novo conhecimento, difundi-lo na organização como um todo e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas”.

     

    No modelo de Nonaka e Takeuchi (1997), a criação do conhecimento é analisada em duas dimensões: epistemológica e ontológica. A primeira se fundamenta na distinção entre os dois tipos de conhecimento, o tácito e o explícito. A interação entre eles deu origem a quatro modos de conversão de conhecimento:

     

    (1) Socialização, diz respeito ao processo de se adquirir conhecimento tácito através do compartilhamento de experiências entre as pessoas. Pode ser por meio da linguagem ou pela convivência entre as pessoas, proporcionando aprendizagem pela observação, imitação e prática.

    (2) Externalização, refere-se ao processo de conversão do conhecimento tácito em explícito. Este processo se desenvolve através de diálogos significativos, utilizando-se de metáforas e analogias que possibilitem ao grupo revelar seu conhecimento tácito. Nota-se, portanto, que este modo de conversão é muito importante para a criação de conhecimento, já que cria conceitos novos a partir de conhecimentos tácitos.

    (3) Combinação, diz respeito aos conhecimentos explícitos gerados a partir de conversas, discussões, e-mails e reuniões que serão sistematizados, classificados, incrementados, podendo formatar novo conhecimento explícito.

     

    (4) Internalização refere-se ao processo de incorporação do conhecimento explícito em tácito. Trata-se de absorver o que foi explicitado e aplicá-lo posteriormente em outro conhecimento.

     

    Resposta: questão correta. 

     

    Fonte: www.revistaespacios.com/a09v30n03/Textos/Vidal08.04.09.doc+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • Questão relativamente difícil e subjetiva, mas lembrei da departamentalização DIVISIONAL, que o foco é no produto, como fala na questão: 

    ''se concentra mais em internalizar o conhecimento presente na aglomeração do que em buscá-lo fora dela''. E também no momento que fala: ''instituições presentes em aglomerações territoriais''. Lembrei que por exemplo, uma empresa como a unilever tem em várias regiões do país.

    CERTA

  • Pensei no vale do silício, onde tudo que é novo acontece lá. Já que tem um conglomerado de empresas de tecnologia.