SóProvas


ID
1631653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.

Para a análise interna de um diagnóstico estratégico, um dos modelos mais recentes é o VRIO, que, além de apontar pontos fracos e fortes da organização, indica se o recurso da organização gera desvantagem, paridade ou vantagem competitiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    VRIO: modelo para análise de tomada de decisão

    V: valores

    R: raridade

    I: imitação

    O: organização


  • MODELO VRIO

    Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, o livro "Administração Estratégica e Vantagem Competitiva" dos Professores J. B. Barney e W.S. Hesterly, apresenta um elemento inédito: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado.

    Chama-se VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.

    VRIO, é um mecanismo que integra dois modelos teóricos existentes: a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos. É a principal ferramenta para se conduzir uma análise interna. Representa quatro questões ou perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:

    A questão do valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
    A questão da raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?
    A questão da imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
    A questão da organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?



    Fonte: Barney, Jay B. e Hesterly, William S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva; tradução Monica Rosemberg; revisão técnica Pedro Zanni. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.