SóProvas


ID
1631656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.

O modelo que comumente tem sido usado para análise externa por sua visão sistêmica é o das cinco forças de Porter.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.


    Até onde eu sei, não são cinco forças de Porter, mas sim três.


    Enfoque: atuação voltada para um nicho de mercado específico

    Diferenciação: entrega ao mercado de produtos com alto valor agregado, com mais qualidade, alta tecnologia.

    Custos: redução de custos de produção através da vantagem competitiva.


    Se alguém puder compartilhar algo mais, por favor.


    Bons estudos!

  • Errado

    Caro Leandro Henrique, na verdade 3 (três) são as Estratégias genéricas de Porter, e 5 (cinco) são as Forças que atuam dentro dessas estratégias. 

    Em seu livro Estratégia Competitiva (Competitive Strategy) Porter descreve três principais tipos de estratégias fundamentais para firmar um potencial planejamento ofensivo. Podemos sintetizá-las como CUSTO, DIFERENCIAÇÃO e FOcO. A primeira estratégia de Custo é focada na busca pela eficiência e maximização de produção e de volume de uma empresa, além do controle eficiente da distribuição da renda publicitária, pesquisa e assistência técnica. Dentro deste segmento pode-se destacar ainda a importância do preço, como o principal diferencial para o consumidor. A segunda estratégia denominada Diferenciação, possui como foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e assistência técnica. Este tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos com o intuito de oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor. Como forma de aprimorar e fortalecer ainda mais as anteriores, a estratégia de Foco centraliza as ações em selecionar um alvo específico, de acordo com a segmentação do mercado e demais características, para oferecer um produto ou serviço exclusivo a determinado público consumidor, desta maneira poderá alcançar o status de único por seu consumidor.

    Para compreender melhor a aplicabilidade destas três estratégias é preciso conhecer ainda as Cinco Forças (definidas como uma análise da competitividade entre as empresas). Os cinco fatores que complementam as estratégias competitivas são:

    1 Rivalidade dos Concorrentes;

    2 Poder de Negociação dos Clientes;

    3 Poder de Negociação dos Fornecedores; 

    4 Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes;

    5 Ameaça de Produtos Substitutos.

    Fonte: http://www.rafaelrez.com/marketing/estrategias-de-porter-diferenciacao-preco-e-segmentacao/

    Bons estudos!
  • A questão está errada pois a análise de Porter é de "dentro para fora", a partir das competências internas.

  • A questão se referiu a gerência de projetos não achei vínculo com Porter.

  • Acredito que o erro esteja em análise externa, já que o Modelo das 5 Forças de Porter é mais amplo e trata de gestão competitiva, o que inclui: analisar o ambiente competitivo (externo) + desenvolver estratégias e mecanismos afim de minimizar os efeitos da concorrência e criar valor para a empresa (interno).

     

    Para analisar sua vantagem competitiva, a organização deve buscar encontrar uma posição em que possa se defender contra as forças ou influenciá-las a seu favor, sustentando sua estratégia. Aqui, são considerados pontos fortes e fracos da organização frente às oportunidades e ameaças presentes no ambiente (sim, o Modelo de Porter está intimamente ligado à análise SWOT).

  • GABARITO: ERRADO 

     

    Leandro Henrique, na verdade Porter desenvolveu várias ferramentas de estratégias de competitividade, nas quais, as mais cobradas em concurso são: Modelo de 5 forças, Estratégias Genéricas (citada no comentário) e a Cadeia de Valor.

     

    A assertiva se refere ao modelo de 5 forças onde é feito uma análise estrutural da indústria e segundo Chiavenato ''Porter propõe um modelo de cinco forças competitivas para analisar a rivalidade entre concorrentes e a ameaça representada por novos entrantes, pela possível emergência de produtos substitutos e pelo poder de barganha ou negociação de fornecedores ou de compradores.''. 

     

    E como se vê o modelo de 5 forças não se trata apenas de análise externa, por isso a questão está incorreta.   

     

  • Vamos todos pedir comentário do professor, por favor.