SóProvas


ID
1631800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do Manual de Oslo, julgue o item a seguir.

A gestão do conhecimento em uma empresa envolve não apenas a gestão dos fluxos de conhecimento em seu interior, mas também a gestão dos métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo

Alternativas
Comentários
  • O que é manual de Oslo Em 1990 foi editada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a primeira edição do Manual de Oslo - Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de pesquisa de P&D de países industrializados.

  • NA ERA DA INFORMAÇÃO, O RECURSO MAIS IMPORTANTE DEIXOU DE SER O CAPITAL FINANCEIRO PARA SER O CAPITAL INTELECTUAL, BASEADO NO CONHECIMENTO. MELHOR DIZENDO, ISSO SIGNIFICA QUE O RECURSO MAIS IMPORTANTE NA ATUALIDADE NÃO É MAIS O DINHEIRO, MAS SIM O CONHECIMENTO. O CAPITAL FINANCEIRO GUARDA SUA IMPORTÂNCIA RELATIVA, OU SEJA, ELE DEPENDE TOTALMENTE DO CONHECIMENTO SOBRE COMO APLICÁ-LO E RENTABILIZÁ-IO ADEQUADAMENTE. LOGO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE O CONHECIMENTO É CRIADO E MODIFICADO PELAS PESSOAS E É OBTIDO POR MEIO DA INTERAÇÃO SOCIAL, ESTUDO, TRABALHO E LAZER. 

     

     

    A GESTÃO DO CONHECIMENTO É UM PROCESSO INTEGRADO DESTINADO A CRIAR, ORGANIZAR, DISSEMINAR E INTENSIFICAR O CONHECIMENTO PARA MELHORAR O DESEMPENHO GLOBAL DA ORGANIZAÇÃO. 

     

    ''A BASE ESTÁ NÃO SOMENTE NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DA EMPRESA, MAS ESTÁ TAMBÉM EM COMO VISUALIZAR E UTILIZAR TODAS AS INFORMAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS EM PROL DOS NEGÓCIOS, PARA TORNAR A EMPRESA MAIS PRODUTIVA, DINÂMICA E COMPETITIVA.''

     

     

     

    GABARITO CERTO
     

  • Ipsis litteris do Manual de Oslo (pgs 100/101): 

    A gestão do conhecimento envolve as atividades relativas à apreensão, ao uso e ao compartilhamento de conhecimentos pela organização. Ela envolve a gestão das interações externas e dos fluxos de conhecimento no interior da empresa, incluindo métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo e o estabelecimento de relacionamentos mais estreitos com outras empresas (fornecedores, concorrentes), consumidores ou instituições de pesquisa. Além das práticas de obtenção de novos conhecimentos, a gestão do conhecimento envolve métodos para o compartilhamento e o uso dos conhecimentos, incluindo a implantação de sistemas de valores para o compartilhamento do conhecimento e práticas para a codificação de rotinas.

     

    Gabarito: Certo

     

    Fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf