SóProvas


ID
1634212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando a importância das manifestações artísticas no Modernismo para a formação da identidade nacional e do patrimônio artístico, local, regional e nacional, julgue o  item.


Durante o Modernismo, houve dificuldade na definição e no reconhecimento das chamadas expressões culturais locais ou regionais da cultura brasileira. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    O segundo período do Modernismo é a fase regionalista, cujas principais obras surgiram entre 1930 e 1945. O desejo de conhecer o Brasil a fundo levou os escritores a debruçarem-se sobre as transformações de um país que era ainda basicamente agrário e atrasado. Eles incorporavam o coloquialismo dos modernistas de 1922, mas as experiências formais não eram determinantes. Os autores regionalistas queriam expressar a vivência do povo dos locais mais remotos do país, num registro em que a denúncia social caminhava com a criação literária.  Como exemplos de obras, tem-se: O Quinze de Rachel de Queiroz, Menino de Engenho de José Lins do Rego, Vidas Secas de Graciliano Ramos e O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo.