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Questões de Educação Artística

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    5. Questões de Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos
  3. Questões de História da Arte e Educação
  4. Questões de Políticas Educacionais e Organização
  5. Questões de Práticas e Mediações Educacionais em Artes

ID
516955
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística

"Todas as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremos: o de ser Salvador Dalí"
NÉRET, G Salvador Dalí. Taschen. 1986.

Assim escreveu o pintor dos “relógios moles” e das “girafas em chamas” em 1931. Esse artista excêntrico deu apoio ao general Franco durante a Guerra Civil Espanhola e, por esse motivo, foi afastado do movimento surrealista por seu líder, André Breton. Dessa forma, Dalí criou seu próprio estilo, baseado na interpretação dos sonhos e nos estudos de Sigmund Freud, denominado “método de interpretação paranoico”. Esse método era constituído por textos visuais que demonstram imagens

Alternativas
Comentários
  • Para interpretar esta questão, o aluno deve ter conhecimento das vanguardas europeias e seus respectivos artistas, pois são cobrados frequentemente no Enem. O Surrealismo é conhecido por dois aspectos: o imaginário extraído do sonho e as experiências criadoras. Seus artistas consideravam o inconsciente, o subconsciente e a intuição como fontes inesgotáveis e superiores de conhecimento do homem, e se usavam o universo onírico, ou seja, baseado em sonhos, para transportar este mundo para o plano artístico. Entre os artistas, o que se destacou mais foi Salvador Dalí, que usou os estudos do psicanalista Sigmund Freud para interpretar os sonhos nas telas artísticas. O que destaca Dalí dos outros artistas é justamente este olhar voltado para a interpretação dos sonhos e transportado para as telas. O aluno deve perceber que o próprio enunciado orienta-o para a resposta correta, pois a chave para a interpretação está no trabalho artístico baseado na interpretação dos sonhos de Dalí. Desta forma, ao analisar as alternativas, a que melhor responde a questão é a letra B, pois Dalí usava a interpretação dos sonhos para retratar a própria realidade, ao mesmo tempo em que usava a realidade para retratar a sua visão única sobre o inconsciente. A letra A está incorreta porque o trabalho de Dalí não foi influenciado pelo governo espanhol. A letra C está incorreta porque considera apenas a realidade e desconsidera a parte onírica do trabalho de Dalí. A letra D está incorreta porque descreve uma técnica que contradiz com a usada por Dalí: nenhum de seus quadros apresenta cores discretas, sobriedade e elegância. E a letra E está incorreta porque seus quadros revelam uma relação entre o consciente e o inconsciente, e não entre o consciente e a liberdade. 
  • Salvador Dalí criava suas obras a partir da interação entre o sonho (o onírico) e a realidade. Assim, podemos dizer que há a fusão do consciente com o inconsciente, objeto de estudos de Sigmund Freud.

  • Onírico

    adjetivo

    que diz respeito a ou tem o caráter, a natureza de sonhos

  • Letra B

    Dali desenvolvia a projeção de sua arte através da interação entre a temática do sonho e a projeção da realidade.

    Deste modo, para ser mais exato, existia uma profunda relação entre sua arte e a união do consciente com o inconsciente.


ID
516979
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística

Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão, o aluno deve conhecer o início do movimento modernista no Brasil no início do século XX, cuja manifestação artística influenciou na reflexão sobre a cultura brasileira. Anita Malfatti foi uma das artistas que, junto a outros pintores modernistas, procurou retratar uma arte genuinamente voltada para o país, para temas nacionais, como o povo brasileiro e a natureza. Para retratar esta realidade, os pintores, através do nacionalismo, usavam cores fortes e quebravam paradigmas estéticos europeus, com o intuito de criar a própria arte brasileira. A partir da análise das alternativas, percebemos que a letra que responde a questão é a letra A. A letra B está errada porque não há defesa quanto ao uso limitado da cor, ao contrário, as cores fortes são um dos destaques da arte modernista. Não houve defesa quanto à prática educativa na arte modernista, logo a letra C também está incorreta. A letra D está incorreta porque estes artistas não defenderam uma arte ligada à tradição acadêmica, ao contrário, defenderam a ruptura desta tradição para uma arte inovadora. E a letra E está incorreta porque não houve respeito quanto ao limite dos temas abordados.
  • Embora Anita Malfatti tivesse seu trabalho reconhecido na Europa, o mesmo não ocorreu ao apresentá-lo no Brasil. Os artistas modernistas, principalmente em sua primeira geração, buscaram criar uma arte em que valorizasse a cultura brasileira libertando-se de normas acadêmicas europeias, destacando as cores e os temas nacionais.

  • Letra A

    Anita Malfatti iniciou um movimento no Brasil, juntamente com outros artistas modernistas, que procurava buscar a verdadeira arte brasileira, longe de formas e regras acadêmicas europeias.

    Nesta busca, valorizaram-se as cores, a originalidade e os temas nacionais para que fosse firmada uma arte brasileira forte.

    O marco inicial deste movimento foi em uma semana de 1922, realizado em São Paulo, do qual participaram, além de Anita Malfatti, artistas como Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Heitor Vila-Lobos.


ID
522079
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Educação Artística

Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranóia ou Mistificação:

Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem as coisas e em conseqüência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. (...) A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...). Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia.

O Diário de São Paulo, dez./1917.

Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • nota-se que Monteiro Lobato faz duas afirmações em relação à arte

    1) Uma composta dos que vêem as coisas e em conseqüência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres.

    Ou seja, um artista que faz arte como aqueles quadros classicos.

    2)o segundo, que ele diz sobre Anita : ''A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras''

    Nota-se que quase todos os quadros seguem um estilo classico, uma arte pura,todavia, a letra E foge da estetica padrao,como partes sem congruencias, como dito por Lobato.

  • Esse Trecho é o caminho para a resposta: "Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia."

    Só observar qual das alternativas tem uma extravagância no que seria "natural".

  • letra (E )

    onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia

  • letra (E )

    onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia


ID
1303930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com a popularização dos meios de comunicação e o barateamento dos instrumentos musicais, não é de espantar que o rock tenha chegado ao interior de Sergipe. É possível encontrar bandas de todo estilo de rock e metal no agreste sergipano, de blues a death metal. Todavia há predominância de bandas que tentam mesclar sonoridades e influências locais (tais como padrões rítmicos, formas de cantar, como uma embolada, instrumentos típicos, como o berimbau e o pandeiro) com riffs de guitarras distorcidas típicos do metal.

Hugo Leonardo Ribeiro. Da fúria à melancolia: a dinâmica das identidades na cena rock underground de Aracaju. São Cristóvão: Ed. UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010, p. 90 (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

A embolada, citada no texto como pertencente à cultura musical local, é um estilo de cantar de forma muito rápida, um desafio vocal.

Alternativas

ID
1303933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com a popularização dos meios de comunicação e o barateamento dos instrumentos musicais, não é de espantar que o rock tenha chegado ao interior de Sergipe. É possível encontrar bandas de todo estilo de rock e metal no agreste sergipano, de blues a death metal. Todavia há predominância de bandas que tentam mesclar sonoridades e influências locais (tais como padrões rítmicos, formas de cantar, como uma embolada, instrumentos típicos, como o berimbau e o pandeiro) com riffs de guitarras distorcidas típicos do metal.

Hugo Leonardo Ribeiro.Da fúria à melancolia: a dinâmica das identidades na cena rock underground de Aracaju. São Cristóvão: Ed. UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010, p. 90 (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

A fusão dos maneirismos vocais nordestinos com elementos instrumentais típicos do rock, mencionada no texto, é utilizada também pelo pernambucano Chico Science.

Alternativas