-
-
ERRADO
"No sistema circulatório dos peixes, diferentemente do sistema circulatório dos artrópodes, o sangue flui no interior de vasos, atingindo as células mais rapidamente, o que permite maiores taxas metabólicas. "
O erro foi inferir que o sistema dos artópodes não é fechado. Mas o sistema desse grupo é fechado.
Esse sistema na evolução começou pelos moluscos cefalópodes e especializou-se com a evolução dos grupos.
-
Leo.... o sistema circulatório dos artropodes é aberto. E dos peixes fechado. Acredito que o erro foi em relação a permitir "maiores taxas metabólicas"
-
Artrópodes não é fechado, mas vascular lacunar. Existe um vaso dorsal, mas a hemolinfa flui pelo celoma. O erro da questão está na "taxa metabólica". Metabolismo está mais associado às formas como produção de ATP ocorre no organismo, do que o sistema circulatório. Quando pensamos em ATP, e falando de organismos aeróbicos, a maneira como o oxigênio chega a estes organismos determina, portanto, parte de seu metabolismo. Peixes respiram com branquias, com exceção dos Dipnoi, já artrópodes tem uma variedade de formas, desde traqueias em insetos que ramificam até os tecidos, ou branquial em crustáceos, ou pulmões foliáceos em aracnídeos. Desse modo, o tipo de respiração, assim como quais proteínas estão envolvidas nesse transporte, são os responsáveis pela taxa metabólica, e não o tipo de sistema circulatório.
-
Lucas! Acredito que a oxigenação mais eficiente garante a possibilidade de uma maior atividade mitocondrial (aeróbica) e consequentemente maiores taxas metabólicas...
No entanto, o caso dos artropodas é especial porque eles não tem vasos sanguíneas, mas possuem traqueias que legam o oxigênio vai diretamente para tecidos. Acho que se estivessem comparando um peixe e um molusco (circulação aberta/ vasos e celoma), a frase estaria correta, mas como está comparando com um artropoda (circulação exclusiva por traqueias), a afirmação está errada.
-
O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto, no qual a hemolinfa circula sob baixa pressão, lentamente, passando por cavidades denominadas hemoceles. Difere dos vertebrados por possuírem um sangue de baixa celularidade, chamado de hemolinfa.