SóProvas


ID
1634743
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No processo “A” há determinação judicial para busca e apreensão da arma de um delito, supostamente cometido pelo irmão de Vera. Em posse do mandado de busca e apreensão da arma, policiais pretendem entrar na casa de Vera. Neste caso, de acordo com a Constituição Federal,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Como os policiais estavam munidos de mandado, a entrada só será de dia, conforme a CF:

    Art. 5 XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

    bons estudos

  • Não é necessária a apresentação do mandado ao dono da casa? Achei essa questão incompleta! 

  • neste caso a arma não seria flagrante ou delito? podendo adentrar-se a noite sem consentimento? Pois, é um instrumento de acometimento de um crime? não entendi.

  • hahahaha obrigada Rafael Silva!!! super atenta!!!

  • Questão mal redigida. A casa é de verá não informa se o irmão é morador. Se   VC diz que ta errado VC erra porque pode e entrar na  casa com mandato. Se VC diz q. Ta certo você erra porque a pegadinha da questão é justamente não ter dito q o irmao mora na casa. Aí voce não sabe mais o que responder.

  • No processo “A” há determinação judicial para busca e apreensão da arma de um delito, supostamente cometido pelo irmão de Vera.


    CRIME PERMANENTE! POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO ADMITE ENTRADA FORÇADA VIA FLAGRANTE A QUALQUER HORA DO DIA, COM OU SEM MANDADO! 


    QUESTÃO MAL REDIGIDA 

  • MAS FALOU DE DETERMINAÇÃO JUDICIAL NEH, ENTÃOOOO...SÓÓÓÓ DURANTE O DIA PODE INVADIR, SEM O CONSENTIMENTO DO MORADOR.



    Art. 5 XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.


    SEMPRE USO ESSE ESQUEMINHA... GABARITO "B"


    -> HIPÓTESES EM QUE PODEM SER RELATIVIZADO A INVIOLABILIDADE DOMICILIAR


    - DURANTE O DIA                                   -DURANTE A NOITE

    - flagrante delito                                        - flagrante delito


    -desastre                                                   - desastre 


    -prestar socorro                                         - prestar socorro    


    -determinação judicial 


  • Ao meu ver a questão deveria ser anulada, pois não forneceu informações básicas para o entendimento. Como não disse se o irmão morava ou não na casa de Vera, há possibilidade de duas respostas: pode entrar, desde que durante o dia; e não pode entrar sem o consentimento de Vera. 
    É certo que o mandado é de apreensão da arma, mas isso não permite que os policiais adentre a casa de qualquer pessoa que conheça o irmão de Vera.
  • Pessoal, o grande problema dos candidatos, e aí eu me incluo, é que nós insistimos em observar aspectos meramente periféricos. Vamos atentar para o "miolo" e esquecer do resto, pois a resposta está muito clara nessa questão. Não vejo problema para ser anulada, até porque se nós nos detivermos para duas palavrinhas contidas no enunciado, só haverá uma resposta mesmo, a saber: "busca e apreensão". Ora, pressupõe-se que houve um mandado judicial, e se existe tal ordem, a entrada na casa só será permitida durante o DIA, o que só podemos enxergar na assertiva "b". 




    Bons estudos!

  • Mas o irmão mora com Vera ou mora em outra casa? Outra dúvida: o mandado é específico para um local, ou ele tem poder em outros locais? Péssima questão...

    Gab B

  • nossa, a galera viaja nas interpretações... fumaram maconha?

  • Concordo em partes que a questão foi mal formulada, porém atentem-se ao fato de que se a questão não especificou nada, não tem como errar! Só poderia entrar durante a noite se o irmão de Vera tivesse cometido o crime a pouco tempo (prisão em flagrante só pode ser feita em até 24h após o crime se não estou enganado) e se ele morasse com Vera. A questão não especifica nada então não como errar. Caberia recurso se a resposta fosse outra a não ser letra B.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei, Malibu . 

  • Muito bacana o comentário de João Vicente....

  • Quinta Turma

    DIREITO PROCESSUAL PENAL. CRIME PERMANENTE. ESTADO DE FLAGRÂNCIA. PRISÃO POR QUALQUER DO POVO.

    Não é ilegal a prisão realizada por agentes públicos que não tenham competência para a realização do ato quando o preso foi encontrado em estado de flagrância. Os tipos penais previstos nos arts. 12 e 16 da Lei n. 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) são crimes permanentes e, de acordo com o art. 303 do CPP, o estado de flagrância nesse tipo de crime persiste enquanto não cessada a permanência. Segundo o art. 301 do CPP, qualquer do povo pode prender quem quer que seja encontrado em situação de flagrante, razão pela qual a alegação de ilegalidade da prisão – pois realizada por agentes que não tinham competência para tanto – não se sustenta. HC 244.016-ES, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 16/10/2012.


  • No processo “A” há determinação judicial para busca e apreensão da arma de um delito.(Não o vi, por isso errei)                                                                                                                                                                                                           

    B) é permitida a entrada, sem o consentimento de Vera, apenas durante o dia. 


    Sem dorgas por favor.

  • arrasou, Malibu..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • GENTE A CASA NAO PRECISA SER DOR IRMAO DE VERA, BASTA O OBJETO DO CRIME, NO CASO A ARMA, ESTAR LA! E PONTO FINAL! ACABOU A HISTORIA! COMO OUTROS CANDIDATOS JA FALARAM, NO ENUNCIADO TEM "MANDADO JUDICIAL"!


    PROXIMA...

  • Caso houvesse consentimento do morador, a busca poderia ser realizada durante a noite. CPP, art. 245.

  • Com consentimento: a qualquer hora e sem autorização judicial

    Sem consentimento:
      Flagrante delito (Dia ou noite)
      Desastre (Dia ou noite)
      Prestar socorro (Dia ou noite)
      Determinação judicial (só de dia)

  • Completando o que a nossa amiga Marcela disse, na questão fala "Em posse do mandado de busca..." ai você já tem que ter em mente que com o mandato a polícia so poderá entrar durante o DIA.

    Dos Direitos e Garantias Fundamentais

    ART 5°

    XI-  A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • GABARITO B

    Art. 5, inciso XI da CF 

     

  • Vou esperar ancioso...

    "o nascer de um novo dia, no início da aurora, nos primeiros raios solares, abrirei a porta do seu quarto e direi, com todo carinho:

    ACOOORRRDAAA VAGABUNDOOO "

    hahahaha

  • Atenção, atenção....

    Mandato só se Vera ou seu irmão fossem detentores de cargo eletivo. O mandado é só mandado mesmo....

    E quando a gente fica meio nervoso, é tipo assim, anSioso....

  • Não necessita do consentimento de Vera, porque há a determinação judicial.

  • Em regra: a casa é asilo inviolável e ninguém pode entrar sem o dono consentir.

     

    Exceção: Pode entrar sem consentimento em caso de desastre, flagrante delito ou prestar socorro (qq hora do dia ou noite), ou;

                   

                   Por determinação judicial (apenas durante o dia)

                  

  • DETERMINAÇÃO JUDICIAL = SÓ DURANTE O DIA

  • Interessante a questão que até faz levantar uma seguinte hipótese:

     

    Se a pessoa se desfazer da arma de um dia pro outro, não haveria um flagrante delito. Todavia, um mandado foi despachado. Logo, se ao chegar lá, não encontrar nada, é como se desse viagem perdida, sendo que, na noite do dia anterior a arma estava lá. Mas, a LEI foi clara em especificar que por DETERMINAÇÃO JUDICIAL, só durante o dia. 

  • Discordo, questão poderia ser anulada, pois o enunciado diz que o crime e a arma são supostamente atribuídos ao IRMÃO DE VERA, ora, então não seria o caso de fazer a busca na casa desse irmão??. Como o enunciado não disse que ambos moram na mesma residência quando o oficial chegar nela a Vera poderia fazer a seguinte afirmação: Se vocês acham que meu irmão tem arma e cometeu um crime então vão fazer buscas na casa dele, por que na minha?? E aí??

  • " Se vocês acham que meu irmão tem arma e cometeu um crime então vão fazer buscas na casa dele, por que na minha?? E aí?? "

    E aí que os policias vão carinhosamente empurrar Vera pro lado e continuar a busca enquanto ela grita, esperneia, xinga e faz o que quiser. É pra isso que serve o mandato.

    Pessoal, é irrelevante se é irmao, vizinho, desconhecido, se mora na mesma cidade. Com o mandato - que faz entendimento de que por alguma forma existe supeita - a policia vai entrar e pronto. Se trancar a porta, arrombam.
     

  • A questão deixou aberto para recursos, pois não falou que a violação iria estar munida de mandado judicial 

  • Na questão fala "Em posse do mandado de busca..." ai você já tem que ter em mente que com o mandato a polícia so poderá entrar durante o DIA.

    Dos Direitos e Garantias Fundamentais

    ART 5°

    XI-  A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • GABARITO: LETRA B. 

    ______________

    Há um mandato. Portanto pode haver a entrada sem o consentimento de vera, durante o dia apenas. 

    Se o irmão de vera mora ou não mora com ela, isso não tem a menor relevância para a questão. 

    Esse aspecto do irmão foi colocado apenas para confundir e embaraçar o candidato. 

     

    ---------->>> Avante!! 

  • No processo “A” há determinação judicial para busca e apreensão da arma de um delito, supostamente cometido pelo irmão de Vera. Em posse do mandado de busca e apreensão da arma, policiais pretendem entrar na casa de Vera. Neste caso, de acordo com a Constituição Federal, 

     

    Vamos ficar atentos ao enunciado!!!!!!!!!!!!!!!!

     

     

     

    gabarito: é permitida a entrada, sem o consentimento de Vera, apenas durante o dia. 

     

    BASE LEGAL:

     

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  • 'em caso de flagrante delito'

    Flagrante: que não pode ser contestado; evidente, manifesto, incontestável

     

    No enunciado diz: 'supostamente cometido pelo irmão de Vera.'

    Supostamente: admitido por hipótese; dado ou apresentado hipoteticamente

     

    Questão que, no mínimo, dá margem para dúvida. Na minha opinião, mal elaborada e incorreta.

  • Em 18/07/2018, às 01:13:08, você respondeu a opção B.Certa!

    Em 25/06/2018, às 12:46:02, você respondeu a opção A.Errada!

     

  • pessoal não confundir "mandato" com "mandado" :D ,, muita gente ai......

  • Concurseiro Pangaré, no caso narrado na questão não se trata de hipótese de flagrante delito. Os policiais possuíam um mandado de busca e apreensão, ou seja, trata-se de hipótese de decisão judicial. Portanto, eles poderiam adentrar na residência para cumprimento do mandado, mas somente durante o dia.
  • GABARITO: LETRA A

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO: B

    HIPÓTESES EM QUE PODEM SER RELATIVIZADO A INVIOLABILIDADE DOMICILIAR

    DURANTE O DIA                   DURANTE A NOITE

    flagrante delito                     flagrante delito

    desastre                           desastre 

    prestar socorro                      prestar socorro   

    determinação judicial 

    Fonte: Dica do colega Eliel Madeiro

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;     

  • Eliane Freitas, no enunciado da questão já deixa claro que os policiais estavam com o mandado judicial em mãos, veja: No processo “A” há determinação judicial para busca e apreensão da arma (...). Logo, mesmo sem o consentimento de Vera, eles poderiam entrar apenas durante o dia.

    GABARITO: B

    Bons Estudos!

  • Vera mora com o irmão, então?É isso?