SóProvas


ID
1635334
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A palavra controle apareceu por volta de 1600, com o significado de “cópia de uma relação de contas".
Taylor, um dos principais mentores da Administração Científica, ensinava que existiam quatro princípios da administração, sendo um deles o princípio do controle, que consiste em “controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto". Com relação à atual teoria relativa ao controle, é errado afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.  DI PIETRO (2014):  O controle externo compreende a "fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial" e, com relação à Administração Indireta, está previsto de forma muito mais clara na atual Constituição. Exercido com o auxílio do Tribunal de Contas, abrangerá o julgamento das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores da Administração Direta e Indireta, inclusive das fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público (art. 7 1 , II) ; alcança, pois, todas as empresas de que a União participe, majoritária ou minoritariamente. Esse controle compreende ainda a apreciação, para fins de registro, da legalidade dos atos de pessoal, a qualquer título, na Administração Direta e Indireta, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a apreciação dos atos de concessão de aposentadoria, reforma ou pensão; além da realização de  inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, inclusive quando requeridas pela Câmara  os Deputados, Senado Federal e por iniciativa de comissão técnica ou de inquérito nas unidades administrativas das referidas entidades (art. 7 1 , III e IV) .

  • e)

    O controle externo pode ser definido como o controle realizado por órgão estranho à administração responsável pelo ato controlado. É o caso do controle exercido por um dos poderes sobre outro. Portanto, não é controle externo o controle da administração direta sobre a indireta.
    ENUNCIADO DIZ:
    NÃO É CONTROLE EXTERNO O CONTROLE DO TCU SOBRE AS CONTAS DA PETROBRAS, ELETROBRAS.

    PELO CONTRÁRIO O CONTROLE EXTERNO SERÁ EXERCIDO PELO PODER LEGISLATIVO COM AUXÍLIO DO TRIB DE CONTAS, SENDO AS SOC ECON MISTA FISCALIZADAS PELO TCU.

  • O enunciado tem um erro, pois quem propôs o princípio administrativo "controle " foi Fayol, e não Taylor como o enunciado afirma.