SóProvas


ID
163573
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O HTTP é um dos protocolos de comunicação mais comumente usados em aplicações cliente-servidor na Internet. Sobre a versão 1.1 desse protocolo, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • SHTTP criptografa na camada de aplicacaoHTTPS = Usa ssl/tls na camada de sessao
  • Porque não colocaram HTTPS na resposta... fico indignado com essas bancas.
  • Na verdade HTTPS e S-HTTP são protocolos diferentes, mas que têm o mesmo propósito.

  • Para mim a letra D também está correta, pois a questão se refere ao HTTP 1.1 que possui conexão persistente.
    "A conexão persistente, implementada como conexão padrão no protocolo HTTP/1.1, possibilita que uma conexão seja estabelecida para enviar várias requisições em seqüência sem a necessidade de esperar por cada resposta, no qual serão recebidas na mesma ordem em que as solicitações foram enviadas, um processo chamado de pipelining"

    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypertext_Transfer_Protocol
  • Só gostaria de saber por que a letra d está incorreta?
    Pelo que vi nas estatísticas da questão muita gente errou esta questão...
  • o erro da letra D é que o http é stateless e nao stateful
  • "É importante salientar que o servidor envia as respostas ao cliente sem armazenar nenhuma informação de estado sobre este. (...)
    Em outras palavras, o HTTP é um PROTOCOLO SEM ESTADO."

    Handbook de TI.
  • O HTTP é stateless. O que confunde é pensar que, com as melhorias do HTTP 1.1, tais como persistência e pipeline, ele mude para stateful.
    Ser persistente (enviar várias requisições e receber os dados na mesma conexão) e usar pipelining (poder enviar várias requisições sem que tenha ainda recebido a resposta) não o muda de stateless para stateful.

    Continuando...

    A - Uma mensagem de requisição HTTP:

    Uma linha de início, que indica o método do HTTP sendo usado (GET, POST, DELETE, PUT...), o URI desejado (a informação desejada) e a versão do HTTP (HTTP 0.9, 1.0 ou 1.1).
    Depois, vem o URL do servidor.

    Abaixo, tem o cabeçalho, com algumas informações adicionais da requisição.

    Um linha obrigatoriamente em branco.

    O corpo, que é opcional e pode conter informações a serem processadas pelo servidor.

    C - "o componente obrigatório User-Agent corresponde ao identificador do usuário (cliente) da aplicação em uma mensagem de requisição HTTP."

    User-Agent é o navegador que está fazendo a conexão, portanto, é o cliente.


    E - "o servidor (cliente) HTTP registra um URI, a ser usado pelo cliente (servidor) para resgatar o recurso previamente solicitado, no cabeçalho (Request-Line) de  uma mensagem de requisição desse servidor."
  • Segundo a RFC 2616 -  Hypertext Transfer Protocol -- HTTP/1.1

    The Hypertext Transfer Protocol (HTTP) is an application-level protocol for distributed, collaborative, hypermedia information systems. It is a generic, stateless, protocol which can be used for many tasks beyond its use for hypertext, such as name servers and distributed object management systems, through extension of its request methods, error codes and headers. A feature of HTTP is the typing and negotiation of data representation, allowing systems to be built independently of the data being transferred.
  • O significado de persistente eu entendi.

    Mas o que seria exatamente "guardar/manter o estado"? E o que significa exatamente um estado de uma conexão?
  • Sem estado significa que o servidor não guarda informações sobre o estado da conexão, por exemplo se uma pagina já foi requisitada antes ou não, se um usuário selecionou um item de um formulário anteriormente e por ai vai, ou seja dados da navegação do usuário não são guardados pelo http, o que obriga o uso de cookies para conseguir esse tipo de informação.

  • O que é o Secure Hypertext Transfer Protocol

    O S-HTTP (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é um método de segurança das transações HTTP, que é uma melhoria do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) criada em 1994 pelo EIT (Enterprise Integration Technologies). Ele permite fornecer a segurança das trocas durante as transações do comércio eletrônico, criptografando as mensagens para garantir aos clientes a confidencialidade do seu número de cartão bancário ou qualquer outra informação pessoal. Um aplicativo S-HTTP foi desenvolvido pela empresa Terisa Systems para incluir uma segurança anos servidores web e dos navegadores.

    .

    Como funciona o S-HTTP

    Contrariamente ao SSL que trabalha na camada de transporte, o S-HTTP oferece uma segurança baseada em mensagens do protocolo HTTP, marcando individualmente os documentos HTML com a ajuda de certificados. Enquanto que o SSL é independente do aplicativo utilizada e calcula a integralidade da comunicação, o S-HTTP está muito fortemente ligado ao protocolo HTTP e codifica individualmente cada mensagem.

    As mensagens S-HTTP baseiam-se em três componente: a mensagem HTTP, as preferências criptográficas do remetente e as preferências do destinatário.

    Assim, para decifrar uma mensagem S-HTTP, o destinatário da mensagem analisa as rubricas da mensagem a fim de determinar o método foi utilizado para criptografar a mensagem. Depois, graças às suas preferências criptográficas atuais e precedentes, e às preferências criptográficas precedentes do remetente, é capaz de decifrar a mensagem.

    .

    http://br.ccm.net/contents/139-criptografia-s-http