SóProvas


ID
1636867
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o anexo da Lei 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), inciso I, fazem parte das REGRAS DEONTOLÓGICAS, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O que faz parte é a eficácia e não a eficiência... 
    A banca pegou pesado com os auxiliares de biblioteca ! kkk
    Um auxiliar de biblioteca geralmente não sabe a diferença entre eficiência e eficácia e não pega tais detalhes.

    Eficácia = alcançar o seu fim, realizar sua missão.

    Eficiência = utilizar os recursos da melhor maneira possível, otimizando o trabalho em questão de tempo, qualidade e etc.

    Eficiência sem eficácia = fazer tudo da maneira mais inteligente, produtiva, rápida e de qualidade... e não alcançar o objetivo.

    Eficácia sem eficiência = fazer tudo sem atenção, de maneira errada, devagar e de qualquer jeito... e ainda assim alcançar o objetivo.

    É claro que a eficiência também faz parte da Administração Pública, mas nas últimas décadas a eficácia tornou-se mais importante do que a eficiência em qualquer sistema administrativo, esta é a atual concepção.

  • ASSERTIVA D

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.


    TEORIA do DEVER: 

    1- Dignidade;

    2- Decoro;

    3- Zelo;

    4- Eficácia;

    5- Consciência dos princípios morais( do que é certo e do que é errado)


  • Eficácia e não Eficiência

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores (da própria lei) que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da TRADIÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

     

    A conduta ética do servidor representa a moral do Estado, agindo com consciência ética compatível dentro e fora do serviço público. O decoro ou a falta dele residem no que um homem faz, não no que os outros dizem dele.

     

    Decoro:

     

    1 - Respeito de si mesmo e dos outros.

    2 - Decência; vergonha; dignidade.

    3 - Conformidade do estilo com a elevação do assunto.

     

    Quando uma pessoa ocupa um cargo público, assume efetivamente um conjunto de atribuições e responsabilidades, previstas em uma estrutura organizacional, o qual deve ser exercido de acordo com padrões éticos.

     

    Em suas atividades, o servidor público não apenas deve agir internamente com retidão, mas também demonstrá-la para a sociedade.

     

    A probidade durante o exercício do servidor público busca a convergência entre a natureza da ação e a aparência da ação.

     

    Probidade:

    1 - Observância rigorosa dos deveres, da justiça e da moral; honradez.

    2 - Observância rigorosa dos deveres, da justiça e da moral.

    3 - probidade administrativa:  honestidade e rigor na administração ou na função pública.

  • 1 - Dignidade;

    2 - Zelo;

    3 - Eficácia;

    4 - Consciência moral.

    D.

  • Outra questão ridícula dessa banca sobre o Decreto 1.171/94.

  • Aos que estão estudando para o concurso do IBGE 2021 fiquem atentos pois apesar do código de ética ser quase igual ao decreto 1171, tem algumas coisas diferentes que vocês podem se surpreender.

    Sobre o código de ética do servidor do IBGE.

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia, a ((((((eficiência))))) e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público do IBGE, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal.

    Nessas questões uso o mnemônico CODI É DEZ

    CO = consciência dos princípios morais

    DI = dignidade

    É = eficiência

    D= dignidade

    E = eficácia

    z = zelo

    Porém no caso da questão ser sobre o decreto 1171 é bom sempre reler já que é curtinha, e lembrar que se não for pra responder com o CODI É DEZ é só tirar a eficiência.

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    BONS ESTUDOS PARA TODOS NÓS E RUMO À APROVAÇÃO.

  • seção I

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.