SóProvas


ID
163762
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise das empresas como sistema aberto em constante interação com seu meio ambiente; abordagem múltipla com a análise das variáveis internas e externas que influenciam a organização; concentração nas relações do ambiente externo e os níveis hierárquicos da organização; interdependência entre as partes da organização. Estas são características da teoria da administração

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito da questão, haja vista que a Teoria Estruturalista é ainda um sistema fechado, pois a organização ainda não percebe seus concorrentes. Ela apenas passa a observar os vários pontos de vista inter e intra dentro da própria organização.

  • Para estudar as organizações, os estruturalistas utilizam uma análise organizacional mais ampla do que a de qualquer outra teoria anterior, pois pretendem conciliar a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, baseando-se também na Teoria Burocrática. Assim, a análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, Teoria da Relações Humanas e Teoria da Burocracia. Essa abordagem múltipla utilizada pela Teoria Estruturalista envolve: Tanto a organização formal como a informal; tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas; todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização; todos os diferentes tipos de organizações; a análise iterorganizacional e a análise intra-organizacional.

    A Teoria Estruturalista inaugura os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo. Até então, a teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização dentro de uma concepção de sistema fechado.

    Todavia, as organizações não funcionam dentro de um mar de rosas. Existem conflitos e dilemas organizacionais que provocam tensões e antagonismos envolvendo aspectos positivos e negativos, mas cuja resolução conduz a organização a inovação e a mudança.

    Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública.

  • Apesar da Teoria Estruturalista dar ênfase na estrutura, assim como as Teorias Clássica, Neoclássica e Burocrática, surge em suas abordagens a Análise interorganizacional, que procura interelacionar as organizações com seu ambiente externo. Aqui a análise das organizações é feita de modo global, prova disto é a utilização das tipologias organizacionais. Não tem como negar a existência do Sistema Aberto, nesta teoria se inclui a existência de variáveis externas e o mercado externo é expressivo ao ponto de seus teóricos chama-lo de Ambiente.
  • Amigos, não podemos confundir Abordagem Estruturalista com Teoria Estruturalista.
    A abordagem Estruturalista se divide em : Teoria da Burocracia: Ênfase na estrutura. É intraorganizacional. Sistema Fechado. Teoria Estruturalista: Ênfase nas pessoas, estrutura e ambiente. É inter-organizacional. Sistema Aberto
     
  • Caros colegas, segue um macete sintetico para provas da FCC:

    Ate as Escolas Neo-classica e APO: sistemas fechados;

    Escola/Teoria Estruturalista: aqui, inicia-se a abordagem de sistema aberto.
  • LETRA E - ESTRUTURALISTA

    A Teoria Estruturalista combateu profundamente a teoria clássica, representando um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das Relações Humanas.

    O Estruturalismo é entendido como um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. Esta totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são características básicas do estruturalismo. Porém, é preciso que haja uma relação de integração  e de dependência mútua entre essas partes  e entre elas e a totalidade, por isso, toda modificação de um elemento acarreta a modificação dos outros elementos.

  • Teoria Estruturalista é um modelo que se preocupa com as “trocas” com o ambiente externo, ou seja, um modelo de sistema aberto.
  • Nossa, eu jurava que era a Teoria dos Sistemas.

  • pq nao pode ser a C? se for possivel me mandar um recado muito obrigado

  • Pedro, a teoria das relações humanas considera a organização como um sistema fechado. Já não poderia ser ela por isso.