SóProvas


ID
163816
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Agrupar num mesmo órgão as atividades afins ou de mesma natureza ou especialidade é o processo de departamentalização

Alternativas
Comentários
  •  

    Departamentalização Funcional, onde as unidades organizacionais são definidas com base na especialização e tarefas comuns aos diversos setores, como financeiro, engenharia, e produção;

    Departamentalização por Quantidade, quando há um número elevado de pessoas desempenhando determinada atividade, obrigando o estabelecimento de turnos de trabalho;

    Departamentalização Geográfica, utilizado em grandes empresas, onde a dispersão de atividades é importante para o atendimento de necessidades logísticas ou culturais;

    Departamentalização por Projeto, quando as atividades de uma empresa são voltadas integralmente para projetos específicos. Ex.: NASA e o projeto do Ônibus Espacial;

    Departamentalização por Produto, organizando-se em unidades independentes responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos;

    Departamentalização por Cliente, situação em que as unidades organizacionais são projetadas em torno de grupos de clientes e suas respectivas necessidades;

    Departamentalização por Processo, onde pessoas e recursos são alocadas de acordo com o fluxo de trabalho. Ex.: Refinaria de óleo.

    Departamentalização Matricial, caracterizada pela união da Departamentalização Funcional, com a de Projetos ou Produtos;

    Departamentalização Mista, representada pelo uso de diversos tipos de Departamentalização de forma a aproveitar os modelos que melhor atendam as necessidades organizacionais.

     

  •  

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES

     

    Vantagens: As vantagens principais da abordagem funcional são:

     

    Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.

    • Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas.

    • Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.

    • Mantém o poder e o prestígio das funções principais

    • Cria eficiência através dos princípios da especialização.

    • Centraliza a perícia da organização.

    : A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.

    A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próximo à cúpula.

  • Desvantagens

     

    : Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional.

    Entre elas podemos dizer:

    ????

    A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula.

    ????

    Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita

    ????

    O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado.

    ????

    A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude.

    ????

    Muita especialização do trabalho.

  • ABORDAGEM FUNCIONAL
    Cria departamentos formados por especialistas em determinada função.
    FUNCIONAL
    Os departamentos são agrupamentos de pessoas com habilidades e conhecimentos similares. Temos, como exemplos, departamento de vendas, finanças, recursos humanos, produção etc. É uma estrutura ainda muito usada nas organizações.

    FONTE: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/departamentalizacao.html
  • Resumindo as principais características da DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL:
    VANTAGENS:
    • Maior especialização de pessoas e de recursos;
    • Ideal para atividades rotineiras e estáveis.
    DESVANTAGEM:
    • Dificuldade de coordenação com os outros departamentos (dificuldade de coordenação interdepartamental), devido ao grande grau de especialização de cada um.
  • Uma dica:

    Percebam que a DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS E SERVIÇOS é basicamente contrária à departamentalização funcional:
    VANTAGENS:
    - Intensificação de esforços e coordenação
    - Facilita a coordenação interdepartamental.
    DESVANTAGEM:
    - Menor especialização.
     

  • a departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

     

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

     

    A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

  • Ao adotarmos como critério básico para a departamentalização as atividades de determinada especialidade conduzidas na organização, estaremos empregando uma ótica funcional com vistas à consolidação da estrutura organizacional. A divisão dos setores, neste caso, dá-se conforme a área do conhecimento necessário para a realização da atividade, ou, em outras palavras, conforme a especialidade requerida para a efetivação da atividade a ser desenvolvida.

     

    Resposta: D

  • Para Elisabete Moreira (2016, p. 332) a departamentalização funcional consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades, conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.

    A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.

    O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtos. Seu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÃO (FUNCIONAL)

    A Departamentalização por Funções ou Funcional é o agrupamento das atividades de acordo com as especializações ou funções principais da organização, como finanças, recursos humanos, mercadologia, produção, marketing etc. Consiste no agrupamento de atividades e tarefas com base nas principais funções desenvolvidas pela empresa. A divisão do trabalho faz surgir uma departamentalização em atividades agrupadas e identificadas pela classificação funcional, pois considera atividades principais da empresa, como produção, vendas, finanças etc.

    É a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização. A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais.

    VANTAGENS

    ▪ Agrupa vários especialistas em uma mesma unidade;

    ▪ Simplifica o treinamento e orienta as pessoas para uma função específica, concentrando sua competência e habilidades técnicas; 

    ▪ Permite economia de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa;

    ▪ Indicada para situações estáveis, tarefas rotineiras e para produtos ou serviços que permaneçam longos ciclos sem mudanças.

    DESVANTAGENS

    ▪ Reduz a cooperação interdepartamental (ênfase nas especialidades);

    ▪ Inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudança, pois dificulta a adaptação e a flexibilidade às mudanças externas;

    ▪ Foco na especialidade em detrimento do objetivo organizacional global.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online