Há quatro tipos comuns de benefícios que os clientes podem receber da compra e uso de produtos e serviços:
1. Benefícios funcionais: são os benefícios tangíveis de se obter produtos e serviços. Usar chinelos Rider proporciona liberdade aos pés ao chegar em casa depois do trabalho. Os benefícios funcionais geralmente são com promovidos pelos profissionais de marketing.
2. Benefícios sociais: são as respostas positivas que os clientes obtêm das outras pessoas por comprar e usar determinados produtos e serviços. Os clientes podem procurar benefícios sociais quando compram marcas de alto status, como automóveis Mercedes ou camisas Ralph Lauren.
3. Benefícios pessoais: são os bons sentimentos que os clientes experimentam pela compra, propriedade e uso de produtos, ou pelo recebimento de serviços. Ex.: colecionadores gostam de possuir selos raros mesmo que eles nunca venham a ser usados para postar cartas. Ambientalistas podem ficar satisfeitos com o uso de uma bicicleta por não poluir o ambiente.
4. Benefícios experimentais: estes refletem o prazer sensorial que os clientes obtêm de produtos e serviços. Ex.: comidas saborosas, perfumes agradáveis, roupas confortáveis, belas obras de arte e música empolgante podem oferecer esses benefícios experimentais.
Muitos produtos têm o potencial de proporcionar os quatro tipos de benefícios. Ex.: a pasta de dentes oferece o benefício funcional de deixar os dentes limpos, o benefício social de ter um sorriso atraente, o benefício pessoal de ter certeza de sua saúde bucal e o benefício experimental de um sabor agradável de menta na boca. Os profissionais de marketing voltados para o valor podem aumentar os benefícios para os clientes a fim de criar um valor superior.