SóProvas


ID
1639450
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Durante a execução de um trabalho de auditoria, o auditor responsável precisa de informações mais detalhadas sobre a suficiência dos seguros contratados pela empresa auditada para a cobertura dos seus ativos.


Nessa situação, a técnica recomendada é a:

Alternativas
Comentários
  • Circularização Positiva: Neste caso, a empresa que recebeu a circularização deve emitir uma resposta ao auditor independente. 
    Existem dois tipos:


    Em branco - quando há a especificação de valores
    Em preto - sem especificação de valores


    Circularização Negativa: A empresa só entra em contato com o auditor independente caso discorde dos valores e datas apontados pela circularização.

    Assim, o enunciado da questão atende ao que se entende por circularização positiva, sendo a alternativa C o gabarito da questão.

    Obs.: Para maiores detalhes, acessar  <http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/auditoria/25364-circulariza%C3%A7%C3%A3o>

  • Nilson... É o inverso.


    Branco - não se colocam valores nos pedidos de confirmação.
    Preto - São colocados saldos ou valores a serem confirmados na data base indicada
  • Alternativa C: "Circularização positiva é aquela em que o auditor sempre espera receber uma resposta, confirmando, ou não, o saldo ou posição demonstrada. É empregada nas cartas aos advogados da empresa, indagando sobre eventuais ações em andamento, companhias de seguro, para avaliar a suficiência da cobertura contratada, e contas do passivo".

    Disponível em: http://blogdoprofessorclaudiomarcelo.blogspot.com.br/2013/08/tecnicas-ou-procedimentos-de-auditoria.html 

  • Fonte: Resolução CNJ nº 171/2013, artº32.


    Pessoal esse artigo tem caído direto em provas fiquem atentos.

  •  

     

     

    NBC TA 505 Confirmações Externas


    Confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.


    Solicitação de confirmação positiva é a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda
    ou discorda das informações
    na solicitação, ou forneça as informações solicitadas.


    Solicitação de confirmação negativa é a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor somente se discorda das informações fornecidas na solicitação.


    Resposta não recebida é quando a parte que confirma não responde ou não responde de maneira completa, a uma solicitação de
    confirmação positiva, ou a devolução de uma solicitação de confirmação não entregue (devolução pelo correio, por exemplo, para um destinatário não localizado).


    Exceção é a resposta que indica uma diferença entre as informações para as quais se solicitou confirmação ou diferença entre os registros da entidade e as informações fornecidas pela parte que confirma.


    A5. A solicitação de confirmação externa positiva pede que a parte que confirma, em todos os casos, responda ao auditor seja pela indicação de sua concordância com as informações enviadas ou pelo fornecimento de informações. Normalmente se espera que a resposta a uma solicitação de confirmação positiva forneça evidência de auditoria confiável. Entretanto, existe o risco de que a parte que confirma possa responder à solicitação de confirmação sem verificar se as informações estão corretas. O auditor pode reduzir esse risco usando solicitações de confirmação positiva que não determinam o valor (ou outra informação) na solicitação de confirmação, e pedem à parte que confirma preencher o valor ou fornecer outra informação. Por outro lado, usar esse tipo de solicitação de confirmação “em branco” pode resultar em porcentagens de respostas mais baixas em decorrência do esforço adicional exigido das partes que confirmam.

  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    Vamos à definição de circularização: Consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade.

    Como vimos, os dois tipos de pedidos de confirmação de dados usados pela auditoria são: positivo e negativo.

    O primeiro é utilizado quando há necessidade de resposta da pessoa de quem se quer obter uma confirmação formal; e o

    segundo é utilizado quando a resposta for necessária em caso de discordância da
    pessoa de quem se quer obter a confirmação, ou seja, na falta de confirmação, o auditor entende que a pessoa concorda

    com os valores colocados no pedido de confirmação.

    Assim, como o enunciado ficou claro que " auditor responsável precisa de informações“,podemos concluir que se trata de 
    circularização positiva.

     

     

    Gabarito: C

    Prof. Claudenir Brito

  • Não consegui entender porque necessariamente estamos falando de circularização positiva, se na negativa, a "não resposta" do terceiro também é uma forma de "passar informação"... seria uma forma de "garantir" que a informação fosse confirmada pelo terceiro? Nesse caso, quando então se usa a circularização negativa?

  • Pessoal, tenho uma dúvida: considerando que a informação obtida por documentos seria mais confiável que a obtida por outros meios, e que a todo seguro corresponde uma apólice documentada com todas as hipóteses de cobertura e respectivos valores, não se inidicaria aqui mais apropriado uma inspeção documental (da apólice do seguro propriamente dita)?

  • "Durante a execução de um trabalho de auditoria, o auditor responsável precisa de informações mais detalhadas sobre a suficiência dos seguros contratados pela empresa auditada para a cobertura dos seus ativos."

    Nessa situação, a técnica recomendada é a: 

    Como auditor eu faria uma averiguação através de um contraste entre  a mensuração dos ativos e se o seguro contratado comporta-os;

    A banca forçou de mais, tanto que nos comentários ninguém diz o porquê das demais estarem erradas, a FGV não testa o grau de conhecimento do candidado, mas o seu grau de advinhação. As provas da FGV são um fim em si e não um meio de selecionar o candidato mais apto. Banca muito ruim, basta comparar a abordagem de bancas realmente sérias e conceituadas como ESAF e CESPE. 

  • Thiago Pinto você tem total razão. É um absurdo o que a FGV faz em algumas situações. As questões de português (interpretação e compreensão de textos) então é um absurdo atrás do outro. 

    No caso desta questão o gabarito é a opção mais errada de todas na minha visão. Quer dizer então que o Auditor terá que procurar o (Terceiro) por meio da Circularização pra verificar se o Seguro acoberta os Ativos? Não seria mais facil averiguar, ou inspecionar os documentos, como o Contrato de Apolice do Seguro?

    Enfim, a dica que deixo é não desanimar com esse tipo de loucura da Banca FGV, creio que isso é proposital pra derrubar os fracos!

    Vida que segue!

  • Definição de circularização: Consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade.
    Os dois tipos de pedidos de confirmação de dados usados pela auditoria são: positivo e negativo.
    O primeiro é utilizado quando há necessidade de resposta da pessoa e quem se quer obter uma confirmação formal; e o segundo é utilizado
    quando a resposta for necessária em caso de discordância da pessoa de quem se quer obter a confirmação, ou seja, na falta de confirmação, o auditor entende que a pessoa concorda com os valores colocados no pedido de confirmação.
    Assim, como no enunciado ficou claro que “o auditor responsável precisa de informações“, podemos concluir que se trata de circularização
    positiva. 

    Gabarito: C

    Prof. Claudenir Brito

  • Veja o que pede-se do auditor na questão:

    Durante a execução de um trabalho de auditoria, o auditor responsável precisa de informações mais detalhadas sobre a suficiência dos seguros contratados pela empresa auditada para a cobertura dos seus ativos.

    A circularização terá como resposta se o saldo existe ou não, e o valor. => Existência, Valor Correto

    A suficiência seria verificada consequentemente, já que se a seguradora estará respondendo sobre o saldo em aberto na empresa auditada. Assim que entende-se que a Seguradora fez o cálculo correto, afinal ela é a especialista.

    Ai, é que achei que a banca deu aquela forçada, pois teríamos que subentender essa informação.

    Agora, se o auditor quiser questionar se esse valor é adequado, ele teria que obter um Laudo Atuarial.

    Eu errei pessoal, pois tenho comigo sempre que circularização é antes de mais nada, validação de existência.

    Suficiência é cálculo, risco, .... mas, bola para frente....

    Sorte a todos!

  • A técnica que implica a obtenção de declaração formal e imparcial de pessoas independentes à empresa e que estejam habilitadas para confirmar chama-se circularização.
    A técnica consiste na obtenção, pelo auditor, de uma declaração escrita, junto a fontes externas capacitadas para tanto, uma corroboração por escrito de terceiros, em relação a determinadas informações de interesse.
    A circularização pode ser de dois tipos:

    Tipo positiva - utilizada quando há necessidade de resposta da pessoa de quem quer se obter uma confirmação formal. É o tipo que traz mais subsídios, uma vez que há a evidência através de resposta formal de quem se quer obter retorno. Este pedido pode ser usado de duas formas:

    Branco - quando não se colocam valores nos pedidos de confirmação, e
    Preto - quando utilizados saldos ou valores a serem confirmados na data-base indicada.
    Tipo negativa - utilizada somente quando a resposta for necessária em caso de discordância da pessoa de quem se quer obter confirmação, ou seja na falta de confirmação, o auditor entende que a pessoa concorda com os valores colocados no pedido de confirmação.

    O tipo trazido pelo comando da questão trata-se da Circularização Positiva.

    Gabarito: Item C.
  • vimos que, para verificação dos seguros contratados pela empresa, além do exame atento das apólices vigentes, é recomendável a circularização, com o objetivo principal de constatar qual a cobertura existente para os ativos da empresa, se é suficiente e adequada, e se existem outros tipos de seguros para contingências. Além do mais, sabemos que a circularização positiva é mais confiável que a circularização negativa.

     

    Gabarito: alternativa C

  • As primeiras que descartei foram justamente as que mencionavam circularização, pois não há indicação alguma na questão que se tratava de busca de informações externas. Além do mais, uma simples inspeção documental junto à documentação de suporte seria suficiente para tirar tal dúvida. Enfim... FGV e bola de cristal....

  • De plano, descartamos as letras A e B, pois não são procedimentos de auditoria independente, embora tais ações possam ser usadas em contexto com um procedimento de auditoria.

    A questão indica que o auditor precisa de “informações mais detalhadas” sobre os seguros contratados. Podemos inferir que o auditor analisou as apólices (inspeção documental), mas ainda possui algumas dúvidas. Estão descartamos a letra E.

    O que resta ao auditor, em miúdos, é “perguntar direto na fonte”, ou seja, “perguntar” a seguradora. Isso é feito mediante confirmação externa (circularização).

    Procedimentos de confirmação externa são frequentemente relevantes quando cobrem as afirmações relacionadas com os saldos das contas e seus elementos, mas não podem ser restritos a estes itens. Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação externa de condições de acordos, contratos ou de transações entre a entidade e outras partes. 

    Agora já sabemos que o procedimento adequado é a confirmação externa. Resta-nos saber se na forma positiva ou negativa. Vejamos suas definições:

    Solicitação de confirmação positiva – A parte que confirma responde diretamente ao auditor indicando se concorda ou discorda das informações na solicitação, ou fornece as informações solicitadas.

    Solicitação de confirmação negativa – A parte que confirma responde diretamente ao auditor somente se discordar das informações fornecidas na solicitação.

    Agora fica claro que é adequada a forma positiva

    Gabarito C