-
Mercado monetário: é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política Monetária.
√ Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
√ Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
√ Mercado de câmbio: mercado onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando através de sua Política Cambial.
-
Discordei em parte da redação da questão.
Pode-se até entender a definição comum de Mercado de Capitais como sendo voltado para o médio e longo prazo, conforme comentário do nosso colega Rafael.
Mas dizer que está correto o seguinte enunciado "O mercado de capitais é uma das categorias do mercado financeiro, que não envolve operações de curto prazo" é outra história.
O Day Trade faz parte ou não do mercado de capitais? O Day Trade é ou não uma operação de curto prazo?
Então o gabarito devia ser "errado". O mercado de capitais é de médio e longo prazo, mas permite operações de curto prazo sim.
-
Segundo o Instituto Educacional BM&FBOVESPA, um sistema financeiro pode ser caracterizado por um conjunto de instituições e regras que viabilizam, de forma organizada e regulamentada, a troca de recursos entre poupadores e tomadores. Portanto, define-se o Sistema Financeiro Brasileiro (SFB) como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições que asseguram a canalização da poupança para investimento, ou seja, dos setores que possuem recursos financeiros superavitários para os que desejam ou necessitam de recursos (deficitários). O Sistema Financeiro Brasileiro é segmentado em cinco grandes mercados, mercado monetário, mercado de crédito, mercado de capitais, mercado de derivativos e mercado de câmbio. Validando a primeira parte da questão, “O mercado de capitais é uma das categorias do mercado financeiro".
No que tange a segunda parte ,“que não envolve operações de curto prazo", o mercado de capitais tem a função de financiar o investimentos de médio, e longo prazo. Finalmente, a terceira parte da questão, “nesse mercado, a instituição financeira normalmente não é parte na operação, e sim interveniente, facilitando a realização dos negócios, também está correta, pois o dinheiro e os títulos circulam diretamente entre as partes, as instituições financeiras funcionam como facilitadores, no intuito de gerar incremento de eficiência na circulação dos recursos.
Gabarito: CORRETO.
-
Concordo com o comentário do colega a respeito do Day Trade. Mas pela forma que o Cespe costuma cobrar não quis levar em conta a exceção.