-
Na operação de Factoring, a I.F assume o risco de insolvência na compra de créditos (direitos) de empresas resultantes de suas vendas mercantis a prazo, sem o direito de regresso.
-
DESCONTOS DE TÍTULOS
o banco assume o risco de recebimento das vendas a prazo do cliente, porém detém o direito de regresso sobre as vendas a prazo que não conseguiu receber.
FACTORING
apenas compram o direito creditórios.... sem direito de regresso.
-
Em princípio as operações de factoring, que de fato são cessões de crédito, não admitem o direito de regresso já que a doutrina entende que o desconto embutido na operação, transfere o risco para o novo credor. Há decisões que admitem o direito de regresso mas essa posição é minoritária. Portanto de fato o erro da questão é sobre a possibilidade do direito de regresso.
Gabarito: Errado
-
ERRADO
No Brasil, o fomento mercantil (também chamado de fomento comercial) - factoring - é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas. A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente.
-
É uma prestação de serviço e não uma operação financeira.