SóProvas


ID
1639654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com referência a conceitos e aplicações do mercado de capitais, julgue o item que se segue.

A Comissão de Valores Mobiliários tem competência para apurar e punir condutas fraudulentas no mercado de valores mobiliários, como atos ou omissões relevantes praticados no Brasil ou danos a residentes no Brasil, independentemente do local de ocorrência dos fatos.

Alternativas
Comentários
  • CVM, é como se fosse  o BACEN, só que do mercado mobiliário.

  • Art 9º A Comissão de Valores Mobiliários, observado o disposto no § 2o do art. 15, poderá

    § 6o  A Comissão será competente para apurar e punir condutas fraudulentas no mercado de valores mobiliários sempre que: (Parágrafo incluído pelo Decreto nº 3.995, de 31.10.2001)

            I - seus efeitos ocasionem danos a pessoas residentes no território nacional, independentemente do local em que tenham ocorrido; e (Inciso incluído pelo Decreto nº 3.995, de 31.10.2001)

            II - os atos ou omissões relevantes tenham sido praticados em território nacional.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6385.htm

  • A CVM, autarquia federal cujo objetivo primordial é a supervisão do mercado de capitais, tem competência legal para processar e julgar administrativamente as condutas infracionais cometidas contra o mercado de bens mobiliários.
    Portanto a questão está correta.
    Gabarito: Certo

  • É verdade Leiliane elas são entidades supervisoras o que muda são só as atribuições.

  • CERTO

    CVM entidade autárquica pública em regime especial, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, dotada de autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, impor penalidades aos infratores (administrativamente). É vinculada ao Ministério da Fazenda.