SóProvas


ID
1640050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

     A mata atlântica da região sul da Bahia é uma floresta tropical úmida muito rica em espécies e com alto grau de endemismo. Um fator que vem contribuindo para a conservação de parte da biodiversidade dessa floresta é o cultivo tradicional do cacau sob a mata raleada. Nesse sistema de plantio, conhecido como cabruca, conserva-se apenas uma parte selecionada das árvores da mata nativa, substituindo-se o sub-bosque por cacaueiros.

R. H. R. Sambuichi. Fitossociologia e diversidade de espécies arbóreas em cabruca (mata atlântica raleada sobre plantação de cacau) na região sul da Bahia, Brasil. 2002 (com adaptações).


Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item que se segue.

A conversão de áreas de produção intensiva de cacau sob o sistema denominado derruba total para um sistema sombreado, como a cabruca, requer a recomposição da vegetação nativa, com o plantio inicial de espécies pioneiras, devidamente espaçadas para a produção de sombreamento a ser seguido por espécies de estágios intermediários de sucessão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO = o cacau serã estabelecido no sub-bosque, logo será necessário recompor a vegetação para que haja sombreamento.

    “Cacau-Cabruca é um sistema ecológico de cultivo agroflorestal. Baseia-se na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada no sub-bosque de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações mesológicas com os sistemas remanescentes”.

  • Considerei errada a assertiva por entender, inclusive com a resposta da colega Priscila, que há necessidade de "recompor a vegetação" e não necessariamente "vegetação nativa".