SóProvas


ID
1640779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na resolução de casos forenses, a utilização de marcadores genéticos situados no cromossomo X é bem mais recente que o emprego dos marcadores genéticos situados em cromossomos autossômicos e Y. Atualmente têm sido analisados marcadores do tipo STRs, havendo já alguns kits disponíveis no mercado. Diferentemente do que se dá com o cromossomo Y, os marcadores do cromossomo X não são herdados como um haplótipo, e sim como um conjunto de haplótipos.


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.


Sendo a amostra exclusivamente composta por homens, pode-se utilizar a mesma metodologia de estimativa de frequência haplotípica para haplótipos situados tanto no cromossomo X quanto no cromossomo Y.

Alternativas
Comentários
  • A questão de utilizar ou não a regra do produto, no caso do cromossomo X, não está fechada, havendo divergência entre os autores. O item está, em linhas gerais, tratando da herança de um único cromossomo Y e de um único cromossomo X nos homens. Nesse caso, sabemos com certeza qual o genótipo para os marcadores em questão para cada um desses cromossomos, pois não há possibilidade de heterozigose. Dessa forma, a estimativa de frequência haplotípica para ambos os casos pode ser feita similarmente.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_PERITO/arquivos/DPF_PERITO_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • NÃO ENTENDI